Conheça o boho-chic, tendência dos móveis ao vestuário

Estilo boho-chic é tendência boomerang internacional, ressurgindo a cada algumas décadas para revisitar a boemia.

24 de janeiro de 2022

Digno de uma pasta inteira no Pinterest, o boho-chic tem se tornado uma tendência atemporal, que vem ganhando cada vez mais adeptos. 

Em seu retorno recente ao mundo da decoração e da moda, veio com mais cores e estampas, indo para além do branco e marrom que estávamos acostumados a relacionar esse estilo.

O boho chic une referências de outros estilos e cria uma atmosfera única onde um charme boêmio prevalece.

Se você é uma pessoa amante das cores, estampas, plantas e decoração com personalidade, este artigo e o estilo boho-chic foram feitos para você. Continue lendo até o fim e descubra como você pode aderir esse estilo na sua decoração.

Mas afinal, o que é o Boho-Chic?

O boho chic é um estilo que mistura e unifica referências étnicas, hippies, orientais e, até mesmo, o punk, assim como os estilos vintage, country e romântico. 

Na decoração, por exemplo, é comum se destacar por tapeçarias criativas, itens de decoração com fibra natural ou macramê, por exemplo. 

Quarto com interior decorado em boho chic
Quarto decorado com estilo boho chic

Tudo isso faz com que o boho-chic deixe os ambientes com um ar mais aconchegante e vivo, principalmente, se combinado com uma pegada urban jungle.  

Origem do Boho Chic

O nome vem de Bohemian of Soho, um movimento francês da década de 1920 que ganhou força no bairro Soho de New York e acreditava na mixagem entre moda e arte, por isso, sua maior referência era o estilo boêmio dos artistas e intelectuais europeus daquela época. 

Nos anos 70, o estilo ganhou força por meio da comunidade hippie, passando a ter a personalidade descontraída e leve que tem hoje. Mas foi a partir dos anos 2000 que esse estilo passou a entrar com tudo na vida e nos closets das pessoas.

De início era muito comum ver o boho-chic presente no vestuário, mas hoje em dia esse estilo invadiu todo o mundo da moda e é uma das principais referências quando o assunto é decoração. 

Como inserir o boho-chic na decoração da casa?

O que não falta é opção de decoração para você aderir ao estilo do boho-chic aí na sua casa — do chão ao teto as opções são infinitas. 

Para ajudar você nas escolhas e composições, trouxemos abaixo algumas dicas que podem ser essenciais na hora de decidir o que trazer de boho-chic para seu lar. 

Itens de decoração coringas

A principal dica de decoração, independentemente do estilo que você deseja, é investir em itens de decoração que sejam coringas. Ou seja, que combinam em vários ambientes, de diversas formas e que servem para fazer inúmeras disposições. 

Boho-chic é um estilo que vai e volta para as tendências de moda e decoração
Sala de estar moderna baseada na decoração boho-chic

Nesse panorama, podemos citar:

O truque é buscar esses itens dentro de estampas e cores que remetem ao Boho-Chic, como étnicas, em tons de marrom e cores que transmitam uma sensação vintage. 

Móveis de madeira

Não é preciso nem scrollar muito o Pinterest para perceber que a madeira é um item muito presente na decoração boho-chic, seja por meio de móveis mais rústicos e antigos, os mais modernos com uma pegada retrô ou, ainda, aqueles na linha de Do It Yourself — o famoso “Faça Você Mesmo”. 

Mesas, estantes, aparadores e cadeiras estão entre os principais itens utilizados, trazendo um charme especial aos ambientes e combinando bem com estampas, cores vivas e plantinhas. 

Peças artesanais como protagonistas

É quase impossível ver uma decoração boho-chic que não tenha um macramê, uma rede ou algum móvel feito de fibra natural. 

Velas fazem parte da decoração boho-chic
Velas são ótimos acessórios boho-chic, principalmente se você mesmo as fizer

Esses itens já são marca registrada do estilo, conectando bem com a ideia de liberdade e nomadismo que o boho-chic tem. Além disso, trazem aos espaços um toque especial de cuidado, equilíbrio e personalidade.

Paredes com personalidade

Alguns adeptos do boho-chic são apegados também ao minimalismo e, por isso, é comum encontrarmos referências com paredes em que o branco prevalece. Contudo, entre os diferenciais do boho-chic está a liberdade para mesclar referências e criar um visual único. 

De forma que está liberado abusar das cores, quadros, tecidos e tudo mais que você sentir vontade para colocar em sua parede.

Nossa dica para você que ama cores e quer misturar várias é apostar em cores que combinem entre si e sejam complementares, assim você vai ter espaços coloridos, mas sem perder a conexão entre os itens ali presentes.

Estampas diversas

Como já dito anteriormente, o boho-chic permite uma infinidade de composições, entre elas as de estampas. Você pode misturar quantas quiser e criar um ambiente inédito, do seu jeito.

O único cuidado que recomendamos é balancear o tamanho dos desenhos e procurar cores que ornem entre si, assim, além ter seu espaço mais vivo e colorido, você permite que o local transmita uma mensagem clara e harmônica com sua decoração.

Luminárias de palha

Outro item que é a cara do boho chic e que está em alta nas decorações atuais são as luminárias de palha.

Combinam bem com o ar natural do estilo boêmio, ao passo que trazem um aconchego sofisticado aos ambientes. 

Além disso, o item gera um efeito luminoso que encanta todos os olhares, dando um toque de modernidade e sofisticação aos espaços.

Por que usar o boho chic?

Se você chegou até aqui é porque uma parte de você gosta do estilo boho-chic e quer adotá-lo em sua casa. Acredite: é uma boa escolha de decoração.

O boho-chic está indo para além da tendência e se tornando um modelo de decoração cada vez mais reconhecido. Tudo isso porque une elementos essenciais para quem busca viver com mais liberdade, sem abrir mão do bom gosto.

Assim, investir nessa decoração, além de trazer um novo ar para seu lar, vai traduzir sua personalidade e seu jeito de ver a vida. 

Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de mais tendências de decoração? Aproveite para nos acompanhar em nossas redes sociais: Instagram, Pinterest, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube!