Dê vida aos ambientes da sua casa: use e abuse dos vasos ornamentais

Bons vasos ajudam não só a ornamentar decorações, mas no desenvolvimento de plantas cultivadas em cantinhos verdes especiais dentro de casa.

7 de agosto de 2020

Cultivar plantas dentro casa é uma boa ideia por várias razões. Pra começar, elas são capazes de renovar as energias e o ar dos locais onde se encontram, além de bloquear sons e deixar as pessoas mais confortáveis nos ambientes. 

Mas elas só podem se desenvolver bem em vasos adequados às suas características e necessidades.

Então, saber escolher vasos ornamentais para uma decoração de interiores deve ir além da questão estética. Pense além. 

É preciso entender quais as peças certas que possam ficar em harmonia com os cenários tratados. Também que se adaptem bem ao bom desenvolvimento das plantas escolhidas para serem cultivadas dentro de casa. 

Viviane Gobbato

A importância de um bom vaso para as plantas

Não se sabe ao certo quando o homem produziu os primeiros vasos. Mas tem-se registro do uso de vasos de plantas já no século V, no Oriente. E deste este tempo já foram produzidas peças em diversos estilos, materiais e tamanhos. Alguns designs foram desenvolvidos exclusivamente pensando nas decorações, mas outros para que as plantas possam crescer mais bonitas e saudáveis.

Juliana Freitas e Tetriz Arquitetura e Interiores

Na hora de escolher vasos de plantas para casa, a pessoa deve primeiro se perguntar quais as espécies deseja usar em complemento à decoração dos ambientes que habita. 

O porte das plantas deve ser o primeiro critério a definir o tipo de vaso comprar, pois ele é que dará suporte às suas raízes e caules. Toda peça tem que ser proporcional com relação à espécie que abrigará e também ao espaço onde ela será colocada.

Plantas com crescimento rápido e muitas raízes vai precisar de uma base maior. As espécies de proporções maiores tende a ficar melhores em vasos grandes, já as espécies menores em vasos pequenos. 

Também tem aquelas que necessitam de muita umidade para se desenvolver, se ajustando bem a vasos de fibras ou de cerâmica. E, em todo caso, é sempre preciso estar atento à questão da drenagem.

Luciane Mota e MIS Arquitetura e Interiores
Revista Viva Decora

Os tipos de vasos ornamentais

Existem vários modelos lindos e diferentes de vasos para plantas à venda nas lojas. Pode-se dizer que os modelos ornamentais mais utilizados em decorações de interiores são os em vidro – ótimos para abrigar pequenos arranjos de flores. 

Uma opção mais resistente são os vasos em acrílico – que podem ser encontrados em várias cores, oferecendo mais personalidade às decorações.

Já para jardins internos ou sacadas, o recomendado são, em primeiro lugar, os vasos de cerâmica. Quem não aprecia a aparência rústica destas peças pode optar pelas peças em cerâmica esmaltada ou em cimento. 

Outra ideia é utilizar vasos simples – de plástico mesmo, que já venha com a planta – dentro de um cachepot feito em madeira, fibra ou outro material possível – sob rodízios facilita a limpeza do local.

Revista Viva Decora e Triplex Arquitetura
Revista Viva Decora

Os vasos de plantas e a decoração de interiores

Como dito antes, há inúmeros modelos de vasos há venda, em diversos formatos – como redondos, quadrados, cônicos e mais – , tamanhos, cores, materiais e acabamentos. 

Algumas peças possuem traços rústicos, vintages, modernos, minimalistas ou de outro estilo. E estas características, mais as das plantas, devem ser analisadas para entender o que irá harmonizar bem com cada ambiente decorado.

Revista Viva Decora

Podemos usar vasos de plantas para dar lindos toques de vida e cor a muitos ambientes da casa. Já no hall e na sala podemos ter alguns sobre aparadores, balcões e mesas, ou mesmo direto no chão. 

Depois na cozinha, como uma pequena hortinha perto da janela. E no banheiro, sobre o balcão da pia ou em prateleiras e nichos. No quarto, há quem diga que pode atrapalhar a respiração durante o sono.

3K Arquitetura e Interiores e INÁ Arquitetura
Revista Viva Decora

Para cada tipo de ambiente ou situação de decoração são indicados vasos em determinado material e formato, não há regra precisa. E não é preciso ter medo em usar e abusar dos vasos nas decorações, a tendência do urban jungle prova muito bem isso – veja nas imagens deste texto. 

Claro que muito vai depender do gosto e das preferências das pessoas e em como elas usam, com criatividade, cada peça.

Por exemplo, o contraste de uma decoração retrô com um vaso moderno em vidro pode ser muito atraente. Já decorações clássicas tornam-se interessantes com vasos de cerâmica ou tipo murano. 

Ambientes despojados ficam lindos com vasos de plástico coloridos ou feitos com reaproveitamento de materiais, como embalagens de produtos. E decorações minimalistas com vasos de cores neutras e linhas retas.

Revista Viva Decora

Essas dicas de decoração com vasos ornamentais para plantas foram criadas pela equipe Viva Decora.