Closet: dicas de montagem de layout e organização de roupas

Muitos quartos contam com áreas de closet – e que só funcionam direito e preservem bem as roupas estando organizadas. Confira estas dicas.

13 de maio de 2021

A forma como nós nos apresentamos para o mundo, de certo modo, conta bastante. Inclusive é por isso que tanta gente se preocupa mais com a montagem de looks hoje em dia. 

E as peças de vestuário passaram a ser vistas como artigos de luxo, precisando ser mais bem cuidadas e podendo ser destacadas em decorações de quarto. Assim surgiram os novos designs de guarda-roupas e as estratégias para organização de closet.

Com este texto, queremos te contar o quanto a valorização de áreas de closet impactou e transformou os projetos de decoração de quartos. 

As pessoas estão consideravelmente mais preocupadas em como manter a qualidade e a durabilidade das suas peças de roupa e acessórios por mais tempo possível. E se você também pensa igual, temos ótimas dicas para você.

#1 Como distribuir armários dentro de closets

Algumas pessoas chamam closet de armário sem portas. Na verdade, os closets são ambientes reservados para armários de roupas integrados à decoração de quartos. E é possível, sim, que os guarda-roupas que compõem este cômodo sejam abertos. 

Porém, saiba que uma das grandes tendências do momento são os closets de vidro, ou seja, com fechamento de portas de vidros transparentes ou fumê.

Priscila de Mendonça Silva

De todo modo, com porta ou sem porta, a função dos closets é mesmo abrigar aqueles objetos pessoais que não gostaríamos que ficassem espalhados pelo quarto ou pela casa. É quase como uma área de depósito ou de despensa. 

Por isso, vai ter uma dimensão menor que a do quarto, grande suficiente para uma circulação local. E tirando isso, todo o resto da zona será ocupada por diferentes armários.

O layout de um closet pode formar um desenho em fita ou em desenho de ‘U’. No segundo caso, pode-se utilizar o centro da planta para ter uma ilha de acessórios, puff ou banco baú. 

Se o closet for bem espaçoso, uma parede inteira do cômodo pode ser utilizada como sapateira. E ainda podemos ter faixas de gaveteiros e faixas com espelhos, ajudando a ampliar o ambiente e, para o morador, a montagem dos looks.

Juliana Pippi
Rodrigo Maia

#2 Como manter o ambiente de closet sempre saudável

Nessa tentativa de otimizar áreas de quartos, praticamente quase todos os closets não vão possuir nada mais do que armários em seu interior. 

É bastante raro, pelo menos no Brasil, encontrar closet com aberturas de janelas – o que poderia ajudar a manter tal tipo de ambiente sempre bem arejado. Por isso, abra a porta desta peça do seu quarto de vez em quando, tire as roupas de dentro, mire um ventilador contra o local e higienize tudo.

Se você puder evitar pontos de umidade dentro do seu closet, será perfeito. Mas um ambiente assim, que pode guardar roupas e sapatos usados, é provável que seja um local também de proliferação de bactérias. Isso tem que ser evitado. 

Não guarde roupas sujas junto das limpas. Leve, de vez em quando, as roupas de inverno para “tomar sol”. E coloque saquinhos com bicarbonato nos cantos e dentro dos sapatos para sugar umidade.

Pode ser interessante também espalhar alguns pequenos sachês em diversos pontos do guarda-roupa. Faça embalagens de chita ou tecido de algodão com um pouco de espuma e bolinhas de sagu dentro; então pingue gotas da sua essência preferida e lacre. 

Pronto, agora é só colocar os saquinhos pendurados em cabideiros, no fundo de nichos e dentro de gavetas.

Conseil Brasil
Kalline Vieira da Costa

#3 Como organizar melhor as roupas dentro do guarda roupa

Coloque os seus ternos e roupas de festa em cabides pendurados em cabideiros e dentro de sacos de tecido – próprios para a sua proteção. 

Os sapatos mais delicados e caros dentro de caixas de papelão com ventilação ou sacos de TNT. E acessórios menores em suportes especiais ou caixinhas organizadoras de acetato – que, aliás, podem ser expostas em nichos abertos para a decoração do closet.

Camisas, casacos, calças e saias podem ficar em cabideiros e calceiros organizados por tamanho e tonalidade de cores, formando um degradê. Do mesmo modo, blusões e camisetas em prateleiras, e calçados em sapateiras. 

Já dentro das gavetas, pode ser interessante utilizar organizadores de plástico ou de papelão para dividir e otimizar os espaços, separando principalmente as peças íntimas menores.

Marcelo Rosset Arquitetura
Laura Santos

De modo preferencial, coloque sempre para frente e o mais perto dos seus olhos e mãos aqueles itens que você irá utilizar mais no seu dia a dia. E ao alto e para trás aquelas peças pouco utilizadas e também da estação anterior. 

Outros critérios de organização podem funcionar melhor para você, como ordenar as roupas por tipo de material, formalidade dos looks, estampa, tamanho, evento social, e mais. Fica ao seu critério.

Aproveite melhor os nichos superiores dos armários do seu closet para colocar malas, travesseiros e edredons. Evite dobrar os canos das suas botas – pendure-as em cabides ou coloque em seu interior buchas de papel para sustentar o formato. 

Se precisar usar cabides, tenha os de hastes de madeira ou plástico, mais largos, para sustentar as mangas dos casacos. E os cabides de metal, tipo Rose Gold, são lindos, mas só use eles para camisas ou vestidos finos.

Sandra Sanches

Agora que você já recebeu várias dicas, está pronto para montar e organizar o seu closet de casa? 

Não esqueça de ir, com o tempo, realizando manutenções e de fazer uma limpeza frequente no local. Não use qualquer tipo de produto abrasivo ou a base de álcool, pois qualquer respingo poderia comprometer a marcenaria e as próprias roupas também. Passe apenas um pano umedecido com água e detergente – mas cuidado com a umidade.

Viu como é fácil manter seu closet limpo e organizado? Ponha essas dicas em prática confira!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.