Tendências para 2022: os objetos de decoração que estarão na moda no próximo ano

Depois da fase do isolamento social adotado no período da pandemia, a conclusão dos designers de interiores é de que precisamos de espaços mais confortáveis de habitação.

21 de dezembro de 2021

Entre 2020 e 2021, vivemos tantos momentos diferentes e presenciamos tantas mudanças; de fato, não podemos continuar acreditando que as pessoas continuam pensando ou sentindo as coisas do mesmo jeito. 

Olhando para o futuro, os especialistas já conseguem prever quais serão os objetos de decoração mais vendidos em 2022. Saiba quais são eles no texto a seguir. Boa leitura!

Linhas de objetos de decoração para 2022

Muita coisa mudou. Agora nós temos novas necessidades. E o design e a decoração de interiores precisa acompanhar esta transformação.

1. Conforto acima de tudo

Arquitetura e decoração das residências precisam contribuir neste sentido. Ou seja, não podemos mais colocar a beleza em primeiro lugar na escolha de objetos para casa, mas a praticidade de uso, a facilidade de limpeza, a resistência, a sensação ao toque e até a temperatura. Já a beleza deve estar relacionada com o impacto visual e emocional provocados.

Pensando em tudo isso, os especialistas afirmam que, em 2022, os objetos de decoração em cores neutras, acabamentos lisos e bordas arredondadas serão os mais vendidos. 

Giovana Ciacco Interiores com poltrona rosa e ambiente decorado | Emerson Vasconcelos sala de jantar compacta

Também aqueles artigos em materiais e texturas naturais, como de madeira. Peças delicadas – tanto no visual quanto no toque -, incluindo as feitas à mão, como as mantas de crochê e tricô. E, por fim, os vasos de plantas, para complementar as decorações e também melhorar o conforto ambiental da casa – umidade e limpeza do ar mais isolamento acústico.

Minimalismo

Nem sempre uma decoração composta por muitos objetos oferece o conforto desejado por nós. É possível que ambientes completos por muito menos elementos nos ofereçam mais conforto. 

Inclusive, nesse caso, é provável que a casa pareça mais clara, limpa, bem organizada, arejada e cheia de boas energias. Esse conceito é muito valorizado no design oriental, por exemplo, que inspirou arquiteturas do período moderno e agora também na contemporaneidade. Essa é mais uma tendência para 2022.

Juliana Conforto com mesa de centro de madeira e sofá de veludo cinza

2. Golden fever ou febre do ouro

O brilho, as cores e texturas dos metalizados sempre foram muito bem explorados nos projetos de decoração. Nos últimos tempos, vimos crescer a utilização de elementos em prata, cobre, inox fosco, e o lindo Rose Gold. Agora, para 2022, os especialistas apostam na volta do ouro ou dos objetos dourados. 

Em parte, isso tem a ver com o simbolismo desta cor ou metal, representando riqueza e prosperidade, que muito desejando para o próximo ano. 

Por outro lado, tem a ver também com a retomada de vários estilos de decoração do passado, dentre eles alguns que vigoraram nos anos 60. Também podemos destacar o estilo vintage dos anos 20, bastante sofisticado, cujos traços inspiram a fabricação de objetos de decoração na atualidade.

tendencias de objetos de decoração
Denise Barretto com cadeiras em sisal e pendente dourado

3. Inspiração nos anos 60

Ficar mais tempo em casa, junto da família, fez muita gente refletir sobre o que pensa da vida e o que lhe faz feliz. O sentimento de nostalgia foi intenso. 

Alguns também passaram a imaginar como será o futuro diante de tantas transformações que presenciamos. Hoje voltamos até mesmo a discutir as idas do homem ao espaço. Isso era algo que também acontecia demais nos anos 60. E tomada a essa nova consciência sobre o poder da natureza, começou a fazer sentido um novo modelo de decoração.

Andrea Bento com cômoda retrô azul | A.M Studio Arquitetura com mesa de cabeceira de madeira

Portanto, primeiramente, o que 2022 trará de volta dos anos 60 será:

  • A utilização de cores bastante vivas na decoração, como o próprio amarelo-ouro;
  • O uso de objetos de decoração em materiais, fruto de soluções tecnológicas industriais, como o plástico, a espuma e o metal;
  • Ao mesmo tempo, o uso de objetos em materiais naturais, como o tramado de cordas de fibras naturais;
  • As peças que expressam manifestações culturais, como usar artesanatos, tipo tapeçarias;
  • E elementos em formas geométricas puras e linhas orgânicas.
Casa Cor SP 2021 com parede em terracota

Opções não faltam! Agora é com você escolher os objetos de decoração que são tendência e ideais para combinar com o estilo de sua casa.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.