10 coisas que ninguém te conta sobre ter um apartamento decorado

Quer ter um apartamento decorado mesmo ele sendo pequeno? Aprenda dicas simples para economizar espaço e valorizar cada cômodo da casa.

Quando escolhi um apartamento pequeno para morar meu foco era nas suas vantagens: aluguel mais barato, opção de escolher um imóvel próximo de áreas movimentadas de um bom bairro residencial e um certo encanto acolhedor insubstituível. Isto é, se você souber como ter o apartamento decorado, claro. E consegui reunir dicas excelentes para criar um design interior bonito e aconchegante.

Um equívoco de que muitas vezes as pessoas são vítimas sobre decoração de espaços pequenos é que todo o foco deve estar na funcionalidade e não no design. Essa ideia não poderia estar mais longe da verdade. O apartamento pode ter pouco espaço, mas isso não significa que ele tenha pouco estilo.

Pelo contrário, encontrar o equilíbrio certo entre os dois é extremamente importante para criar um espaço no qual você se sentirá confortável em viver.

É preciso se concentrar em escolher itens para o apartamento decorado que atendam às suas necessidades e destaque sua estética pessoal.

Siga as dicas de decoração abaixo e aproveite ao máximo o espaço que você possui, deixando sua personalidade sobressair. Embora a tarefa de ter um apartamento decorado não seja fácil, você vai ver que é possível viver grande em um apartamento pequeno.

10 dicas para ter um apartamento decorado

1. Traçar cuidadosamente áreas separadas

À primeira vista, pode parecer que o conceito de deixar o espaço mais aberto é o caminho a seguir ao decorar um apartamento pequeno. No entanto, isso pode ser uma “pegadinha” para os olhos e ao longo do tempo a falta de definição para o espaço pode levar a um ambiente com impressão de bagunçado.

Por isso, pense em uma separação e dê a cada área uma finalidade específica para ter o apartamento decorado.

 

  • Coloque o cabide e as sapateiras na porta para otimizar sua entrada.
  • Posicione um buffet entre a sua cozinha e as áreas de jantar para servir mais facilmente.
  • Coloque o sofá até o pé da sua cama para instantaneamente chamar a atenção para a sala de estar.

Use um divisor para delinear a função do espaço. Imagem Via: Allen + Killcoyne Architects.

Se você tem um interesse ou um hobby em particular, não tenha medo de permitir que eles tenham um papel na separação do espaço e, ao mesmo tempo, mostrem quem você é.

Um bicicletário interno, por exemplo, torna a bicicleta uma parte da decoração em vez de apenas ser armazenada em um canto. Ou, você pode usar plantas em um jardim interno para marcar mudanças no uso do espaço.

2. Invista em móveis 2 em 1

Para ter um apartamento decorado, principalmente tendo um espaço pequeno, lembre-se que cada centímetro conta. Aproveite ao máximo o espaço que possui, investindo em peças de mobiliário que tenham uma finalidade dupla.

Em vez de tentar trabalhar seu espaço em torno de móveis, concentre-se em comprar peças que funcionem para você. Os quartos são espaços perfeitos para terem móveis multiuso.

Considere uma cama que pode ser dobrada para virar um sofá, um móvel oco que pode ser usado para armazenamento ou uma mesa de jantar com uma parte central móvel que tornará muito mais fácil servir os convidados.

Multiplique tanto quanto possível o uso do mobiliário. Imagem Via: Annette English.

Qualquer que seja a mobília que você escolher, opte por peças que sejam adequadas ao seu espaço. Modelos grandes servirão apenas para tornar a casa ainda menor.

Não se preocupe muito em encontrar sofás especificamente dimensionados, existem muitas empresas especializadas na criação de móveis planejados para espaços pequenos hoje em dia.

3. Repense os espaços não utilizados

Depois de viver no mesmo espaço por um tempo considerável, pode ser fácil ficar preso em uma rotina em relação a como você o utiliza.

Você sabe que armazena pratos extra no forno que não está em uso, velas extras em uma das gavetas da cozinha e lençóis limpos em uma caixa debaixo da sua cama.

Mas você já considerou a possibilidade de que talvez você não esteja usando seu espaço da maneira mais eficaz possível?

Desafie-se a olhar em volta do seu apartamento e identificar todos os “espaços mortos” ou que atualmente não estão servindo a um propósito útil. Pense em cantos não utilizados e paredes vazias. Em seguida, tente pensar em maneiras de usar esses espaços de forma vantajosa.

Transforme um grande peitoril em um espaço de trabalho para quando precisar levar tarefas para casa durante a noite.

Compre prateleiras de canto para dar lugar aos seus itens essenciais de bar. Coloque alguns cestos em cima de sua geladeira e use-os para colocar os pratos menos usados.

Leia também: 5 dicas sensacionais para decorar a sua sala com painel de TV.

4. Verticalize para ter mais armazenamento

Ao planejar a melhor maneira de usar um espaço no seu apartamento decorado, é essencial pensar vertical e horizontalmente. Os sistemas de armazenamento alto e estreito são a melhor opção ao tentar obter o máximo de armazenamento com a menor quantidade de espaço.

 Use suas paredes como vantagem para armazenamento vertical. Imagem Via: Bevan Associates.

Coloque duas estantes de livros idênticas em cada lado de uma porta para uma aparência interna de prateleiras. Ou, uma grande divisória central que vai do chão ao teto serve como separação entre a área de dormir e a sala de estar.

Se você quiser realmente levar o armazenamento para o próximo nível, considere usar seu espaço de parede disponível como um “esconderijo” para móveis dobráveis. Esse tipo de móvel permite que você dite como gostaria de usar seu espaço, além de ser bastante funcional e economizar espaço.

5. Crie um sistema de organização

Todo mundo sabe que organização é crucial quando se trata de viver em apartamentos pequenos. Você precisa de itens para ajudá-lo a esconder a confusão inevitável de vista.

Mas, quando se trata do uso prático e da capacidade de encontrar o que você precisa, todo o armazenamento do mundo não será útil, se tiver tanta bagunça que não seja possível saber o que está sendo arrumado. Invista em alguns organizadores que ajudarão a manter tudo no lugar certo.

Os cabides para calçados atrás da porta oferecem bolsos que podem ser usados ​​para guardar qualquer coisa, de produtos de limpeza até alimentos. Prateleiras com cestos pequenos criam uma aparência uniforme, disfarçando qualquer desordem.

Uma vez que você possui algumas ferramentas de organização, a chave é realmente utilizá-las. De acordo com um estudo realizado por Phillippa Lally, pesquisadora de Psicologia da Saúde na University College London, leva em média 66 dias para formar um hábito.

Defina uma meta para devolver os itens aos seus locais apropriados imediatamente após usá-los por esses 66 dias. Após o período de adaptação, manter o seu apartamento organizado será um piscar de olhos.

6. Escolha uma paleta de cores claras

Mantenha o ambiente leve ao escolher cores para o seu apartamento decorado. As cores mais escuras têm a tendência de fazer os espaços parecerem menores, já os tons claros expandem o olhar.

Atenha-se a uma paleta de cores claras. Imagem Via: Dona Rosene Interiors.

Ao escolher sua paleta, concentre-se em usar três cores: duas, leves e brilhantes, que decoram a maior parte do espaço. Em seguida, adicione uma cor de acentuação mais escura para garantir que as coisas fiquem visualmente interessantes.

Se você não pode viver em um mundo com tão pouca cor, ainda pode ter essa vibração com a mobília. Escolha uma cor principal e compre ou pinte todos os móveis no mesmo tom.

Em seguida, escolha uma segunda cor para os assentos da sala. No entanto, você pode limitar o mix de cores a uma seção do apartamento. Muitas cores fortes em um espaço minúsculo pode ficar demais.

Continue sua leitura: Saiba como se faz para encontrar a iluminação certa para o seu quarto.

Viver em um apartamento decorado pequeno não significa que você precisa abandonar o design de interiores por causa da funcionalidade. Em vez disso, você deve tentar encontrar um equilíbrio entre os dois focos.

Se você tiver uma dica de design relacionada a pequenos espaços, sinta-se à vontade para compartilhar nos comentários abaixo suas ideias para ter uma casa personalizada.

Conheça também todos os projetos da Tecnisa em nosso site, sonhar com sua casa própria nunca é demais e o sonho pode estar mais perto da realidade do que você imagina.