Dicas de decoração para apartamentos pequenos

Apartamento pequeno não precisa ser sinônimo de ambiente apertado ou falta de espaço. Saiba como deixar seu cantinho ainda mais aconchegante.

Quando meu marido e eu decidimos nos casar, um dos maiores sonhos era imaginar como seria o nosso cantinho. Pesquisamos muito para escolher o apartamento que coubesse no orçamento da família que estamos construindo e, ao mesmo tempo, tivesse o aconchego que a gente tanto procurou. Com o negócio fechado, chegou a hora de dar a nossa cara ao apartamento e buscar as melhores opções para aproveitar cada cantinho dele. Se você está em busca de dicas de decoração para apartamentos pequenos, vou te dar algumas ideias:

A procura por apartamentos menores/compactos cresce a cada dia, tanto para quem vai morar sozinho quanto para quem está iniciando uma vida em família. Mas engana-se quem pensa que decorar um apartamento pequeno é sinônimo de dor de cabeça, ambientes apertados ou falta de espaço. Há muitas opções simples que podem deixar o seu lar organizado, otimizar espaço e integrar ambientes.

Foto de um apartamento com ambientes integrados

Cores claras

Branco, nude, gelo, areia… o que essas cores têm em comum? Elas dão sensação de amplitude, deixando os ambientes maiores. Você pode usar nas paredes, móveis ou objetos de decoração. Para dar um toque mais vivo ao ambiente neutro, escolha apenas uma parede para pintar de uma cor mais vibrante.

Espelhos

Falando em sensação de amplitude, os espelhos são ótimas opções para dar a sensação de ambiente maior. Você pode utilizar o recurso atrás da mesa de jantar, para ampliar a sala, por exemplo, ou na porta do guarda-roupa para deixar o quarto mais amplo. Além disso, deixa o seu apartamento muito mais bonito.

Integração de ambientes

Se você tiver a opção de fazer alterações na estrutura do apartamento, faça! Ambientes integrados favorecem espaços pequenos. Você pode unir a cozinha com a sala de jantar ou a sala de estar com a varanda, por exemplo. Além de tornar o espaço mais amplo e arejado, você pode combinar a mobília e decoração entre os ambientes.

A arquiteta Juliana Marroni deu dicas para harmonizar os ambientes na sua casa. Assista:  

Móveis planejados

Se você está em busca de móveis para o apartamento e visitou lojas convencionais deve ter passado pela sensação de que eles não cabem em lugar nenhum ou que eles vão deixar vãos enormes em cada ambiente. Para evitar esse desperdício de espaço, invista em móveis planejados. Você tem a oportunidade de personalizar o tamanho das gavetas, a altura das prateleiras e todas as divisões para encaixar eletrodomésticos e otimizar espaço sem deixar nada para fora do armário.

Aproveite todos os espaços

Vasos, livros e enfeites costumam sofrer na disputa por espaço em apartamentos pequenos. Para deixar os ambientes com a sua cara e aproveitar melhor os espaços, utilize prateleiras suspensas ou crie divisões de armazenamento em pequenos espaços como entre o vão dos eletrodomésticos e o armário da cozinha. Saiba como fazer:

Você também pode optar por painel de TV como substituto ao rack e substituir estantes por nichos para deixar mais espaço livre no chão. Outra medida simples que fará seu apartamento ganhar mais espaço é substituir as portas convencionais por portas de correr – a dica serve tanto para portas entre ambientes quanto de armários e guarda-roupas.

Gostou das dicas? Conheça o apartamento decorado do Flex Santana e inspire-se ainda mais!