5 dicas sensacionais para decorar a sua sala com painel de TV

Que tal usar a sua sala de TV para promover sessões especiais de “cinema em casa”? Veja como deixar a decoração à altura!

Quem não gosta de se reunir com a família e amigos para fazer uma verdadeira sessão de cinema em casa?

As novas tecnologias de aparelhos smart e plataformas streaming impulsionaram o aprimoramento dos Home Theaters.

Nada mais lógico que os designers de interiores se dedicassem a criar peças mobiliárias adaptadas a essa nova realidade, como o rack e o painel para TV.

Painel de tv na salaIdealizzare Arquitetos

Já se pôde perceber que a sala é um dos cômodos mais queridos da casa. Por isso, ela precisa ser não só bonita como também bastante convidativa e aconchegante. Ela é um ambiente social onde momentos felizes, de pura diversão, são compartilhados entre pessoas que se amam.

É óbvio que precisa receber uma decoração à altura. Confiras as dicas a seguir de veja como esse espaço em sua casa pode ficar ainda mais atraente!

#1 Analisando a paleta de cores da decoração

A sala tem que estar em harmonia com o restante do lar. Ela pode seguir o mesmo estilo decorativo dos outros ambientes, porém ter uma cor mais alegre. Os tons mais vivos e escuros devem ser aplicados apenas nos objetos de decoração. Já as paredes e os elementos mobiliários maiores, como o painel para TV, é melhor que sejam neutros, para que o cômodo não tenha um visual muito carregado.

Sala com painel de tvEmerson Vasconcelos 

Em Home Theaters, peças marrons, pretas e brancas vão transmitir elegância e sobriedade. Estas podem ser aplicadas nas paredes através de revestimento em papel. É uma excelente alternativa para quem não quer mexer com tintas e ainda deseja economizar na decoração da sala de TV. A maior vantagem desse material é que tão fácil de ser aplicado é de ser removido.

Painel de madeira para TVRevista Viva Decora

#2 Repensando a iluminação do ambiente

Em qualquer cômodo da casa a luz natural é sempre muito bem vinda. Isso não seria diferente na área do “cinema”.

Painel para tv brancoMarília Veiga 

Porém, mais do que qualquer outro setor, é com a sala que o decorador precisa se preocupar quanto ao posicionamento dos móveis. Isso porque a luz que vem das janelas não pode incidir diretamente na tela da televisão – o que provocaria um tremendo desconforto visual. Nesse caso, uma cortina blackout pode ajudar.

painel de tv preto e brancoGlaucio Gonçalves 

Já em relação à luz artificial, um ponto no centro do teto é o mínimo que se precisa para iluminar a sala.

Mas, para melhorar o sistema, serão necessárias luminárias auxiliares, como abajures de mesa, abajures de piso, pendentes, sancas e spots voltados para as paredes – de preferência com lâmpadas amarelas. São esses complementos que farão a decoração da sala parecer aconchegante, com uma atmosfera mais intimista.

sala com painel para tvSandra Pompermayer 

#4 Escolhendo os móveis certos para a sala

No mercado, não faltam opções de móveis para ambientar salas de TV. O sofá é o item principal da decoração. Os melhores modelos são os retráteis e reclináveis. Eles só perdem destaque para os Home Theaters.

Muitas das outras peças mobiliárias vão, justamente, ter o seu tamanho regulado por esse conjunto de aparelhagem. Do mesmo modo as distâncias – quanto maior for a tela do televisor mais distante deve ficar o estofado.

Há duas peças importantes para a composição da ambientação de uma sala de TV, o rack e o painel. O primeiro abriga quase todos os equipamentos. O segundo serve como suporte da televisão e para esconder o cabeamento elétrico. Certamente, as peças em marcenaria são as mais bonitas e práticas – elas podem receber até iluminação embutida.

painel-sala-tv-espelhoTT Interiores 

Mesmo com o espaço físico da sala limitado, o proprietário do imóvel pode complementar a decoração com outros móveis. Ao redor do sofá, pode haver pufes, cadeiras de descanso e poltronas. E também será importante investir em mesas auxiliares – um ótimo lugar para apoiar os petiscos na hora de assistir um filme, por exemplo.

Painel para TV pretoRicardo Lopez 

#5 Acrescentando os objetos decorativos

A decoração de uma sala de TV deve fazer relação com as preferências da família proprietária – principalmente em relação à “sétima arte”. Combina com a temática os elementos ornamentais de linhas retas e cores neutras, inclusive em materiais como metal e vidro. Um exemplo são as molduras e espelhos decorativos.

Painel preto para tv Mariana Lazarini Prado Generoso 

Para deixar o cenário mais divertido, vale a pena ter quadros e pôsteres com imagens de filmes de sucesso ou retratos de atores do cinema. Isso deixa o ambiente mais imersivo.

Agora, se o objetivo é aumentar a sensação de conforto, não se pode esquecer-se dos artigos têxteis, principalmente das mantas e almofadas. Estas peças são muitos versáteis e podem ser trocadas a toda hora. Perfeito, não é?

sala com painel de TVRosana Pintor 

Gostou das dicas? Agora coloque tudo em prática! Arrume a sua sala de TV, apronte a pipoca e chame sua família e amigos para uma sessão especial!

Estas dicas para decoração de sala de TV foram criadas pela equipe Viva Decora.