Quais cuidados tomar antes de viajar com a família?

Sua família vai viajar? Saiba quais providências tomar antes de colocar o pé na estrada.

13 de novembro de 2019

No final do ano, período em que as crianças estão de férias, eu e meu marido conseguimos tirar alguns dias de folga para fazer uma viagem em família. Mas, antes de arrumarmos as malas, precisamos tomar algumas providências para deixar a casa segura e nosso espaço todo em ordem. Neste artigo, vou falar sobre os cuidados que você precisa ter com a sua casa antes de viajar.

Já está pensando na sua programação de férias? O final do ano, além de ter festividades como o Natal e o réveillon, também tem as famosas férias escolares. Com as crianças em casa, é possível aproveitar os feriados — ou até pedir folga do seu trabalho — para conhecer um novo destino e se divertir.

Mas, antes de reunir toda a família e viajar, é preciso tomar algumas providências. Para garantir que a casa ficará segura e que você não terá imprevistos durante o seu momento de descanso, é importante se organizar e tomar algumas medidas de segurança. Já fez as malas e se preparou para colocar o pé na estrada? Saiba quais cuidados tomar antes de viajar com a família.

Menina arrumando sua mala com a sua mãe

Garanta o bem-estar dos pets

Nem sempre é possível levar os seus pets com você em viagens, mas é importante pensar no bem-estar e na alegria dos seus amiguinhos. Por isso, antes de sair de férias é preciso pensar no local em que eles ficarão e encontrar pessoas que podem ajudar a cuidar deles. 

Uma opção é deixar os pets em casa — pois esse é um espaço com o qual eles já estão acostumados —, mas é preciso ter alguém de confiança, que possa fazer visitas todos os dias para dar água, alimento e conferir se os animais estão bem. Se você não tiver um amigo ou parente que possa ajudar dessa forma, pode contratar um pet sitter, deixar o seu amigo na casa de um conhecido ou, ainda, em um pet hotel. 

Pense no cuidado das plantas

Se você tem plantas em casa, também precisa saber como cuidar delas enquanto estiver viajando. Para que suas plantinhas sejam bem cuidadas, o mais indicado é contar com a ajuda de algum amigo ou parente que possa regá-las com frequência ou “adotá-las” enquanto você não estiver.

Se você não tiver o apoio de alguém de confiança, pode recorrer a alguns truques caseiros. O primeiro deles é o uso de vasos autoirrigáveis ou de capilaridade. Esses vasos têm um compartimento de água que fica em contato com a raiz das plantas, permitindo que elas absorvam a quantidade de água necessária para a sua sobrevivência. Com esse método, é possível esperar até 15 dias para encher os reservatórios novamente.
Você pode fazer os seus próprios vasos, com garrafas pet, ou estender um barbante que conecte o vaso até uma vasilha de água — esse barbante precisa estar encostado na raiz das plantas. Outra opção é usar gotejadores, que vão irrigando as plantas aos poucos. Alguns oferecem até 20 dias de autonomia.

Vídeo: Luana Sales e Alexandre Marques

Mora em apartamento? Saiba como usar plantas na sua decoração.

Deixe as contas pagas

Que dia você costuma pagar as suas contas? Confira as datas de vencimento de todos os seus boletos e pague os que precisar antes de sair de férias. Assim, você evita o risco de se atrasar o pagamento e ter que lidar com taxas de juros quando voltar para casa.

Moça fazendo as contas

Além disso, é importante ter dinheiro em espécie, mesmo que o seu destino seja uma cidade grande ou outro país. Embora os cartões de crédito e débito estejam se tornando cada vez mais populares, não são todos os estabelecimentos que os aceitam.

Desligue os aparelhos da tomada

Tire todos os aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos das tomadas. Durante a viagem, você não usará TV, aparelhos de som, micro-ondas, computadores e nada do que estiver na sua casa. Há apenas alguns objetos que precisam ficar ligados, como a geladeira — que pode ser danificada se ficar muito tempo desligada.

Além de economizar energia, essa prática ainda protege os seus aparelhos. Isso porque, se houver uma chuva forte ou falta de energia, eles podem sofrer com descargas elétricas e deixar de funcionar bem.

Cuide da segurança da casa

Deixar a sua casa bem protegida também é importante para que você possa aproveitar o seu passeio com tranquilidade. Como a residência estará vazia, é preciso ter alguns cuidados antes de viajar, como trancar bem todas as portas e janelas, evitar falar sobre as suas férias nas redes sociais e suspender a entrega de jornais e revistas — que, ao se acumularem na porta da casa, podem mostrar que ela está vazia por algum tempo.

Uma forma de deixar a casa mais segura é avisar uma pessoa de segurança que você fará uma viagem e pedir que ela visite a residência algumas vezes, para conferir se está tudo bem.

Leia também: Tecnologia a favor da segurança residencial.

Limpe o espaço

Não adianta fazer compras e deixar vários alimentos guardados enquanto você está fora, não é verdade? Antes de colocar o pé na estrada, limpe a sua geladeira e jogue restos de comida fora. Faça também uma boa limpeza. Retire os lixos, limpe o espaço e lave a louça e as roupas. Assim, você evita o acúmulo de poeira e a visita indesejada de animais como insetos e roedores.

Agora você já sabe quais cuidados tomar antes de viajar com a família. Se planejar para sair de férias é uma forma de evitar imprevistos e aproveitar o período de descanso com muito mais tranquilidade. Quer aproveitar para organizar a sua casa de vez? Saiba como arrumar o seu espaço usando o método criado pela Marie Kondo!