Festa ‘branco e dourado’ – monte uma decoração para final de ano

Decoração para final de ano que combina para diferentes tipos de festas!

19 de dezembro de 2021

Final de ano é um período de muita felicidade. Já na última semana de novembro temos o dia de Ação de Graças – comemorada por muitas pessoas em diversos países ao redor do mundo. Depois temos o hanukkah dos judeus e o Natal dos cristãos. E, por fim, vem a chegada do Ano Novo. Que tal deixar a casa preparada para estas festividades?

Fizemos uma relação de sugestões para a montagem de uma decoração para final de ano mais neutra, adaptável para todas estas ocasiões – e estilos de ambientes também. Confira!

Encontrando o luxo na simplicidade

Imagina se pudéssemos resumir todas estas festividades citadas antes em uma cartela de cores. Quais os tons que poderiam fazer parte deste esquema? 

Uma combinação clássica e bastante luxuosa, que serve muito bem não apenas a estas, mas há outras festas também, é a do branco com dourado. 

O prata também pode fazer parte deste casamento, bem como outras cores e texturas consideradas neutras, como o cinza e o preto, ou mesmo o verde e o marrom encontrados nos elementos naturais, como os ramos e as pinhas.

Sala natalina com decoração em brando por Lumo Studio

Outra coisa que pode dar à decoração para final de ano um ar mais sofisticado é concentrar a produção em um número reduzido de elementos. Conhece aquela história de que “menos é mais”. Neste caso, é bem verdade.

Quando se trata de festa em casa, é melhor não exagerar na quantidade de enfeites para que os ambientes não fiquem sobrecarregados e os espaços apertados. 

Não precisamos de muito para expressar o que sentimos com relação a essas datas. O mais importante é trabalhar com os símbolos ou o simbolismo dos itens escolhidos.

Mas se vamos manter a mesma decoração para todas as peças, o ideal é até mesmo ignorar a questão dos símbolos. Podemos abstrair toda esta história em formas mais puras e também brincando com o contraste de elementos foscos e brilhantes. 

É como se a nossa casa fosse o nosso corpo, vestindo um traje simples, expondo acessórios sofisticados. 

Traduzindo, somamos à decoração um artigo e outro que faz as pessoas entenderem que os ambientes aguardam uma comemoração. Contudo, nada que possa comprometer as circulações, sensação de conforto ou a realização de qualquer atividade dentro dos ambientes.

A combinação perfeita do branco e dourado

Branco e dourado é uma combinação clássica. Pode-se dizer que é pouco provável errar na produção de decoração para final de ano com artigos nessas cores. Melhor ainda se o próprio plano de fundo também for branco. Inclusive precisamos destacar que 2021 foi um ano em que o branco foi bastante valorizado nos projetos de interiores. E também que uma das maiores tendências apontadas para 2022 é adulto golden fever, ou febre do ouro.

Decoração para final de ano por Arquitectura y Diseno e Casa Tres Chic

Quer dizer que o dourado estará em alta e que, por isso, é mais fácil encontrar decoração dourada à venda neste ano, facilitando as produções de final de ano por agora.

E você sabe qual o significado do branco e dourado nas festas de final de ano? Também tem isso. Muitas pessoas cultivam crenças com relação às cores utilizadas na passagem de um ano para o outro, seja nas vestimentas do corpo como também na decoração da casa.

Pois bem, para nós, aqui no ocidente, ou branco é lembrado como a cor da paz e da harmonia. Já o dourado representa a riqueza e a prosperidade. Com certeza, estas são coisas que muito desejamos para 2022. Então, que tal essa combinação para as suas peças?

Mesas de ano novo por Ideias Decor e Ayda Algin, respectivamente

Adaptando os mesmos enfeites para festas diferentes

É engraçado pensar que o tema de cada uma das peças citadas lá no primeiro parágrafo termina no mesmo foco. Religiosas ou não, em todas elas, nós pedimos por coisas boas para nossa família e para nós mesmos. 

decoração dourada para final de ano por Etsy e Pinterest respectivamente

Pois os enfeites tradicionalmente utilizados nestas festas são símbolos desses desejos. Alguns deles são manifestados por todos nós e, assim sendo, poderiam fazer parte de todas as decoração para final de ano, através dos enfeites. Eis alguns exemplos:

  • Estrelas, sua luz representa a força máxima da natureza e da humanidade, um fenômeno astronômico de grande poder admirado pelas religiões e pela ciência.
  • Velas, simbolizando uma orientação mental espiritual de que tanto precisamos para nos afastar das trevas da escuridão e de todo mal – para os religiosos é uma importante representação da fé.
  • Guirlandas, em seu formato de círculo, representam o amor e a união sem fim.
  • Pinheiros, que são as únicas árvores que mantêm as suas folhas mesmo no inverno, representando a esperança, alegria e a mudança.

E não podemos terminar esse texto sem lembrar daqueles artigos de decoração de festa que podem ser adaptados também a estas comemorações. Todos eles são neutros e não se referem a nenhuma prática religiosa. 

Estamos falando dos cordões de luzes, dos balões, fitas de laços, candelabros e lamparinas, mas os arranjos verdes ou de flores e frutos. Reveja as imagens deste texto e tire delas outras boas ideias.

Gostou? Então, use essas ideias de decoração para final de ano em sua casa e não se arrependa do resultado. Não esqueça que o principal é dar seu toque pessoal.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.