Natal: confira dicas e exemplos de salas decoradas ao estilo moderno-rústico e minimalista

Está na hora de repensar as salas decoradas de sua casa para o Natal. Já escolheu um tema? Vamos lhe mostrar algumas opções de arrumação.

17 de dezembro de 2020

O Natal é uma época muito especial. É a fase do ano que aproveitamos para refletir sobre várias questões da vida. Dentre elas, por que não a decoração da nossa casa? 

Este ano, em especial, buscamos algo mais aconchegante, que reflita o espírito Natalino, mas sem cansar os olhos. Ou seja, uma produção mais simples para salas decoradas, condizente com os bons sentimentos que estamos buscando valorizar neste momento.

Para este Natal de 2020, trouxemos algumas ideias super bacanas de produções fáceis de fazer e que podem ficar lindas, se combinadas à decoração da sua casa. Confira tudo isto nos tópicos a seguir.

Revista Viva Decora / Pinterest e Revista Viva Decora / Designed Simple

#1 O clássico ‘vermelho e verde’

Por costume, adotou-se o ‘vermelho e verde’ como a dupla de cores representante do Natal. Muita gente tenta fugir desta combinação todos os anos. Mas não adianta, pois é um clássico. 

Então, ao invés tentar ir contra, por que não se entregar de vez a esta opção de decoração? Certamente, não há alternativa que possa agradar mais a família, estimulando a alegria de comemorar esta data e tudo mais que ela representa.

Fora estas razões – como se elas já não fossem justificáveis o suficiente -, temos que lembrar que é muito mais fácil decorar a casa para o Natal em vermelho e verde. É que o mercado, por saber desta tradição, prefere investir mais na produção de artigos nestas cores. 

Por isso, a oferta de objetos à venda nesses tons é maior. E para quebrar qualquer seriedade, pode-se apostar na mescla disso com elementos brilhosos e texturizados.

Apesar de vivermos nos trópicos, sempre vamos ser influenciados pelas tradições natalinas nórdicas. Nesta linha, podemos decorar a casa para tal festividade num estilo mais escandinavo, por exemplo. 

No caso, valeria apostar em centros de mesa feitos de fibras naturais, como a juta, e toalhas com estampas xadrezes. Também em muitos ornamentos compostos de bolinhas, velas e galhos de Pinheiros – símbolos importantes do Natal.

Revista Viva Decora /  Decoração de Casa e Revista Viva Decora /  Pinterest
Revista Viva Decora / Pinterest

#2 O sofisticado ‘prata e dourado’

O que seria do Natal sem as luzes, não é mesmo? Mas dentro de casa precisamos ser mais cautelosos com isso. 

Contudo, a decoração natalina pode apresentar muitos toques de brilho – algo que deve deixá-la ainda mais sofisticada e já remetendo à festividade seguinte, o Ano Novo. E este brilho pode vir de objetos metalizados, como correntinhas e castiçais, mas também de velas e de ornamentos envoltos com lantejoulas e purpurinas.

Agora, é preciso ter cuidado com os toques de brilho dados à decoração natalina. Isto porque qualquer exagero tende a deixar o cenário carregado ou até mesmo brega – efeito contrário do esperado. 

É preciso ter cautela sobretudo com os reflexos causados por estas peças, não fazer com que o brilho se sobressaia ao lindo efeito da dupla ‘vermelho e verde’. E, preferencialmente, investir no prata ou no dourado, misturar os dois pode ser demais.

Revista Viva Decora / Erica Designing Vibes / Pinterest
Revista Viva Decora / Pinterest e Revista Viva Decora / Style Me Pretty

#3 As tradicionais pinhas

As pinhas são lindos elementos encontrados na natureza. Elas vem justamente dos Pinheiros, árvores símbolo máximo do Natal, tendo muitos significados para a decoração – remetendo à vida, nascimento e família. 

E embora faça parte do imaginário que temos da paisagem nórdica, também está presente em nosso território, tendo versões nativas do Brasil – como o pinheiro do Paraná, ou araucária –, usadas para reflorestamento de áreas.

Quer dizer que o pinheiro de Natal não precisa ser descartado de nossa lista de enfeites do Natal dos trópicos. Já as suas pinhas, ou sementes, também podem ser usadas em várias composições. 

Por exemplo, como preenchimento de decoração do próprio pinheirinho; em centros de mesa para a mesa da ceia; ou em detalhes de castiçais e vasos decorados.

Revista Viva Decora / Rustic & Woven / Eu Capricho
Revista Viva Decora / Fashionable Hostess / Pinterest

#4 Mais elementos naturais

Se buscava uma alternativa de decoração autêntica, barata e ecológica para a sua casa, aposte naquilo que pode encontrar no próprio quintal. 

Às vezes, é possível se surpreender com o que se pode fazer com simples folhas, flores e frutos secos, fora galhos e pequenos raminhos. Além de folhas e pinhas de pinheiros, outros elementos da natureza podem combinar com cenários montados para o Natal.

Tem quem diga que o Natal no Brasil combina com frutas e palmeiras. E por quê não? Estas coisas podem, sim, fazer parte da decoração de Natal, acompanhadas de luzinhas, bolinhas coloridas e mais. 

Mas se quiser manter um visual mais tradicional para a festa, como dos filmes norte-americanos, dê preferência aos galhos secos e vasinhos verdes, com galhos de pinheiro natural ou pequenas tuias – as tipo “limão” deixam um cheirinho ótimo em casa.

Revista Viva Decora / The Crafted Sparrow e Revista Viva Decora / Como Fazer em Casa
Revista Viva Decora / Apartment Therapy

#5 Outras decorações modernas

Para deixar este modelo de decoração que propomos mais interessante, podemos acrescentar mais coisas à lista. Além dos elementos naturais, também objetos adquiridos em lojas. 

Seria, por exemplo, as clássicas bolinhas; e pequenas esculturas metálicas representando as renas, o trenó do Papai Noel, e o presépio. O contraste do rústico natural com o moderno fabricado deve ficar perfeito. Inspire-se com os exemplos vistos neste texto.

Revista Viva Decora / Nosso Ap 205 e Revista Viva Decora / Maria Vilhena

Já está sonhando com a decoração de sua sala neste Natal? Então, comece logo!

Essas dicas de decoração para a sala no natal foram criadas pela equipe Viva Decora.