Vila Clementino: um pedacinho de céu na Zona Sul de SP

Neste guia de bairro da Vila Clementino você conhecerá a história e como é morar nesse pedacinho da zona sul de SP.

25 de novembro de 2021

Com uma localização privilegiada na Zona Sul, área nobre de São Paulo, a Vila Clementino oferece aos seus moradores e visitantes não só acesso fácil aos principais pontos da cidade, mas também opções de entretenimento, culinária, educação e saúde.

O bairro é ideal para quem preza por localização estratégica, lazer, segurança e qualidade de vida. Não é à toa que foi considerado pelos paulistanos uma das melhores regiões da cidade para se morar.

Quer saber tudo que a Vila Clementino reserva para você? Leia este post até o fim e descubra tudo por trás da boa fama dessa região. Aproveite a leitura!

História do bairro: Vila Clementino – SP

A região onde fica a Vila Clementino teve início por volta do ano 1887 com a construção do matadouro municipal e que hoje dá lugar à Cinemateca Brasileira.

Outro informação importante sobre o bairro é que ele ganhou esse nome como forma de homenagem dos moradores ao advogado, violinista, abolicionista e político, Clementino de Sousa e Castro.

Uma figura pública que exerceu as funções de promotor, juiz, presidente do Conselho de Intendência da cidade de São Paulo e ministro do Tribunal de Justiça do estado. 

Ficou conhecido por ser apaixonado pela capital paulista e pelos seus bons feitos a população mais humilde. Inclusive, foi um dos responsáveis por ajudar no crescimento urbano da cidade, o que inclui a região da Vila Mariana e onde fica hoje a Vila Clementino.

Como é morar na Zona Sul de São Paulo 

Morar na Zona Sul é o sonho da maioria dos paulistanos e motivos para isso não faltam: além da região contar com uns dos bairros mais privilegiados e nobres da cidade, está estrategicamente localizada, o que permite a fácil mobilidade de seus moradores e visitantes.

A Zona Sul é dividida em três subprefeituras ou regiões administrativas:

  • Jabaquara
  • Santo Amaro 
  •  Vila Mariana

E engloba os distritos de Jabaquara, Campo Belo, Campo Grande, Santo Amaro, Moema, Saúde e Vila Mariana. O último, inclusive, é onde fica a Vila Clementino. 

Além disso, dos sete distritos da Zona Sul, três ocupam o top 10 bairros com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de São Paulo. 

Outro motivo que faz da região a primeira escolha de quem procura um lugar para morar ou investir com assertividade é a segurança. Tudo isso porque além do forte policiamento, a região conta com cerca de 25 DP’s — Delegacias de Polícia. Na Vila Clementino está localizada a 16ª DP, na Avenida 11 de Junho. 

Morando na Vila Clementino

Morar na Vila Clementino é unir a qualidade vida e a tranquilidade de um bairro residencial às praticidades de uma localização que conta com uma rede completa de serviços e comércios. 

Os moradores da região estão cercados por diversos centros culturais, como o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Popular João Caetano e a Cinemateca Brasileira – maior acervo de audiovisual da América Latina.

O bairro além de estar em constante valorização, fica ao lado de tudo:

  • shoppings;
  • supermercados;
  • hospitais;
  • academias;
  • restaurantes;
  • farmácias;
  • universidades;
  • estações de metrô.

Mobilidade da região

Os moradores da Vila Clementino têm acesso rápido às principais opções de transporte de São Paulo  —  terrestre e aéreo. 

No bairro você encontra as estações de metrô Santa Cruz, Hospital de São Paulo e a Praça da Árvore, além de várias linhas de ônibus que transitam por toda São Paulo.

Vai precisar viajar? Acessando a Avenida Rubem Berta o Aeroporto de Congonhas fica a menos de 10 minutos de carro. Outras principais vias de acesso da Vila Clementino:

  • Avenida Jabaquara;
  • Rua das Rosas;
  • Avenida Senador Casemiro;
  • Avenida Maria José Whitaker.

Lazer, cultura e entretenimento na Vila Clementino, zona sul de SP

Se tem uma coisa que não falta na Vila Clementino é opção de passeio, seja para lazer, adquirir cultura ou se entreter.  

A região fica ao lado do Parque Ibirapuera, do MAC, do Teatro Popular João Caetano da Cinemateca Brasileira e a pouco mais de 10 minutos do SESC Vila Mariana. Espaços que garantem programas para toda família e nos sete dias da semana.

Parque Ibirapuera 

Os moradores da Vila Clementino estão, literalmente, ao lado do Parque Ibirapuera — um dos principais cartões postais de São Paulo e um dos parques mais visitados da capital.

É perfeito para a prática de atividades como: correr, caminhar, patinar, fazer piquenique e até sentar no gramado para relaxar e apreciar a vista.

Museu da Arte Contemporânea

Popularmente chamado de MAC, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo é um centro de referência de arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional, que mantém à disposição do público um acervo de mais de 10 mil obras.

Além disso, o próprio prédio é um complexo arquitetônico criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e equipe na década de 1950.

Teatro Popular João Caetano

O Teatro João Caetano é um espaço público e cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, localizado na Vila Clementino e a menos de 2Km do Residencial Florear.

Oferece programação semanal de qualidade com entradas gratuitas e a preços populares, contando também com o Projeto Vocacional de Teatro e Dança com artistas orientadores que desenvolvem atividades de artes cênicas gratuitamente a comunidade.

Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira é o maior acervo de audiovisual da América Latina e tem como objetivo preservar  e difundir a produção audiovisual brasileira.

O espaço é também um marco de ressignificação na Vila Clementino, pois ali acontecia antes o matadouro municipal de São Paulo que foi reformado e transformado em um patrimônio histórico de São Paulo. 

O prédio que teve sua arquitetura original preservada, guarda hoje as salas de cinema, a biblioteca e um amplo jardim aberto à visitação pública.

Sesc Vila Mariana

O Sesc Vila Mariana é a opção ideal de lazer para toda família. O local realiza desde exposições a shows e mostras, assim como oficinas e atividades de férias para a criançada. 

Possui auditório, piscina, centro de música, solarium e teatro. Para aqueles que amam atividade física, seu grande ginásio poliesportivo pode ser uma escolha para gastar energia.

Saúde e Educação na região

Outro ponto de destaque da Vila Clementino é que a região é popular contar com renomados hospitais e universidades, como:

  • Hospital Israelita Albert Einstein Vila Mariana;
  • Hospital Santa Cruz e Edmundo Vasconcelos;
  • Universidade Federal de São Paulo;
  • ESPM;
  • Belas Artes;
  • FMU Campus Vila Mariana II.

More na Vila Clementino

Como todas essas vantagens, é natural que o bairro esteja em constante crescimento e desenvolvimento, o que faz com que as casas e apartamentos na Vila Clementino estejam na mira de paulistanos e não-paulistanos que desejam morar ou investir na região.

Se você é uma das pessoas interessadas em adquirir um imóvel na Vila Clementino e desfrutar de sua localização privilegiada, precisa conhecer o Residencial Florear

O novo lançamento da Tecnisa que oferece não só um ambiente que conecta o urbano à natureza, como também leva conforto e sofisticação com suas plantas de 141m² e 4 suítes.

Acesse nosso site e saiba tudo sobre esse empreendimento na Vila Clementino.