Índice de Preços ao
Consumidor Amplo - IPCA

Uma modalidade de financiamento que cabe no seu bolso, de acordo com a sua renda e com parcelas acessíveis.

IPCA

O que é IPCA?

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é um dos indicadores econômicos mais importantes do Brasil. Sua função é medir, a cada mês, as alterações nos valores de produtos e serviços para o consumidor final.

É a partir deste medidor que o governo analisa a taxa de inflação do país e avalia a necessidade de ajustar a Taxa Selic, que regula todas as taxas de juros do Brasil. Por ser regulado pela inflação, o IPCA pode reduzir o valor da taxa de juros de um financiamento quando atrelado a ele.

Características

Medido pelo IBGE mensalmente e corrigido pela inflação acumulada atual

Medido pelo IBGE mensalmente e corrigido pela inflação acumulada atual

Opção mais vantajosa que o aluguel, a longo prazo

Opção mais vantajosa que o aluguel, a longo prazo

Exigência de renda familiar mais baixa do que em outras modalidades

Exigência de renda familiar mais baixa do que em outras modalidades

O valor da parcela inicial é menor do que na modalidade Taxa Referencial (TR)

O valor da parcela inicial é menor do que na modalidade Taxa Referencial (TR)

Taxa de juros mais baixa do que a de outras modalidades

Taxa de juros mais baixa do que a de outras modalidades

TR ou IPCA

Quando um imóvel é financiado, seu valor sofre correções monetárias para que ele não se desvalorize pela inflação. Essas correções podem ser baseadas na Taxa Referencial (TR) ou no IPCA. A grande vantagem de fazer a indexação pelo IPCA é aproveitar as variações do índice para pagar juros menores.

Como o valor da modalidade é definido pela inflação, os juros se tornam aproximadamente 50% menores do que os de outras alternativas, ficando entre 2,95% e 4,95% ao ano. Os contratos têm um prazo máximo de 360 meses e o financiamento cobre até 80% do valor do imóvel.

Taxa Referencial

  • Juros de 8% a 10% ao ano
  • Mais previsibilidade sobre o valor das parcelas

Índice de Preços ao Consumidor Amplo

  • Juros de 2,95% a 4,95% ao ano
  • Valor da parcela inicial 30% a 50% menor

Perguntas frequentes

O IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo e é considerado o termômetro oficial de inflação do país e está atrelado a variáveis importantes da economia brasileira, como a taxa básica de juros, a taxa Selic, que podem refletir diretamente nos investimentos e no seu financiamento.

O IPCA é medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e foi criado com o objetivo de monitorar a variação dos preços de produtos e serviços para o público final.

O Índice traz um panorama sobre o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Vitória, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e Brasília.

O período de coleta do IPCA é calculado do primeiro ao último dia do mês, por meio de uma pesquisa realizada em estabelecimentos comerciais, prestadoras de serviços, concessionárias de serviços públicos e domicílios (para verificar valores referentes ao aluguel). Nesta avaliação, são considerados os valores cobrados ao consumidor para pagamento à vista.

TR significa Taxa Referencial e é o índice que corrige o saldo devedor das contas de poupança e das contas vinculadas do FGTS. Ela é utilizada para amortização do saldo devedor do financiamento.

No SAC (Sistema de Amortização Constante) essa amortização acontece como o próprio nome diz, de maneira constante. Ao financiar 1 milhão de reais em 100 meses, a pessoa irá amortizar 10 mil reais por mês (1 milhão de reais/100 meses). Isso significa que, como o valor amortizado será constante, as prestações serão decrescentes. Já na Tabela Price, o que se mantém constante é o valor da prestação. Assim, a amortização do valor principal da dívida será crescente mês a mês.

A modalidade consiste na cobrança, além da inflação, de uma taxa que irá variar de 2,95% a 4,95% ao ano. Uma diferença de cerca de 50% comparada aos juros das outras modalidades.

Os contratos terão prazo máximo de 360 meses e cota de financiamento de até 80% do valor do imóvel.

Um financiamento imobiliário pode ser feito de diversas maneiras, por compra direta, por intermédio de banco, com utilização do Fundo de Garantia (FGTS) e muito mais. Tire suas dúvidas com o Guia de Compras TECNISA.

O IPCA é uma modalidade de financiamento mais acessível, pois a exigência de renda familiar é mais baixa do que nas modalidades tradicionais, permitindo maior compatibilidade de renda e parcelas que cabem no bolso sem apertar o orçamento familiar - principalmente porque a parcela inicial é menor. Possui taxa de juros fixa mais baixa e pode ser mais vantajosa que o aluguel, em comparativo à longo prazo.

Não. A utilização do IPCA é uma possibilidade apenas para novos financiamentos e a portabilidade de contratos entre instituições financeiras só é permitida utilizando o mesmo indexador. Isso significa que não é possível migrar do IPCA para o TR e vice-versa.