Geral 11/09/2024

Voluntariado corporativo que ajuda idosos e pets

Construtora Tecnisa atua na revitalização de asilos, além de doar casas para instituições que resgatam animais de rua. 


Fonte: Você RH

Publicado por Redação

9 de agosto de 2024


Fazer o bem faz bem. Para nós mesmos. É por isso que os funcionários da Tecnisa, construtora reconhecida pelo segundo ano consecutivo com o selo Great Place To Work (GPTW), em 2024, têm se sentido cada vez mais motivados no trabalho a partir de uma série de ações voltadas a ajudar o próximo realizadas pela empresa.  

O Programa de Voluntariado da Tecnisa estimula os colaboradores a se engajarem em causas sociais por meio de campanhas de doação, visitas a instituições e participação em eventos beneficentes, incentivando a solidariedade e fortalecendo o vínculo entre os funcionários e a comunidade. Os funcionários também ajudam na revitalização de asilos e escolas.  

Foi o caso da Cidade dos Velhinhos Santa Luiza de Marilac, uma ONG administrada por freiras católicas no bairro de Itaquera, que há 54 anos tem acolhido idosos de todo o país.  

Esse tipo de ação é um contraponto positivo ao padrão dessas iniciativas no país.  Segundo a pesquisa Voluntariado no Brasil, dá-se preferência maior com projetos voltados a crianças e adolescentes: 32% dos voluntários corporativos realizam ou já realizaram ações para a infância. 

Proteção para os doguinhos

Outro destaque é o Petnisa, lançado em outubro de 2023, que apoia ONGs que resgatam animais de rua.  Na primeira etapa do projeto, a Tecnisa doou mais de 50 casinhas para quatro instituições, impactando positivamente a vida de mais de 500 pets. Já na segunda fase, com foco no Rio Grande do Sul após as chuvas e enchentes que deixaram milhares de animais desabrigados, o Petnisa vai doar 50 casinhas para o Abrigo Pata Molhada, uma entidade local.  

Além das ações de voluntariado, a construtora tem uma preocupação com quem mora perto dos prédios que a empresa ergue do chão.  

Reduzindo o impacto ao redor das obras 

O programa Bom Vizinho envolve o entorno das obras com uma comunicação direta e próxima sobre as mudanças de fase dos empreendimentos, implementando ainda estações pet e de reciclagem.  Um portal exclusivo à Boa Vizinhança informa sobre as leis seguidas para evitar transtornos, como a lei de silêncio. O programa ainda distribui pães aos vizinhos, reforçando a transparência e o relacionamento comunitário. 

Ao longo dos anos, a empresa entregou mais de 265 empreendimentos, o equivalente a 44 mil unidades em 7 milhões de metros quadrados de área construída e um Valor Geral de Vendas (VGV) superior a R$ 15 bilhões. Entre seus projetos de destaque está o Jardim das Perdizes, considerado o bairro planejado mais moderno e seguro de São Paulo.