Clique e escolha a cidade de seu interesse

Imprensa e Comunicação

Tempo e dinheiro para comprar

30/07/2008
Tempo e dinheiro para comprar

Os brasileiros com mais de 60 anos consomem como nunca. E as empresas já lançam produtos só para eles

Reportagem: Camila Pereira e Renata Betti

Eles têm dinheiro no bolso, tempo de sobra para o consumo e uma notável disposição para gastar. Quando vão às compras, a conta sai quase 10% mais alta do que a da média dos demais clientes. Trata-se de um grupo de brasileiros que já passou dos 60 anos – e nunca teve renda tão alta. Os rendimentos cresceram 74% nos últimos quinze anos, porcentual expressivo diante do que ocorreu nas demais faixas etárias: um aumento de 48%. Essa parcela da população conta com 19 milhões de pessoas, 25% mais do que eles representavam na década passada. E vai aumentar. Os dados vêm de um recente estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), que traçou um detalhado perfil dos consumidores de terceira idade. "Nunca houve no Brasil um momento tão bom para investir em negócios voltados para eles", resume o economista Marcelo Neri, coordenador da pesquisa. É por isso que grandes empresas começaram a apostar nesse grupo – algo bem recente no país. No turismo, setor em que os mais velhos já compram 40% dos pacotes, houve adaptações, sobretudo nos cruzeiros, opção preferida depois dos 60. As operadoras passaram a oferecer mais hidroginástica, cardápios leves e bingo, três das demandas dessa faixa etária. No mercado imobiliário, pela primeira vez surgem edifícios old friendly (termo em inglês para designar construções adaptadas aos mais velhos). São repletos de corrimãos e pisos antiderrapantes e não têm degraus. Diz Romeu Busarello, diretor de marketing da Tecnisa, uma das construtoras a investir no gênero: "Quem quer ganhar dinheiro hoje precisa mirar esse público".

De cinco anos para cá, com o envelhecimento acelerado da população brasileira, as empresas começaram a apostar no novo mercado que se abria, mas nunca de forma tão consistente quanto agora. Algumas delas já planejam, inclusive, investir num estrato específico desse grupo etário: o de pessoas que cruzaram a fronteira dos 80 anos. Atualmente, há 1 milhão delas no país. Em 2050, chegarão a 10 milhões. São números que justificam, por exemplo, o investimento da Natura na pesquisa de cremes para gente mais idosa. A motivação veio do enorme sucesso alcançado por tais cosméticos na Europa e no Japão, onde o fenômeno do envelhecimento da população é bem mais antigo e acentuado. "Estamos diante de um mercado de extraordinário potencial", conclui Joel Ponte, diretor de marketing da Natura.

O Brasil segue, portanto, o mesmo caminho de países onde os idosos já representam mais de 20% da população – e a adaptação do mercado a esse fato se tornou uma necessidade há mais tempo. Na tentativa de atrair os mais velhos, as empresas de tecnologia começaram a lançar eletrônicos com teclas maiores e fluorescentes, som mais alto e recursos inusitados, como a medição dos níveis de glicose e da pressão arterial, ambos embutidos num telefone celular da LG. O setor automobilístico é outro que aposta no afã consumista – e no vigor físico – de quem já passou dos 70 e beira os 80. São pessoas que, segundo apontam as pesquisas, não pretendem abandonar a direção. Para elas, fabricantes japoneses como Nissan e Toyota planejam lançar veículos programados para reduzir certos riscos típicos dessa faixa etária. Na fábrica da Nissan, os funcionários envolvidos na pesquisa dos novos carros vestem jaquetas preenchidas com gesso, que simulam as dificuldades de movimento de alguém com artrite, e usam sapatos com o bico inclinado, para conferir sensação de desequilíbrio. O objetivo é chegar a um produto adaptado às eventuais limitações físicas de um motorista mais velho.

O mercado brasileiro interessa a essas empresas. Antes de tudo, porque o número de brasileiros acima dos 60 equivale à população inteira de alguns países, como a Holanda. Um outro dado positivo diz respeito ao crescimento recente da renda entre os mais velhos, o que se deve, basicamente, a dois fatores. Primeiro, ao aumento no valor das aposentadorias pagas pelo governo. Em segundo lugar, ao volume de dinheiro acumulado em previdências privadas. O valor dobrou nos últimos cinco anos. Fenômeno típico de países onde as pessoas vivem mais e se tornam naturalmente precavidas em relação à velhice. O que torna esse mercado ainda mais atraente no Brasil é o fato de que os idosos tiveram recentemente acesso ao crédito facilitado. Isso ocorre porque, de quatro anos para cá, o pagamento do empréstimo passou a poder ser debitado diretamente da aposentadoria. Para os bancos, o risco é menor. Para gente como a funcionária pública aposentada Clélia Rêgo, 70 anos, significa taxas de juros menores, mais tempo para quitar a dívida – e um estímulo a mais para o consumo, algo que ela adora. Vivendo num flat de luxo para a terceira idade, em São Paulo, seu principal hobby é ir às compras. "Poupei a vida inteira. Chegou a hora de gastar."

< Voltar para Notícias

Outras notícias

bairros guia-de-compra facebook linkedin twitter youtube Instagram Google Plus pinterest foursquare Tecnisa Ideias Snapchat Blog fastdating Atendimento por email Agende uma visita Globo Bitcoin Aplicativos Tecnisa Slideshare Lupa Dormitorios Metragem Pronto Para Morar Imoveis Proximos Em Obras Lancamento Lancamento Lancamento balao24horas Ligue Agora Video Atendimento Ligamos para você Tour virtual Planta 3D Ampliar Diminuir Planta Planta Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 Martelo Escavação Fundação Estrutura Alvenaria Acabamento Externo Acabamento Interno Valores Produto Blog Produto Guia de Compra de Imóvel Localização localizacao2 Galerias Sobre imovel Pin localização Compartilhar Impressora imprimir Download PDF Vendido Comercial Download Seta direita Seta direita 2 Terreno Microfone Endereços Mãos Pessoas Maleta Chave Chave 2 Farmacias academias bancos ensino hospital padarias shopping supermercados RSS conforto conveniencia lazer seguranca sustentabilidade numeros projetos metro pin-mapa Android Apple Imprimir Tudo Comprador Link Externo tecnologia acessibilidade exclusividade corretor Sem resultados Pesquisas populares Ano Novo Presente Aviso Chaves Formulario Relogio home plano diretor enlarge shrink enlarge2 shrink2 tenis yoga violao litoral binoquio lupa + dinheiro cabeça + dinheiro sauna bike churrasqueira petcare bola saude playground gourmet salaofestas cinema pizza Seta topo compre-agora Relogio Fast Dating Engenharia Fast Dating Recusros Humanos Fast Dating Recusros Humanos Fast Dating Marketing Fast Dating Marketing Fast Dating Pesquisa Desenvolvimento Fast Dating Pesquisa Desenvolvimento Fast Dating Vendas Fast Dating Tecnologia Fast Dating Novos Negocios Fast Dating IDM Fast Dating WEB Fast Dating PDV Fast Dating Taças festa Fogos Bem estar Pay per use checkmark Portaria Sistema Viário Redes de Água, Esgoto e Energia Fechamento Paisagismo loteamento historico projeto qualidade incorporadora construtora arrow-up-right2 arrow-down-left2 seguridade documentos perfil documento tempo-trabalho tipo-casa tipo-documento tipo-sua-casa tipo-predio tipo-preco financiamento garantia vistoria certo procurador Scroll Down arrow-small-left arrow-small-right bike-sharing local area-decorada business carro selo itbi selo-fgts-red selo-fgts selo itbi FGTS Decore Group-94