Geral 16/12/2011

Tecnisa incorpora as boas ideias em seus lançamentos

Carolina Pereira ([email protected])


Em reuniões de 20 minutos com empreendedores empresa identifica soluções inovadoras para novos projetos.


A incorporadora Tecnisa encontrou em rápidas reuniões com empreendedores a solução para chegar a ideias inovadoras que possam ser agregadas aos seus empreendimentos ou ao dia a dia da empresa.


A companhia começou em novembro a promover encontros rápidos em que pequenas empresas têm vinte minutos para apresentar uma ideia inovadora. O resultado são projetos que estão sendo agregados aos próximos lançamentos da empresa.


A troca é a seguinte: a Tecnisa ajuda essa empresas a desenvolverem a ideia, que muitas vezes é apresentada ainda em estágio inicial, e ganha seis meses de exclusividade sobre o produto.


O idealizador do projeto é Romeo Busarello, executivo que tem intimidade com o assunto inovação. Além de ser diretor da área na Tecnisa, é um estudioso do tema que ministra na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).


Em um dos encontros rápidos foi uma empresa chamou a atenção da Tecnisa ao sugerir a inclusão de pás para geração de energia eólica no topo dos prédios. "A equipe de pesquisa e desenvolvimento está melhorando o projeto e teremos exclusividade na compra", conta Busarello, que não revela o nome da empresa pois a negociação ainda não foi finalizada. Nos quatro encontros que já aconteceram foram encontradas entre 15 e 20 ideias que interessaram aos executivos da Tecnisa. Destas, 70% estão em processo de fechamento de contrato, as restantes estão em desenvolvimento junto à equipe de pesquisa. "O critério é que a ideia seja inovadora e gere algum ganho de eficiência ou produtividade", explica o executivo, lembrando que projetos que gerem benefícios aos funcionários e, consequentemente, contribuam para a retenção de talentos, também estão na mira.


Um exemplo disso é a companhia que foi até o encontro de vinte minutos para dizer que faz imposto de renda para pessoa física. Apesar da ideia, à primeira vista, não parecer inovadora, a Tecnisa resolveu contratar o serviço para oferecê-los aos funcionários que trabalham em obras.


 


Estes profissionais não estão acostumados a lidar com este tipo de burocracia e, por isso, a incorporadora resolveu oferecer o serviço como um benefício adicional.


Internet


O conceito de inovação aberta na Tecnisa não se limita aos encontros com empreendedores. A empresa mantém na internet um portal para que qualquer um possa enviar ideias para os empreendimentos. Algumas delas já foram adicionadas aos próximos lançamentos. Uma internauta, por exemplo, mandou uma mensagem sobre as garagens dos prédios. Ela não concordava com o "desprezo" das incorporadoras com este espaço dos prédios, e fez com que surgisse na Tecnisa a ideia de incorporar o conceito dos estacionamentos vips dos shoppings nos empreendimentos, usando recursos como carpetes, TVs, e outros itens que tornem o local mais agradável.


"Vamos incluir o conceito em todos os lançamentos de 2012", diz Busarello. Das 1,3 mil ideias apresentadas por esta ferramenta, 28 já estão sendo aproveitadas. A internet, aliás, sempre foi um foco do executivo. Atualmente, 35% das vendas da Tecnisa são feitas on-line, o que gerou receita de R$ 87 milhões no terceiro trimestre do ano. Conhecida pelas suas ações nas redes sociais, a incorporadora vendeu o primeiro apartamento pelo Twitter em 2009. Em 2012, segundo Busarello, o investimento em internet deve ultrapassar R$ 10 milhões.


A Tecnisa teve aumento de mais de 50% na receita nos nove meses deste ano, chegando a cerca de R$ 1,2 bilhão, e Busarello admite que com o crescimento surgem mais dificuldades para continuar inovando.


"Mas tenho autonomia para tocar os projetos, sou membro do conselho. A inovação pressupõe mudanças, e isso facilita".