Setor de imóveis troca estande pelo mouse
05/01/2009
Há um ano, a gerente comercial Daniela Camarinha, de 35 anos, não aguentava mais procurar apartamento. Com um filho recém-nascido e um marido cujo tempo livre era difícil de conciliar com o seu, ela se viu obrigada a procurar uma solução alternativa para encontrar um novo lar para a família. Decidiu iniciar a compra do imóvel pela internet. "Eu já conhecia a marca Tecnisa, descobri que eles tinham um site bastante completo, que permitia visualizar com detalhes o estágio das obras, e me senti segura para comprar", diz Daniela, que escolheu um apartamento em Moema, de cerca de R$ 550 mil.
Todo o processo, que durou cerca de dez dias, foi encaminhado on-line, com direito a tira-dúvidas em tempo real, altas horas da noite. Por meio de chat e e-mail, Daniela e o marido elucidaram desde questões básicas, como os serviços oferecidos, até a documentação necessária e as formas de pagamento. Mesmo a contraproposta do marido, que preferia quitar o imóvel em pouquíssimas parcelas, foi aceita on-line. Até a assinatura no cartório, só uma visita foi feita ao empreendimento.
O mercado imobiliário está cada dia mais disposto a fisgar compradores que estejam ao alcance do mouse, como Daniela. Principalmente neste momento de crise econômica, as incorporadoras vêem na internet a chance de diminuir os custos de venda. "Vender pela internet custa 70% menos do que no 'mundo real'", afirma Romeo Busarello, diretor de marketing da Tecnisa. Os principais ganhos são no custo do estande e dos telefones à disposição dos corretores.
A Tecnisa é uma das construtoras mais adiantadas em venda on-line, que hoje representa mais de um quarto (27%) das suas vendas totais. No acumulado de 2008, até 30 de novembro, 480 apartamentos tiveram sua compra encaminhada via internet. A expectativa é de que 30% das aquisições em 2009 tenham início a partir do site da empresa.
Hoje, a equipe on-line da Tecnisa soma 52 corretores, que atendem 24 horas por dia. Há seis anos, quando o site foi lançado, eram apenas dois vendedores. "Quando está em obra, o empreendimento não tem estande, o que faz o consumidor perder o interesse em visitar o local. Nesses casos, a tecnologia torna-se uma ferramenta bem mais eficaz para atraí-lo", diz Busarello.
Não por acaso, a internet vai receber mais investimentos de marketing em 2009. "Vamos redirecionar nossas verbas: dos atuais 20%, a propaganda on-line passará a receber 24% do orçamento total, enquanto o jornal, que concentra 45% dos recursos, deve ficar com 42%", diz Busarello. Ao todo, a previsão é de que o investimento em marketing da Tecnisa em 2009 vai somar R$ 30 milhões, mesmo patamar de 2008.
Outra grande incorporadora, a Rossi, pretende manter neste ano o mesmo patamar de investimentos em marketing de 2008, cujo valor não é revelado. A verba investida destinada aos links patrocinados, porém, vai dobrar. Os links são anúncios que aparecem ao lado dos resultados das buscas dos usuários de internet. "Trata-se de uma ferramenta que oferece grande retorno", diz Viviane Cukiero, gerente de marketing institucional. Atualmente, a Rossi patrocina cerca de 90 mil palavras em links dos portais de busca Google e Yahoo.
Na opinião do diretor de vendas da Rossi, Klaus Monteiro, o melhor é que a web permite filtrar o interesse do cliente. "O tempo para que ele se decida sobre a compra cai para um terço, uma vez que o consumidor não precisa visitar todos os empreendimentos", diz o executivo, que mantém 50 corretores - o equivalente a um quinto da sua equipe de vendas - exclusivamente para o atendimento on-line. Hoje, são 120 mil acessos ao mês.
Em 2009, a projeção é de que o número total de corretores vai subir de 250 para 350, sendo que 120 desses profissionais estarão voltados para as vendas on-line. "No ano passado, cerca de 20% dos imóveis vendidos tiveram sua aquisição encaminhada pela web e a nossa expectativa é de que, em 2009, esse índice atinja 30%", afirma Monteiro.
Na Cyrela, a venda iniciada pela internet representou cerca de 12% das vendas globais da incorporadora no ano passado. "Em 2009, esse total deve ficar entre 15% e 20%", diz Ubirajara Spessotto, diretor geral da Cyrela. Em relação à verba de marketing, o executivo avalia que a web permite uma medição de retorno sobre investimentos (ROI, na sigla em inglês) melhor do que as mídias tradicionais. Isso porque é possível saber com precisão quais caminhos o consumidor trilhou até chegar ao site da incorporadora, algo mais difícil de descobrir em relação a quem chega ao estande.
"Para nós, em 2009, não é a audiência que vai determinar os investimentos em mídia, e sim os hábitos do público-alvo, algo que pode ser acompanhado com eficiência pela internet", diz Spessotto. Ele também reforça a aposta em mídias alternativas, como espaços em academias de ginástica e restaurantes próximos dos projetos da Cyrela.
Dos atuais 280 clientes da NetCallCenter-Orbium - fornecedora de software de gestão de relacionamento com o consumidor -, mais de 30 são do mercado imobiliário, que despontou nos últimos dois anos como um dos principais setores atendidos pela empresa de tecnologia. "As incorporadoras vêm percebendo que o velho modelo do corretor sentado no estande, à espera dos clientes, é pouco produtivo", afirma Marcelo Amorim, presidente da NetCallCenter-Orbium. Hoje, o consumidor quer resolver boa parte da sua vida on-line, para ganhar tempo, diz ele. "Se uma ferramenta permite visualizar, pelo computador, o quarto em três dimensões para saber se cabe a cama do filho, por exemplo, por que o consumidor rodaria de estande em estande para conferir essa informação?", questiona.
Amorim, que tem a construtora Even entre os clientes do setor de imóveis, lembra que o rápido avanço das conexões em banda larga nos lares brasileiros tem incentivado as incorporadoras a tornar sua abordagem on-line mais sofisticada. "Os consumidores podem conversar com o corretor virtual, tirar dúvidas por meio de chats ou videoatendimento", diz o executivo. Dessa forma, conclui, só visita o estande quem está realmente disposto a comprar. "A incorporadora não gasta tempo e dinheiro com quem não está interessado".
< Voltar para NotíciasOutras notícias
-
Estúdios ganham novas funções para atrair investidores
Folha de S.Paulo 23/06/2021 -
Com a Palavra... Tecnisa: novos empreendimentos devem garantir melhora nos resultados
Valor Investe 21/06/2021 -
Tecnisa faz parceria com Molegolar para cortar custos
Valor Econômico 04/05/2021 -
Entrevista: Este é o ano com as melhores condições para a Tecnisa crescer, diz diretor financeiro
Money Times 16/04/2021 -
Tecnisa: a construtora que retomou lançamentos durante a pandemia e foi às compras mirando crescimento
InfoMoney 01/04/2021 -
O marketing do asfalto caminha para a internet
Valor Econômico 12/03/2021 -
Coronavírus: as tendências para o mercado imobiliário em 2021, segundo a Tecnisa
ÉPOCA NEGÓCIOS 21/01/2021 -
Economia compartilhada é colocada em xeque na pandemia
Exame 15/07/2020 -
A hora e a vez da casa-escritório
Consumidor Moderno 08/06/2020 -
O bot de voz e o desafio de aprender sobre tudo
04/06/2020 -
Tecnisa redesenha imóveis para incorporar hábitos legados da quarentena
Abecip 22/05/2020 -
Como a Tecnisa tem impactado o ecossistema empreendedor brasileiro
Consumidor Moderno 13/08/2018 -
Espaço para as Construtechs
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios 01/05/2018 -
Bitcoins ganham espaço na compra de imóveis de alto padrão no país
Folha de São Paulo 22/12/2017 -
Bairros planejados viram ilhas de sossego em São Paulo
Folha de São Paulo - sobre tudo 26/11/2017 -
O outro lado da Bitcoin
ISTO É DINHEIRO 21/07/2017 -
Alto de Pinheiros ganha predinhos com boa arquitetura e tecnologia
Folha de São Paulo - sobre tudo 09/04/2017 -
NH Curitiba The Five entra em operação
Revista Hotéis 03/04/2017 -
Inovação: Tecnisa conta estratégias do setor para atrair clientes
InfoMoney 31/03/2017 -
"Estou há 40 anos no setor imobiliário e nunca vi uma crise como essa", diz fundador da Tecnisa
InfoMoney 08/12/2016 -
ONG ajuda a transformar canteiros de construções em ateliês
METRO SÃO PAULO 25/08/2015 -
Comunicação é só parte do comércio, diz diretor de marketing da Tecnisa
FOLHA DE SÃO PAULO - ARENA DO MARKETING 13/03/2015 -
TECNISA promove ação especial no ParkShopping Barigüi
REVISTA CWB 05/03/2015 -
Tecnisa inaugura novo decorado do Inspira Business
CONSTRUCHEMICAL - JAN/FEV/2015 - Nº 18 - Pág. 25 04/03/2015 -
Investir em marketing pode ser a solução em momento de crise
VITRINE PUBLICITÁRIA - WEB 03/03/2015 -
BofA recomenda compra para ação e espera alta de 130%
INFO MONEY 26/02/2015 -
Arquitetura inclusiva, um nicho de mercado
ESTADÃO 18/01/2015 -
Feirinha Gastronômica Jardim das Perdizes volta com tudo em janeiro
CATRACA LIVRE 09/01/2015 -
2015: O ano de vender mais e melhor
PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS (PEGN)- JAN/2015 - Nº 312 - Pág. 40 A 44 05/01/2015 -
Quem quer dinheiro?
EXAME - MARKETING / PESQUISA - SÃO PAULO - SP 05/03/2014 -
Condomínios para a terceira idade
VEJA - GUIA VEJA - SÃO PAULO - SP 05/03/2014 -
Cursos de engenharia e arquitetura se adaptam à NBR 15575
REVISTA ITAMBÉ 26/02/2014 -
Incorporadora Tecnisa fecha 2013 com R$ 1,9 bilhões em lançamentos
MONITOR MERCANTIL ONLINE - WEB 16/01/2014 -
Itaú revisa preços de ações de construtoras
EXAME - WEB 15/01/2014 -
Ritmo de expansão da Barra Funda
O ESTADO DE S. PAULO - IMÓVEIS 29/12/2013 -
Chegou a vez de Diadema
DIÁRIO DO GRANDE ABC - REVISTA TUDO & IMÓVEL 28/12/2013 -
O que as melhores têm para ensinar
ÉPOCA NEGÓCIOS - WEB 22/12/2013 -
As empresas que são exemplo de inovação
ÉPOCA NEGÓCIOS - WEB 05/11/2013 -
Tecnisa gera mais 20 milhões em vendas de imóveis pelo Facebook
MARKETINGIMOB - WEB 03/11/2013 -
Tecnisa tem lucro recorde até setembro e reverte perdas de 2012
VALOR ECONÔMICO ONLINE - WEB 01/11/2013 -
Empresas encaram o desafio de decifrar as mulheres
Exame.com 08/03/2012 -
Tecnisa tem maior ganho em um mês com venda de fatia da Windsor
Exame.com 23/12/2011 -
Coca-Cola, Pão de Açúcar, Walmart, Tim e Tecnisa fazem balanço de 2011
Mundo do Mkt 22/12/2011 -
Incorporadoras perto de atingir as metas de 2011
Valor Econômico 19/12/2011 -
Tecnisa incorpora as boas ideias em seus lançamentos
Brasil Econômico 16/12/2011 -
Vagas à disposição
Quatro Rodas 01/12/2011 -
Corre-corre de negócios
VOCÊ S/A 01/12/2011 -
Como estimular a inovação
Revista Época Negócios - SP 01/10/2011 -
Iniciativa beneficia moradores
Valor Econômico 26/09/2011 -
Em breve aqui, um novo bairro
O Estado de S. Paulo 25/09/2011 -
Condomínios se adaptam à nova vida dos idosos
Gazeta do Povo 22/09/2011 -
Prêmio Master Imobiliário anuncia vencedores
O Estado de S. Paulo - SP 14/09/2011 -
PDG Realty, Even e TECNISA são as favoritas do setor de construção, avalia Safra
Exame.com - SP 06/09/2011 -
Os 10 mais inovadores...
Revista Proxxima - SP 01/09/2011 -
A Cartilha do marketing nos tempos do Twitter
Revista Proxxima - SP 01/09/2011 -
Internet se transforma em aliada na compra da casa própria
IG Notícias - SP 31/08/2011 -
Tecnisa premia consumidores com iPad e iPhone
ProXXima - SP 30/08/2011 -
À procura de espaço
Revista Construção Mercado - SP 01/08/2011 -
Barra Funda ganha bairro planejado
31/07/2011 -
Folha de São Paulo - Edifícios mais eficientes
22/07/2011 -
Construtoras aumentam vendas - Valor
19/07/2011 -
Mundo do Marketing - TECNISA promove oficinas infantis em empreendimentos de São Paulo.
19/07/2011 -
G1 - TECNISA abre inscrições para Programa de Trainees.
09/07/2011 -
Meio & Mensagem - Mercado segue tendência de expansão
27/06/2011 -
Clipping Express - Crowdsourcing se consolida na construção de marcas e projetos
20/06/2011 -
Maior metro quadrado da cidade é seu, diz TECNISA
01/06/2011 -
Referência na Web
20/05/2011 -
Lucro da Tecnisa sobe 52% e vai a R$ 61 milhões
12/05/2011 -
Setor de imóveis troca estande pelo mouse
Valor Econômico 05/01/2009 -
Tempo e dinheiro para comprar
Veja 30/07/2008 -
O retrato dos novos consumidores brasileiros
Exame 17/04/2008