Geral 01/09/2011

Os 10 mais inovadores...

A Plataforma ProXXIma perguntou ao mercado quais são os dez profissionais brasileiros mais inovadores que atestam na área de marketing e comunicação digital. Se você não está entre eles, já se perguntou por quê? Se inovar é um dos atributos profissionais mais valorizados na economia empresarial da era da convergência. A lista que surgiu dos dez profissionais mais inovadores do mercado da comunicação e do marketing digital no Brasil, após a consulta que a Plataforma ProXXima fez às bases do nosso negócio, é um espelho desse atributo.


Espelha a opinião do mercado, portanto expõe os cri térios que esse mesmo mercado utiliza para avaliar seus lideres inovadores. E espelha também, no seu conjunto e por meio daqueles que o mercada entende como os nossos melhores, onde estamos na tarefa de inovar, que em tese é gerar o novo a partir do existente. Se desejar expor sua opinião sobre a lista corajosa e publicamente, a gente quer ouvir. Entre no Portal Pro XXIma, procure a seção Palanque, na parte inferior do site, e mande bala. Os eleitos e suas principais contribuições para o mercado brasileiro de marketing digital: João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat Acho que minha principal contribuição foi conseguir fazer a tradução do marketing tradicional para o digital, integrando estratégias e, acima de tudo, contribuindo para a criação de uma nova mentalidade dentro da área de marketing.


No início da minha carreira, eu apenas lidava com o marketing tradicional, porque o digital ainda era uma realidade distante. Tive a oportunidade de ver esta transformação desde o início e de conhecer as estratégias digitais a fundo, com todas as possibilidades de trabalho sob uma nova ótica. Na Fiat, o desenvolvimento desta cultura digital fez com que chegássemos ao reconhecimento de hoje, com o pioneirismo em experimentar novos formatos e ferramentas, pautados sempre pela inovação. Abel Reis, CEO da Agência Click Isobar Creio que minha principal contribuição ao marketing digital brasileiro foi pensar comunicação não pelo ponto de vista de um publicitário de formação o que de fato não sou, mas como um profissional sempre em busca de oportunidades de inovação de linguagem e de tecnologia, inspirado a partir de outras disciplinas, seja da filosofia à semiótica, passando pela informática.


A revolução digital me deu a oportunidade de colocar em prática essa abordagem no contexto da comunicação publicitária. Em resumo, minha crença é que a melhor resposta ao desafio da inovação nos dias de hoje, em todas as áreas de negócio, é o pensamento transdisciplinar. Não acredito em silos de conhecimento e de especialidades. Acredito sim na originalidade que nasce do remix de saberes, pessoas e experiências. Acredito também na postura humilde e corajosa de sempre desaprender o antigo para inventar o novo. Gil Giardelli, professor da ESPM e da Miami Ad School, e diretor da consultoria Gaia Creative Uma grande honra, mas um reconhecimento da inovação coletiva do grupo Inovadores ESPM, das pessoas da minha equipe da Gala Creative, da ousadia dos meus clientes.


Nos projetos digitais dos quais participo, busco novas formas de geração de riqueza para a Humanidade 5.o, a era do conhecimento coletivo e da generosidade. Em minhas aulas e palestras, em meu ambiente de trabalho, tento motivar, educar e colaborar para um futuro regido por economia criativa, empreendedorismo, crowdsourcing, co-criação, consumo colaborativo, evolução tecnológica, humanização das marcas e ideias transformadoras de uma sociedade em rede e em beta.


Daqui a décadas ou séculos, virá um historiador e dirá que, nestes anos 2000, construímos uma nova economia e uma nova sociedade. Eu participei. Romeo Deon Busarello, diretor de ambientes digitais e relacionamento com o cliente da Tecnisa. E professor da ESPM e do Insper. Esse reconhecimento é consequência de um trabalho desenvolvido com regularidade e consistência desde 2000, quando a internet tinha aproximadamente quatro milhões de usuários no Brasil e ninguém acreditava que ela pudesse servir para vender um imóvel.


Provamos que podia. A Tecnisa se destacou pela contínua crença nas mídias dlgitais. Foi uma das primeiras a explorar a internet, a investir em links patrocinados, a criar uma equipe de corretores online, a ter um blog corporativo sem nenhuma censura, a disponibilizar aplicativos para iPhone e a ser a primeira empresa do mundo a vender um imóvel via Twiter, e hoje muito engajada em inovação aberta, usando os recursos de crowdsourcing.


Além disso, em meu trabalho como professor, há 14 anos em cursos de MBA e pós, mostrei a mais de cinco mil alunos a força dessa mídia. Sempre abordei em minhas aulas que tudo o que pode ser escrito, falado, visto e ouvido um dia se tornaria um bit. f Martha Gabriel, consultora, professora de MBA e palestrante Acredito que a minha maior contribuição são os meus livros sobre o tema e, em especial, o Marketing na Era Digital, que trata do assunto desde a metodologia estratégica até as transformações do ambiente e as novas plataformas decorrentes das tecnologias digitais.


Esse livro é o pioneiro no Brasil no uso de QRcodes e realidade aumentada para integrar a experiência de leitura on e tornando-se o primeiro livro impresso 2. Ono mercado nacional. Sou uma entusiasta do uso das tecnologias corno forma de ampliação da experiência humana e estou sempre experimentando. Analisando e aplicando novas possibilidades tecnológicas no meu dia a dia. Acredito que isso também inspire outras pessoas, disseminando a cultura digital. Cesar Paz, CEO da AG2 Publicis Modem e presidente da Abradi. Num mercado em profunda transformação, decidi não ser vitima das mudanças, mas agente delas. Vivi de forma visceral esses anos de internet comercial no Brasil. Penso que minha contribuição para o marketing digital brasileiro se dá fundamentalmente em três níveis: primeiro, pela atividade empreendedora propriamente dita. Construir um dos principais players do mercado da comunicação digital no Brasil, a AG2I Publicis Modem. Em um segundo, inovamos muito em assumir, ao longo dos anos, com sucesso, projetos de altíssima complexidade para grandes marcas brasileiras. Por fim, acho que minha contribuição transcende os limites da AG2JPublicis Modem e tenho trabalhado muito na Abradi. Alexandre Hohagen, responsável pelas operações do Facebook na América Latina Eco Moliterno, head of digital da Africa. Há mais de uma décaada acompanho a evolução da Internet. de dentro da internes. Tive a oportunidade de viver e contribuir de muito perto para as três ondas que o mundo digital passou nos últimos dez anos. A internet deixou de ser urna fonte de consumo de informação, como a conhecíamos no final dos anos go. Em meados dos anos 2000, a segunda onda deuse por meio do surgimento de algoritmos matemáticos. Ao analisar milhares de informações, nos indicavam os links mais relevantes, a partir de urna busca. Não há dúvida de que hoje estamos no meio de uma grande transformação. O modelo dos portais de noticia perdeu espaço para a Internet colaborativa. E o modelo frio dos algorítimos deu lugar à internes social. Cada vez mais as pessoas refletem a sua vida dentro do ambiente online. Se relacionam entre si e com as marcas, produtos e serviços que tanto admiram. É fascinante, mais uma vez, poder contribuir para que o nosso mercado entenda o impacto dessa nova realidade Esse reconhecimento se deve, em grande parte, ao trabalho de integração que estamos fazendo na Africa.


Cheguei à agéncia para implementar um modelo de trabalho já adaptado ao novo momento da internet e em apenas um ano e meio já fizemos dois dos virais de marca mais vistos na história do You Tube no Brasil (Eduardo & Mortica, para Vivo e Singie Ladtes, para Seara), lançamos o primeiro seriado brasileiro no Facebook (Larundo Roupa Suja, para Ariel) e a maior ação de sampling já feita em uma rede social (Boca a Boca, para Oral 8).


Na Africa juntamos a inovação do on com o pc)der do off dois termos, aliás, tão antigos quanto fazer site. Fernando Chacon, diretor executivo de marketing do Itaú Unibanco Nossa história se confunde com a dos meios digitais. O1 digitar, um de nossos ícones mais fortes, foi criado há mais de dez anos e com o tempo evoluiu, carregando hoje atributos que remetem a proximidade, inclusão e relacionamento. E é dessa forma que entendemos a tecnologia: um meio para estarmos mais próximos e facilitar a vida de nossos clientes. O desafio hoje é ir além da relação transacional, é o de estabelecer um diálogo. Não é uma tarefa fácil e não acreditamos em fórmulas prontas. Oque antes era feito de forma unidirecional hoje fazemos de forma colaborativa por meio de conteúdos relevantes para nossos públicos. Estamos aprendendo que o compartilhamento de nossos valores, atitudes e propósito é o princípio desta conversa. Fernando Madeira, CEO do Terra América Latina Minha maior contribuição é justamente ser um dos fundadores do Terra. Estou aqui há 21 anos, quando a empresa ainda se chamava Nutec, e a nossa história se confunde com a própria construção da internet no Brasil. Somos digitais por natureza. Nascemos desta forma, sem nenhuma associação com a mídia off-line. Hoje, estamos em i8 países da América do Norte e da América Latina e as nossas plataformas são consideradas referências globais, reconhecidas e premiadas. Como exemplo, cito o Sonora, nossa plataforma de música, e a TV Terra, que lançamos quando ninguém fazia TV para internet. Temos um time muito bacana, formado por feras digitais, e a minha inspiração para liderar o Terra vem da troca com essa equipe, das conversas que tenho com pessoas do mundo todo e do desafio de ter de criar coisas novas o tempo todo.