O marketing do asfalto caminha para a internet
12/03/2021O homem-seta, personagem visto facilmente em ruas e avenidas próximas a empreendimentos imobiliários nas maiores cidades do país, com um placa pendurada no pescoço e uma flecha pintada, indicando um estande de vendas, está fadado a desaparecer.
Assim como o distribuidor de folhetos nos sinais de trânsito, o homem-seta faz parte da idade pré-digital do marketing das incorporadoras e construtoras brasileiras. Podem até ter uma sobrevida em tempos de crise econômica, com alto desemprego, mas o futuro é digital.
“O que fazemos hoje é o ‘matemarketing’ ”, diz Gustavo Reis, chefe de marketing e inovação da Tecnisa. A palavra nova junta propaganda, venda e instrumentos de medição de consumo. Para Reis, “beira o desumano [a situação do homem-seta]. Não podemos ficar felizes com um modelo desse”. Além do mais, diz, a eficiência dos processos digitais é muito maior.
No ano passado, o setor imobiliário ficou entre os 15 que mais investiram em publicidade, segundo pesquisa da Kantar IBOPE Media. Mais de 3.700 anunciantes compraram espaço em todos meios de comunicação, de jornais e revistas à internet e TV por assinatura. A agência NewE, focada no setor imobiliário, calcula que os imóveis ficam com 10% da publicidade paga no país, com investimentos em torno de R$ 600 milhões.
Na Tecnisa, que constrói e comercializa imóveis em várias faixas de preço, de R$ 200 mil a R$ 2 milhões, 83% das vendas têm origem na internet. Segundo Reis, parte dos compradores nem se dá ao trabalho de conhecer pessoalmente o imóvel.
O corretor, agora rebatizado consultor, só encontra o cliente na fase final do processo. Antes, o vendedor mais adequado já foi selecionado, recebeu os dados sobre o potencial comprador, com perfis de renda e investimento, hábitos e até preferências musicais. “Temos corretores preparados como vendedores de joalheria”, compara Lucas Tarabori, diretor de marketing, vendas e novos negócios da Nortis, especializada em imóveis de alto padrão. Para a maioria dos consumidores, a casa própria é a maior compra que fará em toda vida, algo que envolve toda a família.
O treinamento do corretor é considerado fator fundamental na incorporadora Benx, que lançou em 2020 um dos maiores empreendimentos em andamento no país, na Marginal de Pinheiros em São Paulo. Em março do ano passado, em plena pandemia, a empresa programara reunir 3 mil corretores num hotel, para anunciar o lançamento. Por causa da covid-19, o plano foi suspenso e transformado em um evento on-line.
Com sucesso, informa Luciano Amaral, diretor-geral da Benx. A empresa vendeu cerca de R$ 800 milhões, de duas torres residenciais, em 90 dias. Do total da receita, 83% nasceu no on-line. “Antes da pandemia nossa programação de marketing era 60% no off-line (impressos e TV) e 40% no on-line. Com a pandemia a proporção se inverteu.
Os estandes de venda das maiores empresas passaram por grandes transformações. Aqueles ambientes com jeito de provisórios, cheiro de tinta, madeira e cimento, muitas fotos da construção penduradas, estão caindo em desuso. As incorporadoras e construtoras estão investindo em alta tecnologia. “Proporcionar experiências para os clientes” é o novo lema.
O novo marketing para o mercado imobiliário usa imagens dos apartamentos em 3D, que podem ser vistas com óculos de realidade aumentada, tours virtuais nas obras, adegas de vinhos e até aromas elaborados especialmente para as empresas.
“Nós temos o cheiro Nortis”, diz o diretor da empresa, que investe em regiões da área nobre de São Paulo, com apartamentos que chegam a R$ 8 milhões. Esse mercado, segundo Tarabori, não tomou conhecimento da crise.
Sua empresa cresceu 30% em relação a 2019, sendo que 60% das vendas começaram no digital. Atenção especial foi para a publicidade dedicada ao telefone celular, onde o acesso é três vezes superior ao feito pelo computador, nas contas da Nortis.
O “matemarketing” funciona a cada passo dado pelo cliente. A taxa de conversão entre o lide (momento em que o consumidor manifesta seu interesse pela compra) e a venda, segundo o diretor da Nortis, está entre 1,6% e 1,7% nos lançamentos, enquanto a do varejo eletrônico em geral fica em 1%.
“Claro que trabalhamos com um público bem menor e específico”, ressalva. O tempo de venda entre os cliques em que o cliente manifesta interesse e efetiva a compra diminuiu de 43 dias para 26 dias.
A performance dos consultores também é medida. “Quando começamos o mês já podemos prever com razoável certeza qual será a venda”, diz Taraboli, com base em seus algoritmos. “É um modelo que não vai mais mudar”, acredita.
Para Cláudio Harmelin, carioca que ocupa a vice-presidência de intermediação e marketing do Secovi-SP, o mercado imobiliário não passou da Idade da Pedra, era dos Flintstones, para a dos Jetsons, no curto espaço de um ano. As mudanças vinham acontecendo e foram aceleradas no último ano.
“Não sabemos o que vai mudar definitivamente e o que pode retornar, não vamos de zero a 100, vamos ficar em algo no meio do caminho”, pondera Hermelin. Ele concorda, entretanto, que as ferramentas digitais de marketing e de mensuração vieram para ficar.
“Os corretores precisaram se adaptar rápido aos novos tempos”, diz o vice-presidente do Secovi, que reúne incorporadores e administradores de imóveis. Ele os compara aos motoristas de táxi, que precisaram aprender a lidar com aplicativos de localização e enfrentar a concorrência de plataformas, como Uber e 99. “Não foi uma escolha, foi uma necessidade. Ou ia para o digital ou ficava sem cliente”.
< Voltar para NotíciasOutras notícias
-
Estúdios ganham novas funções para atrair investidores
Folha de S.Paulo 23/06/2021 -
Com a Palavra... Tecnisa: novos empreendimentos devem garantir melhora nos resultados
Valor Investe 21/06/2021 -
Tecnisa faz parceria com Molegolar para cortar custos
Valor Econômico 04/05/2021 -
Entrevista: Este é o ano com as melhores condições para a Tecnisa crescer, diz diretor financeiro
Money Times 16/04/2021 -
Tecnisa: a construtora que retomou lançamentos durante a pandemia e foi às compras mirando crescimento
InfoMoney 01/04/2021 -
O marketing do asfalto caminha para a internet
Valor Econômico 12/03/2021 -
Coronavírus: as tendências para o mercado imobiliário em 2021, segundo a Tecnisa
ÉPOCA NEGÓCIOS 21/01/2021 -
Economia compartilhada é colocada em xeque na pandemia
Exame 15/07/2020 -
A hora e a vez da casa-escritório
Consumidor Moderno 08/06/2020 -
O bot de voz e o desafio de aprender sobre tudo
04/06/2020 -
Tecnisa redesenha imóveis para incorporar hábitos legados da quarentena
Abecip 22/05/2020 -
Como a Tecnisa tem impactado o ecossistema empreendedor brasileiro
Consumidor Moderno 13/08/2018 -
Espaço para as Construtechs
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios 01/05/2018 -
Bitcoins ganham espaço na compra de imóveis de alto padrão no país
Folha de São Paulo 22/12/2017 -
Bairros planejados viram ilhas de sossego em São Paulo
Folha de São Paulo - sobre tudo 26/11/2017 -
O outro lado da Bitcoin
ISTO É DINHEIRO 21/07/2017 -
Alto de Pinheiros ganha predinhos com boa arquitetura e tecnologia
Folha de São Paulo - sobre tudo 09/04/2017 -
NH Curitiba The Five entra em operação
Revista Hotéis 03/04/2017 -
Inovação: Tecnisa conta estratégias do setor para atrair clientes
InfoMoney 31/03/2017 -
"Estou há 40 anos no setor imobiliário e nunca vi uma crise como essa", diz fundador da Tecnisa
InfoMoney 08/12/2016 -
ONG ajuda a transformar canteiros de construções em ateliês
METRO SÃO PAULO 25/08/2015 -
Comunicação é só parte do comércio, diz diretor de marketing da Tecnisa
FOLHA DE SÃO PAULO - ARENA DO MARKETING 13/03/2015 -
TECNISA promove ação especial no ParkShopping Barigüi
REVISTA CWB 05/03/2015 -
Tecnisa inaugura novo decorado do Inspira Business
CONSTRUCHEMICAL - JAN/FEV/2015 - Nº 18 - Pág. 25 04/03/2015 -
Investir em marketing pode ser a solução em momento de crise
VITRINE PUBLICITÁRIA - WEB 03/03/2015 -
BofA recomenda compra para ação e espera alta de 130%
INFO MONEY 26/02/2015 -
Arquitetura inclusiva, um nicho de mercado
ESTADÃO 18/01/2015 -
Feirinha Gastronômica Jardim das Perdizes volta com tudo em janeiro
CATRACA LIVRE 09/01/2015 -
2015: O ano de vender mais e melhor
PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS (PEGN)- JAN/2015 - Nº 312 - Pág. 40 A 44 05/01/2015 -
Quem quer dinheiro?
EXAME - MARKETING / PESQUISA - SÃO PAULO - SP 05/03/2014 -
Condomínios para a terceira idade
VEJA - GUIA VEJA - SÃO PAULO - SP 05/03/2014 -
Cursos de engenharia e arquitetura se adaptam à NBR 15575
REVISTA ITAMBÉ 26/02/2014 -
Incorporadora Tecnisa fecha 2013 com R$ 1,9 bilhões em lançamentos
MONITOR MERCANTIL ONLINE - WEB 16/01/2014 -
Itaú revisa preços de ações de construtoras
EXAME - WEB 15/01/2014 -
Ritmo de expansão da Barra Funda
O ESTADO DE S. PAULO - IMÓVEIS 29/12/2013 -
Chegou a vez de Diadema
DIÁRIO DO GRANDE ABC - REVISTA TUDO & IMÓVEL 28/12/2013 -
O que as melhores têm para ensinar
ÉPOCA NEGÓCIOS - WEB 22/12/2013 -
As empresas que são exemplo de inovação
ÉPOCA NEGÓCIOS - WEB 05/11/2013 -
Tecnisa gera mais 20 milhões em vendas de imóveis pelo Facebook
MARKETINGIMOB - WEB 03/11/2013 -
Tecnisa tem lucro recorde até setembro e reverte perdas de 2012
VALOR ECONÔMICO ONLINE - WEB 01/11/2013 -
Empresas encaram o desafio de decifrar as mulheres
Exame.com 08/03/2012 -
Tecnisa tem maior ganho em um mês com venda de fatia da Windsor
Exame.com 23/12/2011 -
Coca-Cola, Pão de Açúcar, Walmart, Tim e Tecnisa fazem balanço de 2011
Mundo do Mkt 22/12/2011 -
Incorporadoras perto de atingir as metas de 2011
Valor Econômico 19/12/2011 -
Tecnisa incorpora as boas ideias em seus lançamentos
Brasil Econômico 16/12/2011 -
Vagas à disposição
Quatro Rodas 01/12/2011 -
Corre-corre de negócios
VOCÊ S/A 01/12/2011 -
Como estimular a inovação
Revista Época Negócios - SP 01/10/2011 -
Iniciativa beneficia moradores
Valor Econômico 26/09/2011 -
Em breve aqui, um novo bairro
O Estado de S. Paulo 25/09/2011 -
Condomínios se adaptam à nova vida dos idosos
Gazeta do Povo 22/09/2011 -
Prêmio Master Imobiliário anuncia vencedores
O Estado de S. Paulo - SP 14/09/2011 -
PDG Realty, Even e TECNISA são as favoritas do setor de construção, avalia Safra
Exame.com - SP 06/09/2011 -
Os 10 mais inovadores...
Revista Proxxima - SP 01/09/2011 -
A Cartilha do marketing nos tempos do Twitter
Revista Proxxima - SP 01/09/2011 -
Internet se transforma em aliada na compra da casa própria
IG Notícias - SP 31/08/2011 -
Tecnisa premia consumidores com iPad e iPhone
ProXXima - SP 30/08/2011 -
À procura de espaço
Revista Construção Mercado - SP 01/08/2011 -
Barra Funda ganha bairro planejado
31/07/2011 -
Folha de São Paulo - Edifícios mais eficientes
22/07/2011 -
Construtoras aumentam vendas - Valor
19/07/2011 -
Mundo do Marketing - TECNISA promove oficinas infantis em empreendimentos de São Paulo.
19/07/2011 -
G1 - TECNISA abre inscrições para Programa de Trainees.
09/07/2011 -
Meio & Mensagem - Mercado segue tendência de expansão
27/06/2011 -
Clipping Express - Crowdsourcing se consolida na construção de marcas e projetos
20/06/2011 -
Maior metro quadrado da cidade é seu, diz TECNISA
01/06/2011 -
Referência na Web
20/05/2011 -
Lucro da Tecnisa sobe 52% e vai a R$ 61 milhões
12/05/2011 -
Setor de imóveis troca estande pelo mouse
Valor Econômico 05/01/2009 -
Tempo e dinheiro para comprar
Veja 30/07/2008 -
O retrato dos novos consumidores brasileiros
Exame 17/04/2008