O bot de voz e o desafio de aprender sobre tudo
04/06/2020Com a evolução dos canais de atendimento, o contato com o agente humano está se tornando, cada vez mais, uma opção em situações de maior complexidade ou urgência. Em paralelo, cresce o uso de recursos digitais: empresas dos mais variados setores utilizam tecnologias de bots tanto no telefone, quanto em apps e ainda no chat.
Em painel mediado por Eric Visintainer, editor da Plataforma Whow!, os executivos Romeo Busarello, Marketing Director da Tecnisa; Silvio Renan Souza, diretor de Pós Venda da Mercedes-Benz Brasil; e Gabriela Bianco, diretora de Projetos de Experiência do Cliente da Vivo contaram sobre as próprias vivências com esses recursos.
Diferentes vozes
Gabriela conta que a Aura, Inteligência Artificial da Vivo, está presente em 20 canais – sendo que o WhatsApp, o app Meu Vivo e o atendimento telefônico são considerados os de maior relevância. São mais de 35 milhões de interações por mês e, na pandemia, o número de contatos por WhatsApp dobrou.
Souza, da Mercedes-Benz, conta sobre a iniciativa MB UX, focada na experiência dos clientes de automóveis. “Algumas perguntas das interações já são respondidas por bot”, diz. Além disso, no atendimento aos clientes a empresa também está apostando no WhatsApp. “Essa é uma ferramenta consolidada, de interação fácil”, justifica. “Neste mês, estamos começando a entregar os novos caminhões da empresa e há um algoritmo que suplanta a comunicação entre motoristas e a Mercedes-Benz”, diz. “Invertemos essa relação: com informações de um pré-diagnóstico, entramos em contato com o cliente e facilitamos a experiência”.
Busarello, por sua vez, conta que o grande investimento da empresa é no prospect: há uma média de 150 mil a 200 mil pessoas interessadas em comprar imóveis ao longo do ano. A partir desse dado, a Tecnisa investiu na Isa, o bot que faz um refinamento dos leads para o corretor. “A busca por imóveis hoje acontece 24h, mas a minha busca assistida vai até as 22h”, diz. “Apesar disso, há muitos clientes que fazem buscas na madrugada: com o bot, conseguimos registrar essa demanda e encaminhá-la para o corretor de manhã”.
Ampliando a compreensão
Mais do que um apoio para um canal de atendimento, Gabriela afirma que a Inteligência Artificial (IA) permite entender e analisar as necessidades do consumidor. “Há toda uma tecnologia que garante que essas soluções estejam de fato efetivas”, diz. Nesse sentido, ela revela que o grande desafio é conectar tecnologias novas e antigas. Por exemplo, para aplicar a Aura no atendimento telefônico, foi preciso conectá-la à URA. Além disso, o desenho da experiência também é um ponto de atenção.
Na Mercedes-Benz, são gerados relatórios, informações de voz, recomendações e agora estão sendo desenvolvidos aplicativos para ampliar a eficiência da operação e logística. “Por exemplo, um app, com viés de gamification, permite que os motoristas avaliem a própria condução em quatro variáveis, se comparem com outros motoristas, façam depoimentos de como evoluíram com essa tecnologia”, cita Souza.
Contextos variados
Por conta da Lei nº 13.103, conhecida como a Lei do Motorista, que coloca novas regras nessa profissão, a Mercedes-Benz criou um app que auxilia o condutor e o ajuda a monitorar as horas de trabalho. Há ainda outro aplicativo, pertencente ao grupo Daimler, que está chegando ao Brasil e que permite conectar motorista, gerador de carga e quem a receberá. “Todos poderão acompanhar a entrega da mercadoria”, explica.
Souza conta ainda sobre o uso de Realidade Virtual (RV) na área de manutenção. “A arquitetura eletrônica evoluiu muito e, hoje, contamos com um engenheiro especializado que, utilizando óculos virtual, vê o que o mecânico está enxergando na hora dos ajustes e se comunica com eles”, afirma.
Busarello, por sua vez, afirma que, diante da variedade de oferecida pela Tecnisa – desde os apartamentos mais simples até os mais sofisticados –, o desafio de treinar o bot foi bastante complexo. Além disso, havia a necessidade de garantir que a comunicação fosse empática, principalmente por ser um produto de alto valor agregado.
Confira o painel completo:
< Voltar para NotíciasOutras notícias
-
Estúdios ganham novas funções para atrair investidores
Folha de S.Paulo 23/06/2021 -
Com a Palavra... Tecnisa: novos empreendimentos devem garantir melhora nos resultados
Valor Investe 21/06/2021 -
Tecnisa faz parceria com Molegolar para cortar custos
Valor Econômico 04/05/2021 -
Entrevista: Este é o ano com as melhores condições para a Tecnisa crescer, diz diretor financeiro
Money Times 16/04/2021 -
Tecnisa: a construtora que retomou lançamentos durante a pandemia e foi às compras mirando crescimento
InfoMoney 01/04/2021 -
O marketing do asfalto caminha para a internet
Valor Econômico 12/03/2021 -
Coronavírus: as tendências para o mercado imobiliário em 2021, segundo a Tecnisa
ÉPOCA NEGÓCIOS 21/01/2021 -
Economia compartilhada é colocada em xeque na pandemia
Exame 15/07/2020 -
A hora e a vez da casa-escritório
Consumidor Moderno 08/06/2020 -
O bot de voz e o desafio de aprender sobre tudo
04/06/2020 -
Tecnisa redesenha imóveis para incorporar hábitos legados da quarentena
Abecip 22/05/2020 -
Como a Tecnisa tem impactado o ecossistema empreendedor brasileiro
Consumidor Moderno 13/08/2018 -
Espaço para as Construtechs
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios 01/05/2018 -
Bitcoins ganham espaço na compra de imóveis de alto padrão no país
Folha de São Paulo 22/12/2017 -
Bairros planejados viram ilhas de sossego em São Paulo
Folha de São Paulo - sobre tudo 26/11/2017 -
O outro lado da Bitcoin
ISTO É DINHEIRO 21/07/2017 -
Alto de Pinheiros ganha predinhos com boa arquitetura e tecnologia
Folha de São Paulo - sobre tudo 09/04/2017 -
NH Curitiba The Five entra em operação
Revista Hotéis 03/04/2017 -
Inovação: Tecnisa conta estratégias do setor para atrair clientes
InfoMoney 31/03/2017 -
"Estou há 40 anos no setor imobiliário e nunca vi uma crise como essa", diz fundador da Tecnisa
InfoMoney 08/12/2016 -
ONG ajuda a transformar canteiros de construções em ateliês
METRO SÃO PAULO 25/08/2015 -
Comunicação é só parte do comércio, diz diretor de marketing da Tecnisa
FOLHA DE SÃO PAULO - ARENA DO MARKETING 13/03/2015 -
TECNISA promove ação especial no ParkShopping Barigüi
REVISTA CWB 05/03/2015 -
Tecnisa inaugura novo decorado do Inspira Business
CONSTRUCHEMICAL - JAN/FEV/2015 - Nº 18 - Pág. 25 04/03/2015 -
Investir em marketing pode ser a solução em momento de crise
VITRINE PUBLICITÁRIA - WEB 03/03/2015 -
BofA recomenda compra para ação e espera alta de 130%
INFO MONEY 26/02/2015 -
Arquitetura inclusiva, um nicho de mercado
ESTADÃO 18/01/2015 -
Feirinha Gastronômica Jardim das Perdizes volta com tudo em janeiro
CATRACA LIVRE 09/01/2015 -
2015: O ano de vender mais e melhor
PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS (PEGN)- JAN/2015 - Nº 312 - Pág. 40 A 44 05/01/2015 -
Quem quer dinheiro?
EXAME - MARKETING / PESQUISA - SÃO PAULO - SP 05/03/2014 -
Condomínios para a terceira idade
VEJA - GUIA VEJA - SÃO PAULO - SP 05/03/2014 -
Cursos de engenharia e arquitetura se adaptam à NBR 15575
REVISTA ITAMBÉ 26/02/2014 -
Incorporadora Tecnisa fecha 2013 com R$ 1,9 bilhões em lançamentos
MONITOR MERCANTIL ONLINE - WEB 16/01/2014 -
Itaú revisa preços de ações de construtoras
EXAME - WEB 15/01/2014 -
Ritmo de expansão da Barra Funda
O ESTADO DE S. PAULO - IMÓVEIS 29/12/2013 -
Chegou a vez de Diadema
DIÁRIO DO GRANDE ABC - REVISTA TUDO & IMÓVEL 28/12/2013 -
O que as melhores têm para ensinar
ÉPOCA NEGÓCIOS - WEB 22/12/2013 -
As empresas que são exemplo de inovação
ÉPOCA NEGÓCIOS - WEB 05/11/2013 -
Tecnisa gera mais 20 milhões em vendas de imóveis pelo Facebook
MARKETINGIMOB - WEB 03/11/2013 -
Tecnisa tem lucro recorde até setembro e reverte perdas de 2012
VALOR ECONÔMICO ONLINE - WEB 01/11/2013 -
Empresas encaram o desafio de decifrar as mulheres
Exame.com 08/03/2012 -
Tecnisa tem maior ganho em um mês com venda de fatia da Windsor
Exame.com 23/12/2011 -
Coca-Cola, Pão de Açúcar, Walmart, Tim e Tecnisa fazem balanço de 2011
Mundo do Mkt 22/12/2011 -
Incorporadoras perto de atingir as metas de 2011
Valor Econômico 19/12/2011 -
Tecnisa incorpora as boas ideias em seus lançamentos
Brasil Econômico 16/12/2011 -
Vagas à disposição
Quatro Rodas 01/12/2011 -
Corre-corre de negócios
VOCÊ S/A 01/12/2011 -
Como estimular a inovação
Revista Época Negócios - SP 01/10/2011 -
Iniciativa beneficia moradores
Valor Econômico 26/09/2011 -
Em breve aqui, um novo bairro
O Estado de S. Paulo 25/09/2011 -
Condomínios se adaptam à nova vida dos idosos
Gazeta do Povo 22/09/2011 -
Prêmio Master Imobiliário anuncia vencedores
O Estado de S. Paulo - SP 14/09/2011 -
PDG Realty, Even e TECNISA são as favoritas do setor de construção, avalia Safra
Exame.com - SP 06/09/2011 -
Os 10 mais inovadores...
Revista Proxxima - SP 01/09/2011 -
A Cartilha do marketing nos tempos do Twitter
Revista Proxxima - SP 01/09/2011 -
Internet se transforma em aliada na compra da casa própria
IG Notícias - SP 31/08/2011 -
Tecnisa premia consumidores com iPad e iPhone
ProXXima - SP 30/08/2011 -
À procura de espaço
Revista Construção Mercado - SP 01/08/2011 -
Barra Funda ganha bairro planejado
31/07/2011 -
Folha de São Paulo - Edifícios mais eficientes
22/07/2011 -
Construtoras aumentam vendas - Valor
19/07/2011 -
Mundo do Marketing - TECNISA promove oficinas infantis em empreendimentos de São Paulo.
19/07/2011 -
G1 - TECNISA abre inscrições para Programa de Trainees.
09/07/2011 -
Meio & Mensagem - Mercado segue tendência de expansão
27/06/2011 -
Clipping Express - Crowdsourcing se consolida na construção de marcas e projetos
20/06/2011 -
Maior metro quadrado da cidade é seu, diz TECNISA
01/06/2011 -
Referência na Web
20/05/2011 -
Lucro da Tecnisa sobe 52% e vai a R$ 61 milhões
12/05/2011 -
Setor de imóveis troca estande pelo mouse
Valor Econômico 05/01/2009 -
Tempo e dinheiro para comprar
Veja 30/07/2008 -
O retrato dos novos consumidores brasileiros
Exame 17/04/2008