Empresas encaram o desafio de decifrar as mulheres
08/03/2012Para vender mais, Tecnisa, Fleury e indústria automobilística adaptam seus negócios para atender – e atrair – as consumidoras brasileiras
São Paulo – Foi-se o tempo em que as mulheres eram tidas apenas como consumidoras restritas a itens óbvios como batons, perfumes e bolsas. Mais preparadas e inseridas no mercado de trabalho, elas tem sido o grande objeto de estudo e de conquista de empresas de ramos tão díspares quanto construção civil, carros e saúde. Isso explica por que muitas empresas têm adaptado seus negócios para atendê-las de forma certeira.
A explicação não está apenas no aumento de renda das brasileiras, mas também no poder de influência que elas exercem sobre seus pares. Estima-se que as mulheres respondam por pouco mais da metade dos quase 2 trilhões de reais destinados ao consumo – seja por consumo consumo direto ou por influência delas nas decisões. Ou seja, a opinião das mães, esposas, namoradas, amigas, irmãs, vizinhas... conta ( e muito) para os homens no momento em que eles vão decidir o que consumir.
"Mulherização"
A construtora Tecnisa não demorou muito para perceber quanto a opinião feminina era importante na hora das pessoas comprarem um apartamento. Desde 2003 a empresa criou uma área de “mulherização” para adequar alguns de seus serviços às exigências femininas. “De lá pra cá, aumentamos o nosso quadro de projetistas e engenheiras mulheres para podermos nos ater a detalhes que antes passavam despercebidos”, afirma Romeo Busarello, diretor de marketing da empresa.
As mudanças apontadas pela iniciativa foram muitas e vão de pequenos mimos de comunicação a ações mais práticas em termos de concepção de produtos. O projeto, por exemplo, passou a levar em conta a altura média de brasileiros e brasileiras. “Com isso, a altura da pia e algumas outras disposições do imóvel foram alteradas para atender a todos”, diz o diretor. O cuidado com a limpeza na entrega do apartamento e até na sinalização do avanço da construção do imóvel por meio de caixas também foram inseridos. “Mulheres adoram caixas”, diz ele.
Busarello conta que as ações tem dado certo, mas pesquisas mostram que outras muitas melhorias ainda podem ser feitas. Unidades que serão entregues em 2013 incluem, por exemplo, espaço para um salão de beleza.
Estudos para aperfeiçoar a maneira de analisar crédito para mulheres também estão sendo feitas na Tecnisa, desde 2011, depois que a companhia constatou que as consumidoras tinham um histórico pequeno de inadimplência. “Outro estudo avalia a possibilidade de oferecer um serviço de marido de aluguel para reparos do imóvel por seis meses com objetivo de conquistar esse público”, afirma Romeo.
Pilotos de saia
O mercado de motos, historicamente voltado para homens, também teve de pilotar em outra direção nos últimos anos. Atualmente, o setor estima que uma a cada quatro motocicletas vendidas no país é comprada por mulheres entre 21 a 30 anos. Realidade que fez com que a indústria buscasse formas de captar – e cativar – melhor seus produtos ao gosto feminino.
Algumas delas podem ser vistas nas cores opcionais a tons mais neutros em acessórios usados por motociclistas, como capacetes e coletes. Os modelos preferidos por elas são o "scooter" e "Cub", que respondem por 19,13% do mercado duas rodas. Neles, atrativos são estrategicamente pensados para agradar as consumidoras e incluem compartimentos para bolsas, troca automática de câmbio e a possibilidade de conduzir o veículo com as duas pernas para frente - o que permite o uso de saia.
Espaços dedicados
Até setores que já atendiam mulheres e homens quase que na mesma proporção estão investindo em espaços cativos para esse público. O laboratório Fleury criou, por enquanto em uma de suas unidades na capital paulista, o Gestar Fleury. Trata-se de um centro integrado e especializado no diagnóstico em medicina materno-fetal, situado na Unidade Paraíso do Fleury Medicina e Saúde.
O espaço concentra todos os exames diagnósticos necessários para gestantes, apoio de uma psicóloga especializada em obstetrícia e até cursos para mães e cuidadores, ministrados por uma enfermeira-obstetra. “A futura mamãe também pode fazer download do som do batimento cardíaco do bebê e compartilhar o exame em tempo real pela internet com seu esposo ou familiares”, diz Wilson Leite Pedreira, diretor executivo de Medicina Diagnóstica do Fleury Medicina e Saúde.
< Voltar para Notícias
Outras notícias
-
Estúdios ganham novas funções para atrair investidores
Folha de S.Paulo 23/06/2021 -
Com a Palavra... Tecnisa: novos empreendimentos devem garantir melhora nos resultados
Valor Investe 21/06/2021 -
Tecnisa faz parceria com Molegolar para cortar custos
Valor Econômico 04/05/2021 -
Entrevista: Este é o ano com as melhores condições para a Tecnisa crescer, diz diretor financeiro
Money Times 16/04/2021 -
Tecnisa: a construtora que retomou lançamentos durante a pandemia e foi às compras mirando crescimento
InfoMoney 01/04/2021 -
O marketing do asfalto caminha para a internet
Valor Econômico 12/03/2021 -
Coronavírus: as tendências para o mercado imobiliário em 2021, segundo a Tecnisa
ÉPOCA NEGÓCIOS 21/01/2021 -
Economia compartilhada é colocada em xeque na pandemia
Exame 15/07/2020 -
A hora e a vez da casa-escritório
Consumidor Moderno 08/06/2020 -
O bot de voz e o desafio de aprender sobre tudo
04/06/2020 -
Tecnisa redesenha imóveis para incorporar hábitos legados da quarentena
Abecip 22/05/2020 -
Como a Tecnisa tem impactado o ecossistema empreendedor brasileiro
Consumidor Moderno 13/08/2018 -
Espaço para as Construtechs
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios 01/05/2018 -
Bitcoins ganham espaço na compra de imóveis de alto padrão no país
Folha de São Paulo 22/12/2017 -
Bairros planejados viram ilhas de sossego em São Paulo
Folha de São Paulo - sobre tudo 26/11/2017 -
O outro lado da Bitcoin
ISTO É DINHEIRO 21/07/2017 -
Alto de Pinheiros ganha predinhos com boa arquitetura e tecnologia
Folha de São Paulo - sobre tudo 09/04/2017 -
NH Curitiba The Five entra em operação
Revista Hotéis 03/04/2017 -
Inovação: Tecnisa conta estratégias do setor para atrair clientes
InfoMoney 31/03/2017 -
"Estou há 40 anos no setor imobiliário e nunca vi uma crise como essa", diz fundador da Tecnisa
InfoMoney 08/12/2016 -
ONG ajuda a transformar canteiros de construções em ateliês
METRO SÃO PAULO 25/08/2015 -
Comunicação é só parte do comércio, diz diretor de marketing da Tecnisa
FOLHA DE SÃO PAULO - ARENA DO MARKETING 13/03/2015 -
TECNISA promove ação especial no ParkShopping Barigüi
REVISTA CWB 05/03/2015 -
Tecnisa inaugura novo decorado do Inspira Business
CONSTRUCHEMICAL - JAN/FEV/2015 - Nº 18 - Pág. 25 04/03/2015 -
Investir em marketing pode ser a solução em momento de crise
VITRINE PUBLICITÁRIA - WEB 03/03/2015 -
BofA recomenda compra para ação e espera alta de 130%
INFO MONEY 26/02/2015 -
Arquitetura inclusiva, um nicho de mercado
ESTADÃO 18/01/2015 -
Feirinha Gastronômica Jardim das Perdizes volta com tudo em janeiro
CATRACA LIVRE 09/01/2015 -
2015: O ano de vender mais e melhor
PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS (PEGN)- JAN/2015 - Nº 312 - Pág. 40 A 44 05/01/2015 -
Quem quer dinheiro?
EXAME - MARKETING / PESQUISA - SÃO PAULO - SP 05/03/2014 -
Condomínios para a terceira idade
VEJA - GUIA VEJA - SÃO PAULO - SP 05/03/2014 -
Cursos de engenharia e arquitetura se adaptam à NBR 15575
REVISTA ITAMBÉ 26/02/2014 -
Incorporadora Tecnisa fecha 2013 com R$ 1,9 bilhões em lançamentos
MONITOR MERCANTIL ONLINE - WEB 16/01/2014 -
Itaú revisa preços de ações de construtoras
EXAME - WEB 15/01/2014 -
Ritmo de expansão da Barra Funda
O ESTADO DE S. PAULO - IMÓVEIS 29/12/2013 -
Chegou a vez de Diadema
DIÁRIO DO GRANDE ABC - REVISTA TUDO & IMÓVEL 28/12/2013 -
O que as melhores têm para ensinar
ÉPOCA NEGÓCIOS - WEB 22/12/2013 -
As empresas que são exemplo de inovação
ÉPOCA NEGÓCIOS - WEB 05/11/2013 -
Tecnisa gera mais 20 milhões em vendas de imóveis pelo Facebook
MARKETINGIMOB - WEB 03/11/2013 -
Tecnisa tem lucro recorde até setembro e reverte perdas de 2012
VALOR ECONÔMICO ONLINE - WEB 01/11/2013 -
Empresas encaram o desafio de decifrar as mulheres
Exame.com 08/03/2012 -
Tecnisa tem maior ganho em um mês com venda de fatia da Windsor
Exame.com 23/12/2011 -
Coca-Cola, Pão de Açúcar, Walmart, Tim e Tecnisa fazem balanço de 2011
Mundo do Mkt 22/12/2011 -
Incorporadoras perto de atingir as metas de 2011
Valor Econômico 19/12/2011 -
Tecnisa incorpora as boas ideias em seus lançamentos
Brasil Econômico 16/12/2011 -
Vagas à disposição
Quatro Rodas 01/12/2011 -
Corre-corre de negócios
VOCÊ S/A 01/12/2011 -
Como estimular a inovação
Revista Época Negócios - SP 01/10/2011 -
Iniciativa beneficia moradores
Valor Econômico 26/09/2011 -
Em breve aqui, um novo bairro
O Estado de S. Paulo 25/09/2011 -
Condomínios se adaptam à nova vida dos idosos
Gazeta do Povo 22/09/2011 -
Prêmio Master Imobiliário anuncia vencedores
O Estado de S. Paulo - SP 14/09/2011 -
PDG Realty, Even e TECNISA são as favoritas do setor de construção, avalia Safra
Exame.com - SP 06/09/2011 -
Os 10 mais inovadores...
Revista Proxxima - SP 01/09/2011 -
A Cartilha do marketing nos tempos do Twitter
Revista Proxxima - SP 01/09/2011 -
Internet se transforma em aliada na compra da casa própria
IG Notícias - SP 31/08/2011 -
Tecnisa premia consumidores com iPad e iPhone
ProXXima - SP 30/08/2011 -
À procura de espaço
Revista Construção Mercado - SP 01/08/2011 -
Barra Funda ganha bairro planejado
31/07/2011 -
Folha de São Paulo - Edifícios mais eficientes
22/07/2011 -
Construtoras aumentam vendas - Valor
19/07/2011 -
Mundo do Marketing - TECNISA promove oficinas infantis em empreendimentos de São Paulo.
19/07/2011 -
G1 - TECNISA abre inscrições para Programa de Trainees.
09/07/2011 -
Meio & Mensagem - Mercado segue tendência de expansão
27/06/2011 -
Clipping Express - Crowdsourcing se consolida na construção de marcas e projetos
20/06/2011 -
Maior metro quadrado da cidade é seu, diz TECNISA
01/06/2011 -
Referência na Web
20/05/2011 -
Lucro da Tecnisa sobe 52% e vai a R$ 61 milhões
12/05/2011 -
Setor de imóveis troca estande pelo mouse
Valor Econômico 05/01/2009 -
Tempo e dinheiro para comprar
Veja 30/07/2008 -
O retrato dos novos consumidores brasileiros
Exame 17/04/2008