Clique e escolha a cidade de seu interesse

Imprensa e Comunicação

Corre-corre de negócios

01/12/2011
Corre-corre de negócios

Profissionais usam a febre da corrida de rua para trocar cartões , captar clientes e até cavar emprego

Para diversas empresas, a corrida é um tremendo negócio. O esporte tem atualmente cerca de 4 milhões de praticantes no Brasil. Considerando as maratonas, meia maratonas e provas de rua de baixa quilometragem (5 quilômetros, por exemplo), há mais de 600 eventos por ano, 200 deles só na cidade de São Paulo. Esse corre-corre movimenta anualmente 4 bilhões de reais por ano, gerando receita para companhias de vestuário, ténis, suplementos vitamínicos e equipamentos para corrida, como relógio. A atividade ajuda a amenizar ou controlar fatores como obesidade, estresse, diabetes e colesterol. Correr, enfim, torna o sujeito mais saudável. Há também quem aproveite os treinos e as provas de rua para trocar cartões , captar clientes e até mudar de emprego.

Adepto do esporte, que pratica intensamente há sete anos, o empresário Henrique Netzke, de 26 anos, sócio da desenvolvedora de softwares GHN Soluções , de Curitiba, no Paraná, perdeu a conta de quantas vezes fez contatos profissionais, contratou ou viu alguém ser contratado por meio do esporte. Com base nessas experiências, a empresa dele desenvolveu o Linhadechegada.com, rede social voltada a praticantes de corrida de todo o Brasil. Por meio do site, gratuito, pode-se planejar o calendário de provas, produzir estatísticas sobre o próprio desempenho nos treinos e provas e compartilhar informações com outros praticantes. Lançado há um ano, já conta com 4.000 associados. Henrique ressalta apenas que, mesmo com a possibilidade clara de turbinar a rede de contatos com as corridas, ninguém deve começar a praticar o esporte de olho nesse tipo de vantagem - a exemplo do que, em certo momento, chegou a acontecer com o golfe. "O grande barato das corridas é justamente o anonimato", afirma Henrique. "Quando as pessoas estão ali, não importa se são presidentes de multinacionais ou operários, pois são apenas colegas de corrida. É a partir desse dado em comum que talvez nasça algum tipo de afinidade."

Hericka Rebello é a gerente de recursos humanos da Alterdata, uma desenvolvedora de sistemas de tecnologia da informação sediada em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Há dois anos, ela começou a correr, quando a organização contratou uma personal trainer para orientar quem estivesse interessado em praticar o esporte. Depois do entusiasmo inicial, restaram exatos 11 funcionários, além de Hericka, que levaram o desafio a sério e passaram a treinar de três a quatro vezes por semana. Esse grupo, composto de sete mulheres e cinco homens, participa de pelo menos uma prova por mês, a maioria no Rio de Janeiro. A equipe conta sempre com o patrocínio da companhia, que paga as inscrições e assegura transporte e alimentação. Além dos benefícios à saúde, Hericka começou a perceber que as corridas podem ser proveitosas para contatos profissionais. "Em cada prova, conhecemos gente e divulgamos o nome da empresa", diz. O primeiro resultado prático está em vias de se concretizar: a contratação de um funcionário de um concorrente que Hericka conheceu numa prova. "Ele me viu com o uniforme da empresa e veio conversar", conta Hericka.

No fim de julho, a equipe feminina da Alterdata comemorou o terceiro lugar de uma prova de 5 quilômetros da Corporate Run, organizada anualmente no Rio e em São Paulo com o objetivo de promover a confraternização entre equipes patrocinadas por empresas. Participaram funcionários de organizações como Vale, Peixe Urbano, 0i, Glaxo Smith Mine, Ipiranga, Bradesco, L Oréal e Fundação Getulio Vargas, entre quase 6 000 pessoas. Em setembro, a etapa paulistana atraiu 9.000 corredores.

As corridas podem ser o caminho para uma pessoa se sentir mais valorizada e integrada à companhia em que trabalha. Foi o que aconteceu com Maria lolanda Maciel Lima, técnica em terceirização do Laboratório Sabin, de Brasília. No início do ano, a empresa lançou um desafio aos colaboradores: montar uma equipe para participar da Meia Maratona do Rio de Janeiro, em agosto. Aos 29 anos, Maria não praticava nenhum esporte e tinha um cotidiano sedentário, que resultou em sobrepeso - quase 100 quilos para 1,78 metro de altura. Ela decidiu se inscrever no grupo de corrida e se dedicou intensamente aos treinos. No primeiro dia não conseguiu ir além de meio minuto, mas foi superando etapa por etapa até no fim de julho, à impressionante condição de correr 21 quilômetros sem parar, exatamente a distância da prova carioca. O caminho de evolução exigiu um programa de reeducação alimentar e treinos diários (três vezes por semana correndo e três vezes na academia, com folga apenas aos sábados). Ela perdeu nove quilos e ficou muito mais disposta. "Tudo isso aumentou a minha autoestima e me tornou mais conhecida na empresa. As pessoas admiram a minha força de vontade e virei exemplo para muita gente", diz.

< Voltar para Notícias

Outras notícias

bairros guia-de-compra facebook linkedin twitter youtube Instagram Google Plus pinterest foursquare Tecnisa Ideias Snapchat Blog fastdating Atendimento por email Agende uma visita Globo Bitcoin Aplicativos Tecnisa Slideshare Lupa Dormitorios Metragem Pronto Para Morar Imoveis Proximos Em Obras Lancamento Lancamento Lancamento balao24horas Ligue Agora Video Atendimento Ligamos para você Tour virtual Planta 3D Ampliar Diminuir Planta Planta Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 Martelo Escavação Fundação Estrutura Alvenaria Acabamento Externo Acabamento Interno Valores Produto Blog Produto Guia de Compra de Imóvel Localização localizacao2 Galerias Sobre imovel Pin localização Compartilhar Impressora imprimir Download PDF Vendido Comercial Download Seta direita Seta direita 2 Terreno Microfone Endereços Mãos Pessoas Maleta Chave Chave 2 Farmacias academias bancos ensino hospital padarias shopping supermercados RSS conforto conveniencia lazer seguranca sustentabilidade numeros projetos metro pin-mapa Android Apple Imprimir Tudo Comprador Link Externo tecnologia acessibilidade exclusividade corretor Sem resultados Pesquisas populares Ano Novo Presente Aviso Chaves Formulario Relogio home plano diretor enlarge shrink enlarge2 shrink2 tenis yoga violao litoral binoquio lupa + dinheiro cabeça + dinheiro sauna bike churrasqueira petcare bola saude playground gourmet salaofestas cinema pizza Seta topo compre-agora Relogio Fast Dating Engenharia Fast Dating Recusros Humanos Fast Dating Recusros Humanos Fast Dating Marketing Fast Dating Marketing Fast Dating Pesquisa Desenvolvimento Fast Dating Pesquisa Desenvolvimento Fast Dating Vendas Fast Dating Tecnologia Fast Dating Novos Negocios Fast Dating IDM Fast Dating WEB Fast Dating PDV Fast Dating Taças festa Fogos Bem estar Pay per use checkmark Portaria Sistema Viário Redes de Água, Esgoto e Energia Fechamento Paisagismo loteamento historico projeto qualidade incorporadora construtora arrow-up-right2 arrow-down-left2 seguridade documentos perfil documento tempo-trabalho tipo-casa tipo-documento tipo-sua-casa tipo-predio tipo-preco financiamento garantia vistoria certo procurador Scroll Down arrow-small-left arrow-small-right bike-sharing local area-decorada business carro selo itbi selo-fgts-red selo-fgts selo itbi FGTS Decore Group-94