Condomínios para a terceira idade
05/03/2014Os brasileiros têm hoje uma expectativa de vida muito maior que a da geração de seus pais e avós, vivem em geral com mais qualidade e mais saúde ? e têm menos filhos. Combinadas, essas mudanças aos poucos começam a trazer uma outra transformação: a dos arranjos domésticos que esses cidadãos fazem ao encerrar sua fase de atividade profissional. É provável que, como nos países europeus ou nos Estados Unidos, os idosos não mais queiram ou não possam morar com os filhos e ser cuidados por eles, e desejem preservar tanto quanto possível a independência e a privacidade que usufruíram durante toda a vida. Um sintoma dessa mudança é que nesta última década o Brasil começou a presenciar o surgimento de condomínios exclusivos para idosos, nos quais eles podem morar com conforto (mas sem os afazeres e as preocupações com empregada e encanador de quem tem de manter a própria casa), junto de pessoas da mesma idade, recebendo a assistência médica necessária e contando com opções de lazer e entretenimento. Apesar de essas comodidades estarem ainda restritas a uma parcela de classe alta, os geriatras e outros especialistas da área avaliam que esse é um nicho de mercado que deve crescer e ficar cada vez mais acessível do ponto de vista financeiro.
COMO SÃO AS INSTALAÇÕES?
A maioria das residências segue o padrão de um pequeno flat: o espaço privativo inclui apenas quarto, banheiro e, às vezes, uma sala de estar. A ênfase recai sobre os serviços e as áreas comuns. Os bons condomínios oferecem uma grande gama de atividades aos residentes, desde fisioterapia e hidroginástica até salão de jogos e aulas de memória, artesanato e música. Nos mais luxuosos, costuma haver ainda academia, salão de beleza, sala de cinema e biblioteca. A ideia é que o residente crie a rotina que mais lhe agrade: se é caseiro no temperamento, encontrará tudo aquilo que quer ou de que necessita ao seu redor; se é "saideiro" e está com boa saúde, pode ir e vir quanto quiser, mas terá sempre o amparo de uma infra estrutura completa. É possível inclusive procurar uma situação semelhante à qual se estava habituado: embora os edifícios sejam mais comuns, há também residências com jardim para o pessoal que sempre gostou de morar em casa e acha que não vai se adaptar a um apartamento.
QUANDO O RESIDENCIAL É UMA OPÇÃO?
Com a nova legislação sobre os direitos dos empregados domésticos e o consequente aumento dos encargos trabalhistas, muitas famílias que recorriam a cuidadores para acompanhar seus parentes idosos começam a cogitar sua transferência para um residencial. A decisão, porém, não é simples. Se para um idoso europeu ou americano seria angustiante depender dos filhos, ou ter de delegar a eles o planejamento dessa fase de sua vida. No Brasil, ao contrário, a ideia de que os filhos não se responsabilizarão por abrigar os pais quando estes não mais puderem morar sozinhos é ainda cercada de preconceito e encarada como abandono ou frieza. Por isso, antes de mais nada é preciso que todos os membros da família estejam de acordo, explica o geriatra Wilson Jacob Filho, diretor do serviço de geriatna do Hospital das Clínicas. A começar, é claro, pelo próprio protagonista do enredo.
PARA QUEM O CONDOMÍNIO É IDEAL?
Se a família sente que as limitações físicas ou cognitivas do idoso estão avançando além dos cuidados que ela pode oferecer, o residencial com amparo especializado pode ser uma opção sensata, claro. Mas é justamente ao idoso saudável que esse novo modelo de condomínio pretende trazer mais satisfação: àquela pessoa que não quer abdicar de sua independência para ir viver com os filhos (ou está experimentando essa alternativa sem muito sucesso). "Mesmo quando mora com a família, o idoso pode se sentir isolado, desprestigiado ou posto de lado: é comum que os parentes estejam ocupados com as próprias atividades e pouco fiquem em casa", diz Clineu Almada Filho, geriatra da Unifesp. O idoso pode sentir que foi acomodado num canto improvisado da casa, que sua participação nos afazeres cotidianos é mal recebida, que sua vida social está limitada por não poder receber amigos como desejaria, ou que está sendo colocado numa situação de dependência incômoda - se tem, por exemplo, de pedir "carona" e contar com a boa vontade alheia sempre que quer sair. Essas são as situações do dia a dia que a vida em condomínio pode solucionar.
O QUE SE DEVE OBSERVAR?
Os especialistas recomendam ao idoso ou à sua família visitar várias vezes, em horários diferentes, os condomínios que têm em vista, inspecionar todas as instalações em detalhe e fazer algumas perguntas cruciais:
- A higiene e a limpeza das áreas privativas e comuns estão nos padrões ideais?
- A cozinha é bem instalada?
- Os residentes estão bem-vestidos e bem penteados? Estão entretidos ou parecem entediados?
- O local está todo adaptado para que os idosos se locomovam sem risco?
- Os ambientes são bonitos e agradáveis? Você se sentina bem se tivesse de passar periodos prolongados neles?
- A equipe é eficiente, bem apresentada e respeitosa?
- A roupa de cama está nova e recém-lavada?
- As refeições são frescas, fartas e apetitosas? As restrições alimentares dos residentes são escrupulosamente observadas?
- 0 condomínio organiza passeios e saídas para os residentes aptos a participar deles?
- Qual é a política do residencial sobre os horános de visita e o eventual pernoite de acompanhantes?
- A assistência do pessoal de enfermagem é constante ou periódica?
- Se o residente vier a manifestar problemas de saúde depois da mudança, o condomínio poderá mantê-lo? Haverá alteração nas condições contratuais?
- O contrato detalha todas as obrigações do condomínio e as da família?
QUANTO CUSTA?
As mensalidades dos condomínios para idosos variam muito, já que o padrão de salários, de construção e do mercado imobiliário de cada localidade tem enorme impacto sobre o custo. As necessidades particulares de cada hóspede também podem influir no preço: a maioria dos residenciais realiza um check-up e faz uma avaliação dos requisitos de seu novo morador. O condomínio pode, por exemplo, solicitar que ele disponha de um acompanhante 24 horas ou de cuidados médicos específicos. Em resumo, sai caro. Uma maneira de colocar os custos em perspectiva, porém, é calcular quanto seria preciso despender para criar uma situação semelhante na própria morada do idoso, somando aluguel, condomínio, manutenção e os honorários dos empregados e/ou cuidadores. E, claro, computar também um dado subjetivo, mas decisivo: a avaliação do próprio idoso sobre o bem-estar que cada situação pode proporcionar a ele.
Na mira das construtoras.
Atentas ao crescimento da população de idosos no Brasil, as empresas de construção civil oferecem um pacote de soluções e facilidades para os apartamentos em lançamento, com alterações que podem ser feitas ainda na planta. "O envelhecimento da população brasileira está movendo o mercado imobiliário. Pesquisas mostram que mais de 15% dos compradores são pessoas acima de 60 anos. Ou seja, não é uma fatia irrelevante", explica Octavio Flores, diretor de negócios da Gafisa. Alterar a largura da porta, instalar barras de apoio no banheiro, nivelar o piso de todos os cômodos e mudar a altura das tomadas são algumas das solicitações possíveis. Em todos os novos empreendimentos da Tecnisa, que possui um projeto voltado para a gerontologia, é feito um estudo de adaptações, inclusive nas áreas comuns. "Na piscina, por exemplo, as escadas são de alvenaria e os pisos têm acabamento fosco, para impedir que as pessoas escorreguem. Nas áreas comuns, evitamos usar tapetes na decoração e damos preferência a poltronas, com braços para apoio", diz Gisele de Luca, gerente de desenvolvimento de produtos da construtora.
< Voltar para NotíciasOutras notícias
-
Estúdios ganham novas funções para atrair investidores
Folha de S.Paulo 23/06/2021 -
Com a Palavra... Tecnisa: novos empreendimentos devem garantir melhora nos resultados
Valor Investe 21/06/2021 -
Tecnisa faz parceria com Molegolar para cortar custos
Valor Econômico 04/05/2021 -
Entrevista: Este é o ano com as melhores condições para a Tecnisa crescer, diz diretor financeiro
Money Times 16/04/2021 -
Tecnisa: a construtora que retomou lançamentos durante a pandemia e foi às compras mirando crescimento
InfoMoney 01/04/2021 -
O marketing do asfalto caminha para a internet
Valor Econômico 12/03/2021 -
Coronavírus: as tendências para o mercado imobiliário em 2021, segundo a Tecnisa
ÉPOCA NEGÓCIOS 21/01/2021 -
Economia compartilhada é colocada em xeque na pandemia
Exame 15/07/2020 -
A hora e a vez da casa-escritório
Consumidor Moderno 08/06/2020 -
O bot de voz e o desafio de aprender sobre tudo
04/06/2020 -
Tecnisa redesenha imóveis para incorporar hábitos legados da quarentena
Abecip 22/05/2020 -
Como a Tecnisa tem impactado o ecossistema empreendedor brasileiro
Consumidor Moderno 13/08/2018 -
Espaço para as Construtechs
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios 01/05/2018 -
Bitcoins ganham espaço na compra de imóveis de alto padrão no país
Folha de São Paulo 22/12/2017 -
Bairros planejados viram ilhas de sossego em São Paulo
Folha de São Paulo - sobre tudo 26/11/2017 -
O outro lado da Bitcoin
ISTO É DINHEIRO 21/07/2017 -
Alto de Pinheiros ganha predinhos com boa arquitetura e tecnologia
Folha de São Paulo - sobre tudo 09/04/2017 -
NH Curitiba The Five entra em operação
Revista Hotéis 03/04/2017 -
Inovação: Tecnisa conta estratégias do setor para atrair clientes
InfoMoney 31/03/2017 -
"Estou há 40 anos no setor imobiliário e nunca vi uma crise como essa", diz fundador da Tecnisa
InfoMoney 08/12/2016 -
ONG ajuda a transformar canteiros de construções em ateliês
METRO SÃO PAULO 25/08/2015 -
Comunicação é só parte do comércio, diz diretor de marketing da Tecnisa
FOLHA DE SÃO PAULO - ARENA DO MARKETING 13/03/2015 -
TECNISA promove ação especial no ParkShopping Barigüi
REVISTA CWB 05/03/2015 -
Tecnisa inaugura novo decorado do Inspira Business
CONSTRUCHEMICAL - JAN/FEV/2015 - Nº 18 - Pág. 25 04/03/2015 -
Investir em marketing pode ser a solução em momento de crise
VITRINE PUBLICITÁRIA - WEB 03/03/2015 -
BofA recomenda compra para ação e espera alta de 130%
INFO MONEY 26/02/2015 -
Arquitetura inclusiva, um nicho de mercado
ESTADÃO 18/01/2015 -
Feirinha Gastronômica Jardim das Perdizes volta com tudo em janeiro
CATRACA LIVRE 09/01/2015 -
2015: O ano de vender mais e melhor
PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS (PEGN)- JAN/2015 - Nº 312 - Pág. 40 A 44 05/01/2015 -
Quem quer dinheiro?
EXAME - MARKETING / PESQUISA - SÃO PAULO - SP 05/03/2014 -
Condomínios para a terceira idade
VEJA - GUIA VEJA - SÃO PAULO - SP 05/03/2014 -
Cursos de engenharia e arquitetura se adaptam à NBR 15575
REVISTA ITAMBÉ 26/02/2014 -
Incorporadora Tecnisa fecha 2013 com R$ 1,9 bilhões em lançamentos
MONITOR MERCANTIL ONLINE - WEB 16/01/2014 -
Itaú revisa preços de ações de construtoras
EXAME - WEB 15/01/2014 -
Ritmo de expansão da Barra Funda
O ESTADO DE S. PAULO - IMÓVEIS 29/12/2013 -
Chegou a vez de Diadema
DIÁRIO DO GRANDE ABC - REVISTA TUDO & IMÓVEL 28/12/2013 -
O que as melhores têm para ensinar
ÉPOCA NEGÓCIOS - WEB 22/12/2013 -
As empresas que são exemplo de inovação
ÉPOCA NEGÓCIOS - WEB 05/11/2013 -
Tecnisa gera mais 20 milhões em vendas de imóveis pelo Facebook
MARKETINGIMOB - WEB 03/11/2013 -
Tecnisa tem lucro recorde até setembro e reverte perdas de 2012
VALOR ECONÔMICO ONLINE - WEB 01/11/2013 -
Empresas encaram o desafio de decifrar as mulheres
Exame.com 08/03/2012 -
Tecnisa tem maior ganho em um mês com venda de fatia da Windsor
Exame.com 23/12/2011 -
Coca-Cola, Pão de Açúcar, Walmart, Tim e Tecnisa fazem balanço de 2011
Mundo do Mkt 22/12/2011 -
Incorporadoras perto de atingir as metas de 2011
Valor Econômico 19/12/2011 -
Tecnisa incorpora as boas ideias em seus lançamentos
Brasil Econômico 16/12/2011 -
Vagas à disposição
Quatro Rodas 01/12/2011 -
Corre-corre de negócios
VOCÊ S/A 01/12/2011 -
Como estimular a inovação
Revista Época Negócios - SP 01/10/2011 -
Iniciativa beneficia moradores
Valor Econômico 26/09/2011 -
Em breve aqui, um novo bairro
O Estado de S. Paulo 25/09/2011 -
Condomínios se adaptam à nova vida dos idosos
Gazeta do Povo 22/09/2011 -
Prêmio Master Imobiliário anuncia vencedores
O Estado de S. Paulo - SP 14/09/2011 -
PDG Realty, Even e TECNISA são as favoritas do setor de construção, avalia Safra
Exame.com - SP 06/09/2011 -
Os 10 mais inovadores...
Revista Proxxima - SP 01/09/2011 -
A Cartilha do marketing nos tempos do Twitter
Revista Proxxima - SP 01/09/2011 -
Internet se transforma em aliada na compra da casa própria
IG Notícias - SP 31/08/2011 -
Tecnisa premia consumidores com iPad e iPhone
ProXXima - SP 30/08/2011 -
À procura de espaço
Revista Construção Mercado - SP 01/08/2011 -
Barra Funda ganha bairro planejado
31/07/2011 -
Folha de São Paulo - Edifícios mais eficientes
22/07/2011 -
Construtoras aumentam vendas - Valor
19/07/2011 -
Mundo do Marketing - TECNISA promove oficinas infantis em empreendimentos de São Paulo.
19/07/2011 -
G1 - TECNISA abre inscrições para Programa de Trainees.
09/07/2011 -
Meio & Mensagem - Mercado segue tendência de expansão
27/06/2011 -
Clipping Express - Crowdsourcing se consolida na construção de marcas e projetos
20/06/2011 -
Maior metro quadrado da cidade é seu, diz TECNISA
01/06/2011 -
Referência na Web
20/05/2011 -
Lucro da Tecnisa sobe 52% e vai a R$ 61 milhões
12/05/2011 -
Setor de imóveis troca estande pelo mouse
Valor Econômico 05/01/2009 -
Tempo e dinheiro para comprar
Veja 30/07/2008 -
O retrato dos novos consumidores brasileiros
Exame 17/04/2008