Clique e escolha a cidade de seu interesse

Imprensa e Comunicação

Comunicação é só parte do comércio, diz diretor de marketing da Tecnisa

13/03/2015

A segunda edição do "Arena do Marketing" na "TV Folha" entrevistou Romeo Busarello, diretor de marketing e ambientes digitais da Tecnisa. Ele falou sobre as novas abordagens do mercado imobiliário com a repórter de "Mercado" Mariana Barbosa e o professor Pedro Waengertner, coordenador do Núcleo de Marketing Digital da ESPM-SP.

Na entrevista, Busarello abordou as ações da empresa imobiliária em redes sociais, como o voucher de R$ 10 mil para compradores que seguirem a empresa no microblog Twitter, e de inovações para atrair empreendedores, como o "fast dating", no qual start-ups apresentam para o grupo Tecnisa, em 300 caracteres, projetos em todas as áreas, como recursos humanos, marketing e ambientes digitais.

Busarello disse que universidades não preparam os profissionais para fazer apresentações e convencer a empresa de que tem bom negócio e o "fast dating" é uma forma nova de ouvir os empreendedores.

Busarello e Waengertner citam as dificuldade de ensinar na área de marketing. "Nós que estamos no mercado de trabalho ensinamos para os alunos aquilo que dá certo. A cada dois anos tudo muda", disse Busarello.

"Não há literatura nessa área, pois estão defasados, e nesse mercado as coisas andam rápido, o 'fast dating' é uma forma de oxigenar, compartilhar conhecimento", completou Waengertner.

REDES SOCIAS E CRISE

Busarello disse que as marcas precisam trabalhar para conseguir uma certa visibilidade e que não é viável investir apenas em redes sociais e não ter retorno. Para ele, a comunicação é apenas parte do comércio e que o principal é o produto.

Nesse momento de crise, o diretor de marketing acredita que é preciso mostrar resultados. Mas as empresas não devem se aproximar da crise nas questões de uso da marca.

Na opinião de Pedro Waengertner, as empresas trabalham em cima de unanimidades. O professor disse, porém, que é possível trabalhar o clima de insatisfação sem entrar na questão política, ainda que corra o risco de soar oportunista.

Busarello acredita que as rede sociais já não têm o mesmo impacto que tinham no passado, e críticas são tratadas da mesma forma que o serviço de atendimento ao consumidor. "No fim do dia tem que dar dinheiro, não importa o número de likes no Facebook (...) isso é responder às críticas, mas sem tirar o sono," disse.

GAYS E IDOSOS

O diretor de marketing da Tecnisa disse que a empresa trabalha com comunidades homossexuais, em sites relacionados a esse público, como forma de otimizar recursos, e fazem mais modificações dentro do apartamento comprados por esse nicho.

Para o professor Waengertner, a Tecnisa está sendo pragmática em trabalhar com o público gay sem medo de rejeição e que as empresas devem estar abertas para essas questões.

A empresa também verificou a mudança na pirâmide etária, e os prédios passaram a ser pensados para um público mais velho, como explica Busarello: "Trabalhamos com arquitetura inclusiva, e pensamos em criar prédio exclusivo 'senior living', abraçando a causa da terceira idade, um mercado que está crescendo."

Ele também disse que as novas tecnologias estão ajudando a tornar menos onerosos os custos do condomínio e afirmou que, entre as próximas linhas de ação, estão investimentos da empresa em prédios sustentáveis, com emprego de materiais recicláveis, reúso de águas e hidrômetros individuais.

< Voltar para Notícias

Outras notícias

bairros guia-de-compra facebook linkedin twitter youtube Instagram Google Plus pinterest foursquare Tecnisa Ideias Snapchat Blog fastdating Atendimento por email Agende uma visita Globo Bitcoin Aplicativos Tecnisa Slideshare Lupa Dormitorios Metragem Pronto Para Morar Imoveis Proximos Em Obras Lancamento Lancamento Lancamento balao24horas Ligue Agora Video Atendimento Ligamos para você Tour virtual Planta 3D Ampliar Diminuir Planta Planta Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 Martelo Escavação Fundação Estrutura Alvenaria Acabamento Externo Acabamento Interno Valores Produto Blog Produto Guia de Compra de Imóvel Localização localizacao2 Galerias Sobre imovel Pin localização Compartilhar Impressora imprimir Download PDF Vendido Comercial Download Seta direita Seta direita 2 Terreno Microfone Endereços Mãos Pessoas Maleta Chave Chave 2 Farmacias academias bancos ensino hospital padarias shopping supermercados RSS conforto conveniencia lazer seguranca sustentabilidade numeros projetos metro pin-mapa Android Apple Imprimir Tudo Comprador Link Externo tecnologia acessibilidade exclusividade corretor Sem resultados Pesquisas populares Ano Novo Presente Aviso Chaves Formulario Relogio home plano diretor enlarge shrink enlarge2 shrink2 tenis yoga violao litoral binoquio lupa + dinheiro cabeça + dinheiro sauna bike churrasqueira petcare bola saude playground gourmet salaofestas cinema pizza Seta topo compre-agora Relogio Fast Dating Engenharia Fast Dating Recusros Humanos Fast Dating Recusros Humanos Fast Dating Marketing Fast Dating Marketing Fast Dating Pesquisa Desenvolvimento Fast Dating Pesquisa Desenvolvimento Fast Dating Vendas Fast Dating Tecnologia Fast Dating Novos Negocios Fast Dating IDM Fast Dating WEB Fast Dating PDV Fast Dating Taças festa Fogos Bem estar Pay per use checkmark Portaria Sistema Viário Redes de Água, Esgoto e Energia Fechamento Paisagismo loteamento historico projeto qualidade incorporadora construtora arrow-up-right2 arrow-down-left2 seguridade documentos perfil documento tempo-trabalho tipo-casa tipo-documento tipo-sua-casa tipo-predio tipo-preco financiamento garantia vistoria certo procurador Scroll Down arrow-small-left arrow-small-right bike-sharing local area-decorada business carro selo itbi selo-fgts-red selo-fgts selo itbi FGTS Decore Group-94