Como a Tecnisa tem impactado o ecossistema empreendedor brasileiro
13/08/2018O ser humano constrói pontes desde o início da civilização. Existem vestígios desse tipo de construção datados de quatro mil anos antes de Cristo. Isso porque nem sempre é factível superar um obstáculo sozinho e a busca por soluções ou possíveis parcerias faz parte das nossas características mais básicas de sobrevivência. De forma natural, essa lógica também existe no mundo dos negócios – e está cada vez mais forte. Em um mercado complexo como o brasileiro, existem muitos desafios para os novos empreendedores. A parceria com grandes empresas têm sido uma saída cada vez mais atrativa (e construtiva). O Fast Dating, uma iniciativa da Tecnisa, faz parte dessa realidade.
Idealizada há sete anos, a ação nada mais é do que uma forma de a organização encontrar soluções inovadoras para a sua própria estrutura de negócios fora de casa. Ao mesmo tempo, a companhia dá um bom apoio para os empreendedores: torna-se uma “cliente-anjo”. Isso faz toda a diferença para quem está começando.
"Quando citamos que atendemos a Tecnisa, muitas portas se abrem para novos trabalhos e parcerias", conta José Afonso Adriano Neto, CEO da Aeropic. Especializada em produção audiovisual com drones, a empresa atualmente é responsável por produzir as imagens das construções dos imóveis da construtora. Assim, os clientes da marca podem acompanhar o status das obras.
Inovação aberta
Um dos pontos interessantes do projeto idealizado pela companhia é o fato de que qualquer profissional, empreendedor ou startup pode participar. Não é exigido um “pré-requisito”. A ideia é simplesmente seja apresentada uma solução inovadora para o negócio da construtora. Essa característica deu oportunidades para profissionais como Gabi Castejón, proprietária do Bistrô [brand ideas], parceira da marca desde 2011.
"A Bistrô essencialmente sou eu. Na época eu até brinquei que a empresa era formada por mim, pelo meu cachorro e pelo meu macbook", diz. Independente disso, o que contou mesmo foi a proposta realizada pela especialista em marketing, que planejou toda uma mudança de linguagem e perfil de comunicação das redes sociais da empresa. "O que mais me encantou é que é um projeto realmente verdadeiro", analisa. "Existe uma intenção, que é intrínseca na cultura da Tecnisa, de abraçar novas ideias e projetos inovadores".
Agilidade = resultado
Na visão de João Marcos Oliveira, CEO da Asapp (plataforma de comunicação corporativa), um dos pontos forte do Fast Dating é sua capacidade funcional. O processo é prático e vai direto ao ponto. Quem está presente na sala de avaliação são os responsáveis pela iniciativa e também os representantes do departamento para o qual aquela solução está sendo apresentada – os decisores. "Depois que o processo evolui, o "ok" já é um "ok, vamos implementar essa tecnologia". Esse é realmente o próximo passo", explica.
Essa agilidade também chamou a atenção de Gustavo Bertazzola Gracitelli, cofundador da Bynd. "É uma oportunidade única conseguir agenda com os principais executivos da empresa", acredita. "Esse é sempre um desafio conseguir marcar reuniões com as pessoas certas dentro de grandes empresas, então o Fast Dating é, literalmente, um encurtador de caminhos", define. A plataforma de caronas corporativas atualmente é utilizada por 34% dos colaboradores da companhia. O mapeamento feito pela startup identificou que existem, em média, 16 possibilidades diferentes de carona que cada colaborador pode obter com seus colegas de trabalho.
Parceria de impacto
Entre os profissionais que atualmente caminham junto com a Tecnisa, uma visão é unânime: a parceria realmente funcionou como uma ponte para novas oportunidades. A Asapp, por exemplo, iniciou sua trajetória com a companhia e hoje atende outras grandes marcas, como Whirpool, Yamaha e Saraiva. "O Fast Dating foi fundamental para ganharmos uma chancela de mercado de uma empresa", avalia Oliveira.
Na Aeropic, para se ter uma ideia, assim que o negócio foi firmado, em 2014, a Tecnisa representava 40% dos trabalhos realizados pela startup. Em 2017, mesmo com seu crescimento, a companhia demandou aproximadamente 10% de seus projetos. "É a única empresa que conheço que acompanha todo o processo com equipe especializada e com grande know-how para agregar no crescimento de ambas as partes", finaliza Neto.
Em entrevista à Consumidor Moderno, Romeo Busarello, diretor de marketing e ambientes digitais da Tecnisa, conta um pouco mais sobre a história do Fast Dating e seu impacto na organização. Confira:
< Voltar para NotíciasOutras notícias
-
Como a Tecnisa tem impactado o ecossistema empreendedor brasileiro
Consumidor Moderno 13/08/2018 -
Espaço para as Construtechs
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios 01/05/2018 -
Bitcoins ganham espaço na compra de imóveis de alto padrão no país
Folha de São Paulo 22/12/2017 -
Bairros planejados viram ilhas de sossego em São Paulo
Folha de São Paulo - sobre tudo 26/11/2017 -
O outro lado da Bitcoin
ISTO É DINHEIRO 21/07/2017 -
Alto de Pinheiros ganha predinhos com boa arquitetura e tecnologia
Folha de São Paulo - sobre tudo 09/04/2017 -
NH Curitiba The Five entra em operação
Revista Hotéis 03/04/2017 -
Inovação: Tecnisa conta estratégias do setor para atrair clientes
InfoMoney 31/03/2017 -
"Estou há 40 anos no setor imobiliário e nunca vi uma crise como essa", diz fundador da Tecnisa
InfoMoney 08/12/2016 -
ONG ajuda a transformar canteiros de construções em ateliês
METRO SÃO PAULO 25/08/2015 -
Comunicação é só parte do comércio, diz diretor de marketing da Tecnisa
FOLHA DE SÃO PAULO - ARENA DO MARKETING 13/03/2015 -
TECNISA promove ação especial no ParkShopping Barigüi
REVISTA CWB 05/03/2015 -
Tecnisa inaugura novo decorado do Inspira Business
CONSTRUCHEMICAL - JAN/FEV/2015 - Nº 18 - Pág. 25 04/03/2015 -
Investir em marketing pode ser a solução em momento de crise
VITRINE PUBLICITÁRIA - WEB 03/03/2015 -
BofA recomenda compra para ação e espera alta de 130%
INFO MONEY 26/02/2015 -
Arquitetura inclusiva, um nicho de mercado
ESTADÃO 18/01/2015 -
Feirinha Gastronômica Jardim das Perdizes volta com tudo em janeiro
CATRACA LIVRE 09/01/2015 -
2015: O ano de vender mais e melhor
PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS (PEGN)- JAN/2015 - Nº 312 - Pág. 40 A 44 05/01/2015 -
Quem quer dinheiro?
EXAME - MARKETING / PESQUISA - SÃO PAULO - SP 05/03/2014 -
Condomínios para a terceira idade
VEJA - GUIA VEJA - SÃO PAULO - SP 05/03/2014 -
Cursos de engenharia e arquitetura se adaptam à NBR 15575
REVISTA ITAMBÉ 26/02/2014 -
Incorporadora Tecnisa fecha 2013 com R$ 1,9 bilhões em lançamentos
MONITOR MERCANTIL ONLINE - WEB 16/01/2014 -
Itaú revisa preços de ações de construtoras
EXAME - WEB 15/01/2014 -
Ritmo de expansão da Barra Funda
O ESTADO DE S. PAULO - IMÓVEIS 29/12/2013 -
Chegou a vez de Diadema
DIÁRIO DO GRANDE ABC - REVISTA TUDO & IMÓVEL 28/12/2013 -
O que as melhores têm para ensinar
ÉPOCA NEGÓCIOS - WEB 22/12/2013 -
As empresas que são exemplo de inovação
ÉPOCA NEGÓCIOS - WEB 05/11/2013 -
Tecnisa gera mais 20 milhões em vendas de imóveis pelo Facebook
MARKETINGIMOB - WEB 03/11/2013 -
Tecnisa tem lucro recorde até setembro e reverte perdas de 2012
VALOR ECONÔMICO ONLINE - WEB 01/11/2013 -
Empresas encaram o desafio de decifrar as mulheres
Exame.com 08/03/2012 -
Tecnisa tem maior ganho em um mês com venda de fatia da Windsor
Exame.com 23/12/2011 -
Coca-Cola, Pão de Açúcar, Walmart, Tim e Tecnisa fazem balanço de 2011
Mundo do Mkt 22/12/2011 -
Incorporadoras perto de atingir as metas de 2011
Valor Econômico 19/12/2011 -
Tecnisa incorpora as boas ideias em seus lançamentos
Brasil Econômico 16/12/2011 -
Vagas à disposição
Quatro Rodas 01/12/2011 -
Corre-corre de negócios
VOCÊ S/A 01/12/2011 -
Como estimular a inovação
Revista Época Negócios - SP 01/10/2011 -
Iniciativa beneficia moradores
Valor Econômico 26/09/2011 -
Em breve aqui, um novo bairro
O Estado de S. Paulo 25/09/2011 -
Condomínios se adaptam à nova vida dos idosos
Gazeta do Povo 22/09/2011 -
Prêmio Master Imobiliário anuncia vencedores
O Estado de S. Paulo - SP 14/09/2011 -
PDG Realty, Even e TECNISA são as favoritas do setor de construção, avalia Safra
Exame.com - SP 06/09/2011 -
Os 10 mais inovadores...
Revista Proxxima - SP 01/09/2011 -
A Cartilha do marketing nos tempos do Twitter
Revista Proxxima - SP 01/09/2011 -
Internet se transforma em aliada na compra da casa própria
IG Notícias - SP 31/08/2011 -
Tecnisa premia consumidores com iPad e iPhone
ProXXima - SP 30/08/2011 -
À procura de espaço
Revista Construção Mercado - SP 01/08/2011 -
Barra Funda ganha bairro planejado
31/07/2011 -
Folha de São Paulo - Edifícios mais eficientes
22/07/2011 -
Construtoras aumentam vendas - Valor
19/07/2011 -
Mundo do Marketing - TECNISA promove oficinas infantis em empreendimentos de São Paulo.
19/07/2011 -
G1 - TECNISA abre inscrições para Programa de Trainees.
09/07/2011 -
Meio & Mensagem - Mercado segue tendência de expansão
27/06/2011 -
Clipping Express - Crowdsourcing se consolida na construção de marcas e projetos
20/06/2011 -
Maior metro quadrado da cidade é seu, diz TECNISA
01/06/2011 -
Referência na Web
20/05/2011 -
Lucro da Tecnisa sobe 52% e vai a R$ 61 milhões
12/05/2011 -
Setor de imóveis troca estande pelo mouse
Valor Econômico 05/01/2009 -
Tempo e dinheiro para comprar
Veja 30/07/2008 -
O retrato dos novos consumidores brasileiros
Exame 17/04/2008