Mercado

Veja como funciona o sistema de amortização do financiamento imobiliário

Se você tem economias guardadas e sonha livrar-se o mais rápido possível do empréstimo imobiliário, pode, a qualquer momento e quantas vezes desejar, reduzir esta dívida. Isso é possível devido ao sistema de amortização do financiamento.

Conheça os imóveis Tecnisa disponíveis

A seguir, vamos entender como ele funciona e por que é benéfico para quem está no processo de compra de um imóvel.

Amortização do financiamento

Como realizar a amortização do financiamento imobiliário?

De acordo com a CEF (Caixa Econômica Federal), a única exigência é de que o contrato não tenha encargos em atraso ou diferenças de prestações devedoras sem pagamento.

Leia também: Planejamento financeiro: como se preparar para comprar um apartamento?

Sendo assim, a quitação pode ser feita em duas modalidades distintas: para redução do valor do encargo mensal ou para encurtamento do prazo do financiamento, independente do sistema de amortização - SAC (Sistema de Amortização Constante), Tabela Price ou SAM (Sistema de Amortização Misto).

O valor usado para a amortização pode ser de recursos próprios, em moeda corrente nacional. Também é permitida a utilização dos recursos da conta vinculada do FGTS, mas somente para os contratos firmados no SFH (Sistema Financeiro de Habitação), desde que atendidas às condições e pré-requisitos.

Leia também: Como quitar o financiamento imobiliário: confira nossas dicas para acelerar seus pagamentos!

A operação é vantajosa para casos em que a taxa de juros paga no financiamento é superior à remuneração que o comprador recebe em seus recursos próprios e desde que os recursos não possam ser utilizados em outra aplicação que produz rendimento mais satisfatório.

Quer saber mais? Conte com o auxílio dos nossos consultores especialistas no mercado imobiliário para prosseguir com a amortização do financiamento da melhor forma possível!

CTA Contato