Saiba o que fazer após pegar as chaves do seu novo apartamento

Saiba quais são os primeiros passos para preparar a sua nova casa e agilize a sua mudança.

1 de outubro de 2019

Estava muito ansioso pelo momento em que finalmente receberia as chaves da minha nova casa. Porém, quando chegou a hora percebi que havia muito trabalho pela frente! Neste artigo, vou contar para você o que é preciso fazer após pegar as chaves do seu novo imóvel. 

Para quem compra um imóvel, o momento de receber as chaves da nova moradia é um dos mais esperados. Algumas pessoas ficam tão animadas que já começam a pensar em reformas, na decoração e em formas de usar o espaço, mas é preciso tomar algumas providências antes de começar a aproveitar o novo lar.

Casal jovem segurando uma chace

Em uma nova casa será preciso avaliar infraestrutura, acabamentos, ligar a energia e o gás, por exemplo. Planejar essas tarefas é uma forma de organizar o espaço para que a mudança aconteça o mais rápido possível. Quer saber o que fazer após pegar as chaves do seu novo imóvel? Veja a seguir.

Faça uma vistoria do imóvel

Para evitar transtornos no futuro, a sua primeira tarefa deve ser fazer uma vistoria do imóvel. Verifique as condições de todo o espaço, avaliando se as peças que já estão instaladas estão de acordo com o que foi informado pelo vendedor, se portas, janelas e fechaduras estão funcionando bem, se pisos e azulejos estão bem instalados, se há alguma rachadura no piso ou nas paredes e assim por diante. 

Essa etapa é importante para evitar que o proprietário deixe passar alguma irregularidade no local. Por isso é muito importante ter bastante atenção e olhar todos os detalhes. Uma dica para fazer uma vistoria com mais qualidade é fazer esse procedimento durante a manhã, quando há mais luz natural.

Leia também Financiar um apartamento: tudo o que você precisa saber.

Leia o manual do proprietário

O manual do proprietário é um documento criado pela construtora do imóvel para informar os direitos e obrigações do novo proprietário, além de dicas importantes sobre o funcionamento da casa. Por exemplo, ela pode indicar o melhor sistema para fazer a instalação de gás ou o melhor padrão de furos nas paredes para colocar móveis.

Por isso, leia o manual do proprietário e entenda quais cuidados você deve ter com o seu imóvel. Como você percebeu, esse é um documento muito importante, que deve estar sempre por perto.

Confira a ligação da energia elétrica e do gás

Sem iluminação, fica muito mais difícil organizar o espaço para fazer a mudança, não é mesmo? Umas das primeiras providências que você deve tomar é solicitar a ligação da energia na companhia elétrica da sua cidade. Caso o imóvel já tenha sido habitado, será preciso pedir que a companhia religue a energia da sua casa e passe a conta de luz para o seu nome. 

Nesse momento, aproveite para fazer a instalação do gás. Aproveite o manual do proprietário para descobrir se o sistema utilizado é o GNV ou GLP. É importante que o fogão esteja no local certo para a instalação.

Leia também 6 dicas para a hora da mudança.

Faça a instalação de serviços básicos

Também é preciso conferir a instalação de alguns serviços básicos, como o telefone e TV a cabo. No caso do telefone, peça à companhia telefônica um novo número ou a transferência da sua linha antiga. Se você for cliente de alguma TV por assinatura ou de alguma banda larga, entre em contato com as empresas e faça a transferência dos serviços e das cobranças para o seu novo endereço.

Planeje reformas e decoração

É comum querer fazer mudanças na sua casa para deixá-la com a sua cara. Após a vistoria você já deve conhecer o espaço bem o suficiente para imaginar as alterações que deseja fazer nele. Se há algum revestimento ou acabamento que você gostaria de alterar, faça uma lista de produtos e profissionais que podem ajudar no processo. 

Imagem com menina segurando uns tapetes e um vaso de flor

Como você viu neste artigo, é preciso tomar várias providências antes de se mudar para a sua nova casa. É importante se organizar e fazer todas as solicitações necessárias com antecedência, já que alguns serviços demoram mais para serem concluídos. Por exemplo, algumas companhias telefônicas estipulam que a solicitação de retirada da linha seja feita 15 dias úteis antes da mudança. 

Outro tópico que merece atenção é a taxa de condomínio. Normalmente, você deve começar a pagá-la após a entrega das chaves. Então, além de não deixar nada para a última hora, também é preciso se organizar financeiramente. Quer continuar se preparando para a sua nova vida? Entenda como funciona a taxa de condomínio!