Tendências da CASACOR SP 2019: como usar em minha casa?

Conheça as tendências apresentadas na maior mostra de arquitetura, paisagismo e design das Américas e saiba como usá-las em sua decoração.

25 de setembro de 2019

Os detalhes fazem toda a diferença, concorda? Por isso gosto de conhecer as últimas tendências em decoração e design para usá-las em minha casa e deixá-la ainda mais bonita. Neste artigo, vou dividir com você as novidades da CASACOR SP 2019. 

No mês de agosto, aconteceu a maior mostra de arquitetura, de design e paisagismo das Américas. A CASACOR SP 2019  teve o tema Planeta Casa, trabalhando o lar como a expressão da individualidade dos seus moradores. Com os pilares afetividade, tecnologia e sustentabilidade, o evento mostrou tendências para o lar em que as pessoas, além de aproveitar a vida e as facilidades da contemporaneidade, também respeitam o meio ambiente.

Algumas das principais tendências apresentadas foram o minimalismo, a sustentabilidade, a tecnologia e a variação de cores. Quer saber um pouco mais sobre elas? A seguir, conheça as novidades trazidas pela CASACOR SP 2019 e veja algumas dicas para usá-las em sua casa.

Natureza e sustentabilidade

Uma forte tendência da CASACOR SP 2019 foi o uso de elementos naturais, como plantas, madeira e fibras, que levam a natureza para dentro de casa, e de equipamentos que tornam o ambiente mais sustentável.

O VarandAR, por exemplo, é uma varanda ao ar livre, que tem como proposta destacar o elemento Ar. Criado pelos arquitetos e designers Luciana Pitombo e Felipe Stracci, o projeto tem diferentes espécies de plantas e painéis de energia solar fotovoltaicos. 

A Cabana urbana, de Marcio Michaluá, também é um projeto que usa muitas plantas, porém no espaço interno. A ideia é criar um refúgio, um ambiente em que, mesmo dentro da cidade, o morador pode se reconectar com a natureza e com ele mesmo.

Se você pensa que não pode ter uma área verde por não ter uma cobertura ou varanda, já percebeu que não é preciso nada disso, não é mesmo? Você pode apostar em vasos de plantas de tamanhos variados, com espécies e cores diferentes, e dar um toque bem natural para a sua decoração. 

Leia também Plantas em apartamento: como usar.

A fibra natural é outro material que também traz a sensação de ter a natureza por perto. Bastante resistente, ela ainda é muito versátil, podendo ser usada em móveis como cadeiras, bancos e portas de armários. A opção é ótima para quem deseja dar um toque mais natural à decoração e ainda ter peças que podem ser facilmente combinadas com outros itens.

Peças em madeira são outra opção para quem quer levar a natureza para o ambiente interno. No projeto Atelier do Morar, de Denise Barretto, o material ganhou destaque, sendo usado em sua forma natural em uma mesa de estilo rústico, com bordas bem irregulares, como as de um tronco de árvore viva.

A madeira é um material de grande resistência e durabilidade. Você usá-la em móveis, como mesas e cadeiras, como revestimento na parede ou em itens decorativos, como borda de quadros, para ter uma atmosfera mais confortável e aconchegante. 

Minimalismo

O minimalismo é, além de uma preferência estética, um estilo de vida e uma ferramenta que ajuda as pessoas a se livrarem dos excessos e concentrarem a atenção em outras coisas capazes de trazer felicidade, realização pessoal e liberdade. Essa também foi uma tendência da CASACOR SP 2019, que trouxe ambientes mais simples, compactos e ideais para pessoas que querem ter menos objetos.

A arquiteta Marília Pellegrini, por exemplo, apresentou a Casa Contêiner Cosentino. Dois contêineres acoplados vêm com tudo o que uma casa precisa ter: cozinha, lavanderia, suíte e um banheiro confortável. Em tons de branco, a casa é feita com um material de aparência nobre, parecida com o mármore, e que permite uma limpeza fácil.

Outro ambiente mais compacto é a Casa AOK, de Moacir Schhmitt Jr. e Sálvio Moraes Jr. O projeto, que conta com ambientes integrados e um jardim externo, mostra que é possível ter uma casa completa em um espaço reduzido, de 185 m². A ideia é trazer um ambiente que funcione como um refúgio, trazendo a sensação de acolhimento e bem-estar

Como mencionado, o minimalismo é uma forma de levar a vida. Nele, as pessoas priorizam o que é essencial para o dia a dia e para o bem-estar. Ou seja, a ideia é ter apenas o que for realmente importante. 

Essa tendência pode ser adotada em qualquer tipo de residência, mas ambientes compactos costumam ser mais procurados por quem quer ter um estilo de vida mais simples. Nesse caso, lofts e estúdios são boas opções de apartamentos menores, com cômodos integrados e com organização ideal para adotar o minimalismo de vez.

Cores fortes e saturadas

Nada melhor para mostrar alegria do que cores fortes e vivas, não é mesmo? A última edição do CASACOR esteve bastante colorida, com projetos que usavam cores fortes e saturadas, passando desde o verde-escuro e amarelo-ouro até o azul-escuro e o vinho. 

Por exemplo, no Loft Árvore da vida, Marcelo Salum usou o amarelo como cor principal, em móveis, revestimentos e tecidos em vários tons da cor. No entanto, outros projetos, como o Foyer Bienvenue, de Lisandro Piloni, apostam em mais de uma cor forte ao mesmo tempo, unindo amarelo, azul e vermelho.

Cores vibrantes podem trazer bastante vida para um ambiente. Se você quiser investir nessa tendência, pode escolher uma tinta muito especial para pintar as paredes ou procurar móveis ou itens de decoração coloridos.

Saiba mais em Pintura de apartamento: dicas e inspirações para sua casa.

A CASACOR é uma mostra que busca provocar reflexões em seus visitantes. Em 2019, teve como proposta discutir a mudança de comportamento que vêm de dentro para fora, começando em casa e se expandindo para outros lugares. 

As tendências do evento falam muito sobre a construção de um futuro melhor e mais sustentável, sobre alegria, autorrealização e a importância de aproveitar a vida. O que você achou das soluções apresentadas? Já sabe como usá-las em sua casa? Leia o artigo Decorar a casa: 7 ideias inspiradoras para qualquer estilo, qualquer espaço e comece a montar o seu espaço.