Hygge: como priorizar o conforto e o bem-estar em sua casa

Conheça o estilo de vida que aquece as casas e traz mais felicidade para as pessoas e saiba como adotá-lo no seu lar

1 de agosto de 2019

Nada melhor que ter um espaço confortável para relaxar e aproveitar os momentos de folga. Para isso, a decoração é fundamental. Descobri um conceito que utiliza a decoração a favor de um estilo de vida mais tranquilo e proveitoso: o Hygge. Neste texto, vou compartilhar o que aprendi sobre ele com você.

Você já ouviu falar sobre o estilo Hygge? Mais que uma forma de decorar ambientes, ele é também um estilo de vida que prioriza o conforto e o bem-estar. Com origem dinamarquesa, o Hygge tem como objetivo principal trazer a sensação de aconchego dentro das casas para que os moradores as aproveitem melhor.

Mesmo que o termo seja uma novidade, você provavelmente já viu imagens de casas decoradas nesse estilo. Quer saber mais sobre o tema e deixar sua casa mais confortável e acolhedora? Neste artigo entenda o que é o Hygge e veja algumas dicas para adotar esse estilo de vida. 

Imagem mostra um cachorrinho deitado.

O que é o estilo Hygge

Na Dinamarca, os dias de inverno contam com temperaturas muito baixas e poucas horas de sol. As pessoas acabam passando muito tempo dentro de casa e, por isso, tentam tornar suas moradias mais quentes e acolhedoras adotando o Hygge — palavra que significa tudo o que pode trazer bem-estar, conforto e felicidade.

A ideia é construir um espaço de atmosfera intimista, que seja agradável e, ao mesmo tempo, simples. Assim, a composição é mais básica, com cores claras, neutras, e elementos que trazem a sensação de aconchego, como madeira, velas e plantas. Quanto mais pessoal for a decoração, mais acolhedor fica o espaço.

Imagem mostra uma bule com xícaras sob uma mesa de centro e um sofá ao fundo.

Saiba como preparar a sua casa para a chegada do inverno clicando aqui.

Como adotar o Hygge

Embora o estilo seja de origem dinamarquesa, é possível adotá-lo em qualquer país. Veja a seguir algumas dicas para levar o Hygge para dentro da sua casa.

• Iluminação confortável

Como já mencionado, durante o inverno dinamarquês o frio é intenso e as horas de sol são poucas. Por isso, o Hygge valoriza muito a iluminação natural. Uma forma de fazer isso é ter grandes janelas, cortinas mais transparentes e abusar dos vidros.

Além disso, ter uma iluminação artificial confortável também traz ao espaço a sensação de aconchego. Luminárias e abajures de luz amarelada, que ajudem a descansar e deixem o ambiente mais acolhedor, são uma ótima opção para construir o estilo em sua casa. 

Velas também deixam o ambiente bastante agradável, principalmente se forem aromatizadas. Apenas tome cuidado e não deixe velas acesas perto de objetos que podem pegar fogo.

Imagem mostra um vela acessa dentro de um porta-velas.

• Cores claras

Ambientes claros são fundamentais para que a luz que vem do ambiente externo seja refletida e ilumine a residência. Porém, além de ressaltar a luminosidade cores claras e neutras trazem a sensação de que os espaços são mais amplos e ainda os tornam mais relaxantes.

As cores mais claras ainda oferecem outra vantagem para a decoração: elas facilitam a combinação de móveis e itens diversos. Se as paredes são brancas, por exemplo, você pode escolher um móvel de cor mais escura, que se destaque, ou apostar em tapetes de cor marrom ou azul. 

Como a ideia é construir um espaço relaxante e agradável, é importante que você defina uma paleta com poucas cores, que combinem entre si e sejam capazes de compor um ambiente bem aconchegante.

Imagem mostra um decoração em tons claros e amadeirados

• Móveis e itens de madeira

Objetos de madeira tornam o ambiente é mais quente e acolhedor. Você pode escolher móveis para serem usados em locais estratégicos, como grandes mesas, armários e balcões, ou apostar em itens de decoração, como cestos, vasos e quadros.

As opções são diversas. É possível investir em um piso de madeira, em revestimentos e até usar o material em projetos feitos à mão, aproveitando peças como pallets e cavaletes. Combine os itens com as cores da sua paleta e sempre escolha móveis bem confortáveis.

• Elementos naturais

Elementos naturais fazem toda a diferença para a composição de uma decoração em estilo Hygge. Plantas de todos os portes e com ou sem flores podem ser usadas para trazer mais vida e cor à sua casa, contrastando com os outros objetos — que terão tons claros e neutros.

imagem mostra a decoração de um quarto em tons claros e moderno.

Escolha opções bonitas e que sejam do seu agrado. Pesquise espécies que vivem bem em ambientes fechados e que recebam a quantidade de luz que os seus cômodos oferecem. É importante lembrar que você precisará dedicar parte do seu tempo ao cuidado com as plantas, então talvez valha a pena escolher espécies mais resistentes, como cactos.

• Tecidos e texturas

Para criar ambientes acolhedores, nada melhor que usar tapetes, almofadas, mantas e tecidos bem quentinhos sobre móveis como cadeiras e sofás, não é mesmo? Embora o inverno brasileiro não conte com temperaturas tão baixas quanto o europeu, os tecidos podem ser bem aproveitados para deixar a casa mais quente nos períodos mais frios e, no verão, construir um estilo mais romântico ou divertido.

Por exemplo, há cadeiras de balanço e redes feitas em macramê e outras formas de artesanato. Elas têm texturas expressivas, macias, são bem frescas e podem ser usadas na hora de relaxar ou dar um toque mais descontraído ao seu espaço.

Imagem mostra um tapete fofinho de pelo e uma xícara de café

• Uso do espaço

Como já mencionado, o Hygge é mais que um estilo de decoração, ele é uma forma de encarar a vida. Ele tem como objetivo criar a atmosfera perfeita para agradar todos os sentidos humanos, criando a sensação de acolhimento e bem-estar dentro de casa. Ou seja, o espaço é construído para ser aproveitado.

A ideia é desacelerar a rotina e aproveitar bons momentos. Por isso, tenha um bom lugar de descanso, em que você poderá ler um livro e tomar um bom vinho, acenda velas aromáticas após um dia de trabalho, cozinhe algo gostoso e receba os amigos. Mesmo apartamentos menores podem ser decorados e utilizados de acordo com esse estilo.

Leia também: Quais as vantagens de morar em um apartamento studio?

Como você viu neste artigo, adotar o Hygge é uma forma de tornar o seu espaço mais funcional, aconchegante e acolhedor. Em uma rotina tão corrida, ter um espaço em que é possível aproveitar bons momentos durante a semana faz toda a diferença para o humor e saúde. 

Imagem com uma pessoa lendo um livro e um cachorrinho dormindo

Gostou das dicas para levar esse estilo para dentro do seu lar? Aprenda a deixar a sua casa ainda mais bonita lendo o artigo Espelhos na decoração: saiba como usar em todos os cômodos.