Plantas em apartamento: como usar

Veja algumas ideias para usar as plantas na sua decoração e conheça espécies que se adequam melhor a espaços internos

27 de agosto de 2019

Plantas dão vida a qualquer ambiente, não é mesmo? Quando resolvi usá-las na decoração da minha casa fiz várias pesquisas buscando inspirações e os tipos mais adequados para o meu espaço e o meu estilo de vida. Quer saber o que encontrei? Leia o artigo e saiba como usar plantas em apartamento.

Uma nova tendência da decoração é levar o verde para dentro de casa. E não é à toa, as plantas dão mais vida a qualquer espaço, trazendo mais cores, alegria e até benefícios para a saúde. 

mulher regando as plantas

Ao contrário do que alguns pensam, quem mora em apartamentos ou em imóveis menores também pode apostar nessa tendência. Há diversas formas de usar o verde para compor ambientes e muitas espécies vivem bem em locais menores ou com menos iluminação.

Com criatividade e planejamento você também pode ter plantas em apartamento, construindo uma decoração cheia de vida. Neste artigo, veja algumas ideias para usar o verde e conheça alguns tipos de plantas ideais para cultivar em sua casa.

Como usar plantas na decoração

Há diversas maneiras de usar as plantas na decoração. Por exemplo, você pode colocá-las em diferentes lugares da casa, usar vasos de estilos diferentes, combiná-las com outras plantas e ainda com itens decorativos. Veja algumas opções a seguir.

Plantas sobre móveis

Para quem não tem muito espaço, colocar as plantas sobre os móveis é uma forma de decorar sem prejudicar a circulação. Como a maioria dos cômodos tem uma mobília que permite aos moradores descansar e realizar as atividades do dia a dia, há muitas superfícies que podem ser aproveitadas para dar um toque especial aos ambientes.

Sala de estar com decoração moderna e varias plantas compondo a decoração

Na sala, é possível colocar plantas sobre mesas de canto, racks e até estantes. Nos quartos também é possível aproveitar essa ideia e usar a cabeceira da cama, estantes e cômodas.

Plantas grandes

Não há uma regra que limite o tamanho das plantas em espaços menores, o importante é sempre pensar em como você quer usar o seu espaço. Plantas de grande porte, como palmeiras ou até mini árvores, podem ser usadas para construir o estilo urban jungle e tornar os seus ambientes mais aconchegantes.

Sala de estar com uma decoração clean e com arvores amonizando o ambiente

Essas plantas podem ficar em vários cômodos e ser combinadas com outras menores. Se você tiver uma varanda pode aproveitá-las ainda melhor, sem ter medo de ocupar muito espaço interno.

Jardim vertical

Em espaços mais compactos o ideal é apostar em soluções inovadoras. Por exemplo, é possível usar grades e cavaletes para pendurar vasos, construindo um jardim vertical. Esse jardim pode ficar em espaços externos ou internos, funcionando também como uma decoração para as paredes.

Leia também: Jardim vertical pode mudar totalmente a decoração de casa.

Plantas penduradas

Outra forma de decorar a sua casa com plantas é deixando-as penduradas nas paredes ou no teto. Com o auxílio de ganchos e suporte para pendurar plantas é possível deixar espaços como o banheiro e a varanda mais bonitos e com mais vida.

Imagem de várias plantas penduradas na parede.

As opções são diversas e ainda permitem que você use a criatividade com cordas, canos e ferros para criar projetos com as próprias mãos.

Tipos de plantas para apartamento

Agora que você já viu algumas ideias para usar as plantas na decoração da sua casa, conheça algumas espécies que se adaptam bem à vida em ambientes internos.

Cactos

Os cactos são uma excelente opção para ter em apartamentos, pois costumam se adaptar com facilidade a muitos ambientes. Eles não precisam de muita luz e nem devem ser regados com muita frequência, facilitando a vida de quem não tem muito tempo para cuidar de plantas.

Imagem com vários modelos de cactos

Além da praticidade, os cactos ainda são bastante estilosos e têm tipos muito variados. Ou seja, você pode escolher plantas menores, maiores, de cores diversas e com flores.

Suculentas

As suculentas também são plantas que estão em alta por serem bastante diversas e fáceis de cuidar. Há suculentas de diferentes tamanhos e cores. Você pode escolher tipos variados e deixá-los próximos ou combiná-los em um grande vaso.

Você pode regá-las de quinze em quinze dias nos períodos mais frios e uma vez por semana em épocas mais quentes. Também é importante deixar as plantinhas no sol algumas vezes por semana para evitar o surgimento de pragas.

Mulher cuidando da planta

Lança de são jorge

A Lança de São Jorge também é uma planta que exige menos cuidados, trazendo mais praticidade para o dia a dia. Ela deve ser regada uma vez a cada duas semanas, sem que a água seja jogada diretamente sobre as folhas.

Essa planta ainda oferece o benefício de ser mais compacta. Ela pode ser plantada em vasos ou até em jardins de pedra e, por crescer na vertical, é ideal para a decoração de cantos.

Samambaias

As samambaias já são clássicas na decoração, principalmente em banheiros. Porém, elas podem ser usadas em qualquer cômodo, ajudando a dar um toque tropical e sofisticado a ambientes como quarto, sala de estar, sala de estudos e varandas.

Essas plantas também se adaptam a ambientes diversos, vivendo bem em locais secos, úmidos, muito iluminados, sem sol, internos ou externos. 

Ambiente com varias plantas decorando

Orquídeas

As orquídeas são flores de pétalas delicadas, que trarão mais cor e elegância para a sua casa. Entre as espécies apresentadas neste artigo elas são a que demanda mais cuidados, como regas mais constantes e fertilização. Porém, com a beleza que essa planta traz ao espaço, vale a pena dedicar um pouco mais de tempo para o seu cultivo, não é mesmo?

imagens de orquídeas

Agora você já sabe como usar plantas em apartamento e conhece algumas espécies que vivem bem em ambientes internos e precisam de menos cuidados no dia a dia. Para colocar a mão na massa e começar a escolher as suas plantas, conheça os espaços em que pretende colocá-las e pesquise as opções mais adequadas para a sua casa.

Quer saber mais sobre decoração? Leia o artigo Decorar a casa: 7 ideias inspiradoras para qualquer estilo, qualquer espaço