Papel de parede para interagir: diversão e aprendizado para as crianças

Você já ouviu falar sobre papéis de parede para interagir? Conheça algumas opções bem divertidas para montar o quarto dos seus filhos.

11 de setembro de 2019

O quarto das crianças precisa ser um espaço confortável e divertido, em que elas se sintam seguras e, ao mesmo tempo, tenham oportunidades para aprender e desenvolver novas habilidades. Na hora de montar o quarto dos meus filhos, descobri um item que pode fazer toda a diferença no dia a dia: o papel de parede para interagir. Quer saber mais sobre ele? Vou dividir as opções que encontrei com você.

A decoração do quarto das crianças não serve apenas para embelezar o ambiente. Ela pode fazer parte de muitas brincadeiras e até colaborar para o aprendizado dos pequenos. Por isso, algumas empresas têm investido nos papéis de parede interativos, que permitem usar a parede do quarto para brincar, desenhar, aprender e soltar a imaginação.

Além das vantagens estética e para o aprendizado, os papéis de parede ainda trazem outras vantagens, como a praticidade na hora da aplicação e da limpeza. Está mudando a decoração do seu apartamento e quer dar um toque especial ao quarto dos pequenos? Neste artigo, veja algumas opções de papel de parede para interagir.

Leia também 8 ideias para mudar o ambiente com papel de parede.

Papel que brilha no escuro

Uma opção para deixar um quarto infantil mais divertido é investir em papéis ou tecidos que brilham no escuro. Esse tipo de acabamento traz um ar de magia ao espaço e ainda pode ajudar a contar histórias antes de dormir. 

Fonte: Pinterest

Com um pigmento que armazena a luz durante o dia e a libera durante a noite, muitos papéis de parede do estilo têm desenhos de estrelas, planetas e astros, imitando um céu estrelado. Há diversas opções de desenhos, formas e iluminação para usar nos quartos, basta escolher um que combine com o espaço e não tenha tanta luz a ponto de atrapalhar o sono dos pequenos.

Quer saber mais sobre pintura de apartamento? Leia este artigo. 

Papel para jogar

Já imaginou ter um jogo de tabuleiro gigante? Há papéis de parede que funcionam como um grande tabuleiro de jogo, com desenhos e marcações em que os jogadores posicionam suas peças. As crianças podem então brincar à vontade, com a família ou com os amigos, e desenvolver o pensamento crítico, a paciência e o trabalho em equipe.

Os peões ou as peças que representam cada jogador costumam ser colantes. Assim, é possível fixá-las na parede e movimentá-las durante o jogo. Esse papel é uma boa opção para deixar o ambiente mais colorido e ainda oferecer bons momentos de diversão. Há apenas um cuidado importante: manter o painel sempre limpinho para não atrapalhar os jogos!

Papel que conta histórias

Muitas crianças adoram ouvir histórias à noite, antes de dormir. Uma das opções mais inovadoras de papel de parede é a que conta histórias. Mas como assim? A marca francesa Castorama desenvolveu um revestimento estampado com diversos personagens — princesas, fantasmas e robôs, por exemplo —  que contam histórias diferentes.

Para ouvir os contos é preciso ter um tablet com o aplicativo do Magic Wallpaper instalado. Basta usar o aparelho para enfocar um personagem específico que a história começa a ser contada. 

Para quem procura soluções mais simples ou prefere aproveitar a própria criatividade, um papel de parede com personagens infantis já pode ser um grande aliado para a hora de fazer os pequenos dormirem. Os pais podem aproveitar os personagens da parede, pensando em novas histórias que os envolvam.

Saiba mais sobre como a decoração do quarto impacta o sono das crianças.

Papel pintável

Por fim, há também o papel de parede pintável. Esse revestimento vem com vários desenhos em preto e branco, permitindo que as crianças coloram as paredes aos poucos.  Esse papel é um dos que mais oferece variedades, pois as opções de desenhos para as paredes é quase infinita.

Fonte: Pinterest

Há também papéis quadriculados ou brancos em que a criança pode criar desde os primeiros traços, usando canetinhas, lápis e giz de cera. Normalmente, a pintura não sai mais da parede, por isso é importante que a atividade aconteça com o acompanhamento de um adulto.

Quadro negro

Para quem procura um revestimento que permita apagar os desenhos feitos, há os papéis de parede com efeito de um quadro negro. Com textura fosca, o papel pode ser desenhado com giz para lousa. A possibilidade de apagar o giz a qualquer momento permite que a criança solte ainda mais a criatividade, utilizando o espaço quantas vezes desejar.

Fonte: Pinterest

O papel de quadro negro também pode ser usado para os estudos. Nele, é possível treinar  a escrita, fazer contas e ainda brincar com os amigos e os familiares, jogando jogos como forca, jogo da velha e imagem e ação.

A decoração dos quartos das crianças tem uma função que vai além de tornar os espaços mais agradáveis esteticamente. Com o papel de parede para interagir, por exemplo, é possível construir um ambiente que traga momentos de diversão e ainda ajude no desenvolvimento dos pequenos.
Gostou das opções apresentadas no artigo? Saiba como fazer uma parede com efeito de quadro negro em sua casa!