Decoração do quarto infantil. Dicas para o bom sono das crianças

Que tal decorar o quarto do seu filho de acordo com o bem estar e as necessidades dele? Veja doze dicas para a decoração do quarto das crianças, pois o bom sono vale ouro!

12 de fevereiro de 2014

Quem é mamãe sabe o quanto vale o bom sono das crianças. Uma noite bem dormida é garantia de alegria em casa para toda a família. Vamos falar do quarto infantil? É o dormitório que abriga as fantasias dos nossos aspirantes a super heróis – e qual menino não deseja ser um deles?

O quarto embala o soninho do bebê,  e  ao som de algumas palavrinhas mágicas se transforma no castelo imaginário das nossas pequenas princesas. É no quarto de criança que as melhores estórias de aventura e os mais belos contos de fada são compartilhados entre pais e filhos. Um mundo a parte, um porto seguro.

Lembre que na hora de mobiliar e escolher a decoração do quarto infantil  é  nas crianças que você deve pensar, no  bem estar e nas  necessidades delas, que são bem diferentes das dos adultos. Portanto, as coisas de criança são bem mais simples do que imaginamos. Verdade! Então, vamos simplificar?

Doze dicas para a decoração do quarto das crianças. O bom sono vale ouro!

1. Quanto mais aconchego, melhor. Qual criança não se sente protegida dentro da sua cabaninha? Por mais improvisada que seja, com lençóis e cobertores,  ela representa o mini mundo infantil. Então por que não investir em algo que além de ser divertido também faça parte da decoração do quarto?

2. O soninho de bebê pede um ambiente tranquilo e sereno. A iluminação indireta perfeita para transmitir essa sensação mas, o quarto deve ter luz suficiente para  facilitar  os cuidados noturnos. Lembre-se da funcionalidade!

3. Quarto compartilhado entre irmãos. Se for o caso de menino e menina opte por uma decoração que sirva para os dois. Longe do rosa e do azul, aposte em cores vibrantes e preste atenção nas características da personalidade e temperamento de cada um. Na medida do possível, busque personalizar o espaço individual,como a cama ou a mesa de cabeceira.

4. Delicadeza combina com o quarto das meninas. Para embalar seus sonhos de princesa você pode criar uma versão moderna da cama com dossel. Uma ideia é iluminá-la. Simples , mas com um efeito encantador!

5. Ter o seu cãozinho de estimação por perto na hora de dormir pode ser um estímulo para a criança ir para cama sozinha.Se não houver  contra  indicação para a saúde, por que não criar um cantinho para o pet acompanhar o soninho do seu filho?

6. Lúdico! Se tem uma coisa que as crianças adoram é  vivenciar estórias e personagens. Diga lá: uma casa na árvore também já não foi o seu sonho de consumo quando pequeno? Deixe que elas curtam essa fase e compartilhem com os amiguinhos!

7. As necessidades das criança mudam tão depressa quanto o seu crescimento, que acontece rápido demais, não é verdade? Pense em móveis multifuncionais para o quarto que acompanhem as fases do bebê até os seus primeiros anos.

8. A medida em que vão crescendo, as crianças fazem do quarto o seu playground particular. Não há razão para se incomodar com a bagunça, que só é bagunça para nós adultos. Para os baixinhos, é  alegria. Pense nisso e projete um espaço apropriado para o descanso sem abrir mão da diversão!

9. Vai fazer um quarto novo para o seu filho? Crie um ambiente pra ele em primeiro lugar, o quarto é o universo e a criança deve se identificar com ele. Seus personagens preferidos, seus bichos de pelúcia, deixe que ele participe na hora de escolher a decoração.

10. As crianças são simples por natureza e a decoração do quarto pode sim ser original e simples. Mas não abra mão do aconchego, ele é fundamental para o bem estar do seu pequerrucho.

11. Do berço pra cama. Esta é uma fase de transição, que deve ser levada em consideração na hora de montar o  quarto do bebê. Quando você menos esperar, ele já vai estar grandinho. Que tal lançar mão de um móvel que atenda a esta necessidade?

12. Enquanto eles são bebês, a presença da mãe no quarto é essencial para  a  sua saúde e  desenvolvimento . Lembre de preservar também o seu conforto neste período, assim tudo fica muito mais prazeroso, pra você e para os seus filhos.

Já vimos  aqui que  decorar o quarto infantil não é nenhum bicho papão, certo?  É possível conciliar conforto, bem estar, funcionalidade e  diversão. Mas não esqueça de levar muito a sério os cuidados com o bom sono da criança. Saúde e segurança são fundamentais:

  • Colchão anti- refluxo é recomendável
  • Tinta atóxica na pintura dos móveis
  • Papel de parede lavável
  • Travesseiro antialérgico
  • Protetores  nas tomadas
  • Tapetes com antiderrapante
  • Protetor de quinas para os móveis
  • Babá eletrônica
  • Tela de proteção na janela