Tempo de qualidade: como aproveitar mais a sua família?

Você sabe a diferença entre quantidade e qualidade de tempo? Entenda como fazer os momentos em família renderem mais!

18 de novembro de 2020

Embora o tempo seja um recurso escasso no dias atuais, usá-lo com sabedoria é a chave para dar conta das obrigações e ainda conseguir passar bons momentos em família.

Nesse sentido, o tempo de qualidade vem de encontro às necessidades das famílias modernas, significando que uma boa relação pode ser construída mesmo em meio a uma rotina corrida.

Quer saber mais como conseguir tempo de qualidade com a família e curtir bons momentos juntos? Confira as dicas da Tecnisa sobre o assunto!

A importância do tempo de qualidade em família

Passar um tempo em família tem benefícios tanto no âmbito coletivo quanto no individual, fortalecendo os laços familiares e, ao mesmo tempo, contribuindo para uma rotina mais agradável que alivia o stress e a pressão da vida profissional.

Para quem tem filhos, o tempo de qualidade em família é ainda mais importante para participar ativamente da vida das crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento, cultivando memórias e avaliando seu comportamento e crescimento em geral.

Além disso, esses momentos também são importantes para a vida do casal, que tende a deixar a relação entre as últimas prioridades em meio a uma rotina cheia de tarefas e compromissos.

Agora que você já sabe por que é importante reservar um tempo de qualidade em família, pode estar se perguntando como incluí-lo em sua rotina, não é mesmo? Confira as dicas a seguir!

Como aproveitar o tempo com a família

Separe um dia da semana para priorizar a família

Embora nem todas as famílias disponham de muitos dias seguidos para descansar, é ideal que separem pelo menos um período da semana para priorizar a família. Mesmo que não seja possível ter um dia inteiro sem outros compromissos, vocês podem estipular parte do sábado ou domingo para que todos estejam em casa e compartilhem algumas horas juntos.

Novamente, o principal foco deve ser na quantidade e sim na qualidade do tempo que passarão juntos.

Faça ao menos uma refeição do dia com todos reunidos

Embora nem sempre seja possível, crie um hábito em casa para que pelo menos em uma refeição do dia todos possam estar juntos, mesmo que seja um rápido café da manhã ou um jantar simples. Assim, todos podem se ver nesse breve período, criando o hábito de compartilhar sua rotina, preocupações e alegrias.

Para que isso dê certo, você não precisa se preocupar com um vasto cardápio ou com a mesa toda arrumada. Concentre-se apenas em estar presente e reservar esse tempo para desfrutar da rotina como ela é: muitas vezes repleta de improvisos, problemas e incertezas, mas nada que não melhore com a companhia de pessoas queridas por perto.

Desligue o celular enquanto estiverem juntos

Mesmo que você planeje dois dias seguidos para estar com a família e prepare refeições elaboradas no jantar diário, de nada vai adiantar esse esforço se cada um ficar imerso no seu celular durante esses momentos.

Portanto, incentive os integrantes da casa a deixar as interações virtuais em segundo plano por alguns minutos do dia e convide-os a mergulhar no momento presente com relações olho no olho.

A longo prazo, essa prática pode até contribuir para controlar os níveis de ansiedade dos seus filhos e cônjuges, que terão a habilidade de se desconectar sempre que necessário.

Faça programas que agradem a todos

Na ânsia por mais momentos juntos, muitos pais e cônjuges acabam impondo que os membros da família deixem de fazer o que gostam para adentrar em atividades que não lhe agradam. Isso acaba trazendo o resultado oposto ao conceito de tempo de qualidade, desperdiçando assim o precioso tempo de todos os familiares e criando uma situação desagradável.

Para evitar que o tempo em família vire uma obrigação, seja criativo e encontre programas que sejam do interesse de todos. Pode ser um esporte, um tipo de passeio cultural, uma experiência gastronômica ou qualquer programa que tenha mais a ver com a sua família em geral.

Aproveite o espaço do seu condomínio

Mesmo que você more em um bairro bem localizado, o deslocamento para passeios em família pode ser um impeditivo para que tenham mais tempo juntos.

Para resolver isso, você já pensou aproveitar o espaço do seu condomínio para se divertir com a família?

Ao escolher um empreendimento como o W/L Vila Romana, o mais novo lançamento da Tecnisa, você garante o conforto para sua família dentro e fora de casa. A estrutura do local conta com piscina coberta, sauna, espaço para meditação, bike sharing, entre outras comodidades que visam o bem estar e a qualidade de vida de toda a família.

Piscina coberta do W/L Vila Romana

E então, gostou do conteúdo sobre como aumentar o tempo de qualidade em família? Siga a Tecnisa nas redes sociais e não perca os próximos artigos. Estamos no Facebook e Instagram!