7 hábitos para incluir na rotina e beneficiar sua saúde física e mental

Ter uma vida saudável significa equilibrar sua saúde física e mental, preservando-as em meio ao stress da rotina. Saiba quais hábitos adquirir para atingir esse objetivo.

9 de novembro de 2020

Embora pareçam aspectos separados de nossas vidas, a saúde física e mental estão interligadas. Isso significa que os hábitos em torno de nosso bem estar devem levar em consideração aquilo que faz bem para o nosso corpo e mente.

Em meio à agitação da rotina, pode parecer difícil encontrar um tempo específico para cuidar da saúde física e mental, mas a boa notícia é que dá para incluir hábitos simples que fazem a diferença no seu bem estar.

A seguir, listamos 7 hábitos para incluir na rotina que vão beneficiar sua saúde física e mental. Acompanhe!

1.   Pratique a atenção plena

Ter atenção plena vai muito além de reservar um tempo para meditar. Embora essa prática seja uma das bases da meditação e da yoga, o estado mental mindful pode ser alcançado em qualquer atividade do dia.

Para isso, é preciso treinar sua mente para se concentrar apenas no momento presente, evitando que os sentimentos e pensamentos relacionados a outras experiências se sobreponham.

Na prática, isso significa uma vida mais consciente nas atividades cotidianas. É um forte aliado contra a ansiedade, já que evita que a mente vagueie por possibilidades e incertezas relacionadas ao futuro.

2.   Tenha um sono de qualidade

Uma boa noite de sono é essencial para quem busca uma vida mais equilibrada. Além de trazer benefícios a curto prazo relacionados ao prazer do relaxamento, a qualidade do sono influencia diretamente outros aspectos, como:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • É um aliado da recuperação muscular;
  • Ajuda a memória;
  • Combate as doenças cardiovasculares;
  • Previne a obesidade;
  • Entre outros.

Mesmo quem não dispõe longos períodos para dormir pode ter um sono de qualidade, já que o tempo do sono não é o único fator que influencia na sua qualidade.

É preciso ter condições adequadas como travesseiro e colchão adequados, posição confortável, além de ser imprescindível evitar o uso excessivo de telas próximo à hora de dormir, bem como a ingestão de alimentos estimulantes como o açúcar, o álcool e a cafeína, por exemplo.

3.   Priorize a alimentação saudável

Embora a preocupação com a alimentação esteja prioritariamente ligada à estética, sua importância vai muito além disso. Afinal, aquilo que ingerimos se torna o combustível que movimentará nosso corpo e mente.

Uma alimentação balanceada contribui no controle da ansiedade, no bem estar em geral e no funcionamento de nossos órgãos, permitindo que tenhamos mais energia para desempenhar nossas funções do dia a dia sem comprometer a saúde para isso.

Além disso, a alimentação saudável diminui o risco de doenças graves, como a hipertensão, a diabetes e a obesidade.

4.   Invista em autoconhecimento

O autoconhecimento possibilita que o indivíduo descubra seus valores e construa uma vida alinhada àquilo que lhe é essencial.

Embora pareça óbvio, os fatores externos tendem a tomar o controle dos nossos desejos e a moldar nossas escolhas, de modo que é preciso olhar mais profundamente para si mesmo em busca de equilíbrio e bem estar.

Para isso, cultive o hábito de conhecer seus anseios, dúvidas e medos. Separe um tempo só para você e não se esqueça de ser generoso consigo mesmo ao ouvir aquilo que seu coração tem para lhe dizer.

A meditação pode ser uma aliada para o autoconhecimento. Mas se você não tem tempo para encaixá-la em sua rotina, já imaginou morar em um condomínio com espaço específico para meditar? O W/L Vila Romana possui sala de massagem, espaço zen e área para meditação a poucos passos do seu apartamento!

Perspectiva de área de lazer do empreendimento W/L Vila Romana

5.   Encontre hobbies

Embora nem sempre seja possível fazer apenas aquilo que gostamos, isso não significa que você deve deixar de procurar atividades que lhe deem prazer.

Mesmo que não possível mudar sua vida profissional, por exemplo, você pode compensar o stress acumulado ao encontrar uma atividade que goste de fazer no tempo livre. Pode ser algo relacionado à arte, à música, ou até mesmo uma ação social para ajudar outras pessoas!

6.   Entre em contato com a natureza

Quem vive nas grandes cidades acaba tendo um certo distanciamento da natureza em seu dia a dia e, a longo prazo, isso pode fazer diferença no seu bem estar.

Caso não seja possível viajar frequentemente para locais mais próximos à natureza, você pode entrar em contato com a natureza de outras formas.

Para isso, você pode visitar um parque na sua região, encontrar restaurantes e outros espaços públicos que ofereçam um ambiente verde ou até mesmo cultivar um espaço verde em sua casa.

Regiões como a Vila Romana em São Paulo são repletas de opções para relaxar, se divertir em família e curtir as ruas arborizadas do bairro.

7.   Converse com pessoas positivas

Embora não seja possível escolher todas as pessoas com quem convivemos, é possível fazer um filtro que selecione a intensidade das relações.

Isso é importante porque nossos comportamentos tendem a ser semelhantes daqueles com quem temos mais proximidade.

Portanto, faça o possível para se manter próximo de pessoas positivas, que tenham um olhar satisfatório em relação à vida e que tenham uma visão parecida com a sua.

Isso será benéfico para que aproveite melhor as oportunidades que a vida lhe der e fará com que ocupe seu tempo com pensamentos que te levarão para mais perto da vida que deseja.

Como visto, a busca por uma vida equilibrada passa por observar cada um dos momentos do cotidiano e fazer as escolhas certas, mesmo nas pequenas decisões. Isso faz com que a rotina se torne mais leve e alinhadas com nossos propósitos, além de contribuir para o bem estar a longo prazo. Se você gostou das nossas dicas e está buscando qualidade de vida, já pensou em usar a gestão de tempo para organizar seus compromissos e garantir mais tranquilidade na sua rotina? Leia nosso artigo e saiba como a gestão de tempo pode ser utilizada a favor do seu bem estar.

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