Qualidade de vida em São Paulo: saiba como desfrutar de uma vida equilibrada

Em meio à agitação da capital paulistana, a qualidade de vida pode acabar ficando em segundo plano. Descubra como contornar esse cenário e ter uma rotina mais tranquila e agradável!

26 de novembro de 2020

Conhecida pelo seu elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), São Paulo é a cidade ideal para quem almeja uma vida confortável e com acesso ao que há de melhor no país.

Em contrapartida, a versão brasileira da “cidade que nunca dorme” pode levar sua população ao ápice do esgotamento devido a um estilo de vida extremamente agitado. Mas isso não significa que quem mora em São Paulo deve se contentar com uma vida estressante e descontente.

Com certo equilíbrio em algumas áreas da vida, é possível desfrutar de uma rotina mais equilibrada e conseguir a tão almejada qualidade de vida em São Paulo. E é justamente sobre isso que a Tecnisa tratará neste artigo. Confira!

Afinal, o que é qualidade de vida?

Por envolver questões pessoais e abstratas, a qualidade de vida tende a ser um conceito subjetivo que varia de acordo com cada indivíduo.

Ela é a soma de múltiplos fatores que, combinados, moldam a rotina do ser humano de acordo com suas escolhas, preferências e ambiente em que está inserido. Esse conjunto resulta no grau de satisfação de cada pessoa em relação à sua própria vida, e envolve fatores como:

  • Estilo de vida;
  • Alimentação;
  • Habitação;
  • Carreira;
  • Estudos;
  • Entretenimento e lazer;
  • Convívio social;
  • Propósito de vida;
  • Entre outros.

Logo, podemos perceber que o conjunto de fatores que moldam a qualidade de vida, embora bastante individualizado, tem total relação com a rotina e com o meio externo em que estamos inseridos. 

Se você está na rotina agitada de São Paulo e quer descobrir como melhorar sua qualidade de vida, confira as dicas a seguir.

Como ter qualidade de vida em São Paulo?

Priorize atividades de enriquecimento intelectual

Morar em uma cidade como São Paulo permite que você amplie seu conhecimento constantemente. Para isso, que tal unir entretenimento com desenvolvimento pessoal?

Você pode visitar museus, parques, peças de teatro, exposições a céu aberto, participar de clubes de livros e quaisquer outras atividades que te deem bem estar e ainda enriqueçam seu repertório cultural e intelectual.

Tenha mais tempo com a sua família

Em meio falta de tempo que acomete a maioria dos paulistanos, o convívio em família acaba sendo prejudicado e isso contribui para a perda da qualidade de vida.

Por isso, que tal fixar um espaço na agenda de todos os integrantes da família e planejar momentos juntos?

Vocês podem ir para a cozinha e preparar um prato novo, passear pelo bairro, ir ao cinema ou simplesmente curtir um papo descontraído olho no olho longe de tecnologias.

Encontre propósito no seu trabalho

A satisfação na carreira está diretamente ligada à qualidade de vida de quem mora em São Paulo, já que as jornadas de trabalho tendem a ser extensas e, muitas vezes, a demanda não acaba mesmo ao chegar em casa depois de um dia inteiro fora. 

Dessa forma, encontrar um propósito no trabalho contribui para uma rotina mais agradável e equilibrada.

Mesmo que você não faça aquilo que ama ou não ainda não esteja na posição almejada em sua carreira, procure o lado positivo e descubra um propósito por trás daquilo que faz todos os dias. Com certeza há algo de bom no trabalho exercido por você!

Viva bem e more melhor ainda 

É muito difícil falar em qualidade de vida em São Paulo sem considerar o local onde você mora.

A diferença do estilo de vida entre os bairros da capital paulistana é evidente e, por isso, escolher uma região tranquila e agradável — como a Vila Romana, por exemplo — certamente contribuirá para sua qualidade de vida.

Além do bairro, a escolha do condomínio também é importante. Para aumentar sua qualidade de vida em São Paulo, procure por empreendimentos que tenham como base a tranquilidade e o bem-estar, de modo que você aproveite ao máximo as experiências e os momentos que realmente importam e te completam.

Área de lazer do W/L Vila Romana

Nesse sentido, o mais novo lançamento da Tecnisa reúne tudo o que você precisa para ter uma rotina agradável e tranquila. Conheça o W/L Vila Romana e se surpreenda!

Como vimos ao longo do artigo, é possível obter qualidade de vida em São Paulo sem deixar de lado o estilo de vida que tanto agrada os moradores da capital.

Quer saber mais sobre como incorporar hábitos favoráveis em sua rotina? Saiba quais são os 7 hábitos que beneficiam sua saúde física e mental no dia a dia.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS