Afinal, o que caracteriza um empreendimento sustentável?

Os empreendimentos sustentáveis unem cuidado com o meio ambiente e garantem bem-estar para os moradores. Saiba o que eles têm em comum e onde encontrar um empreendimento sustentável em São Paulo.

3 de dezembro de 2020

A preocupação com o meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis são necessidades indiscutíveis. Nesse sentido, um olhar mais atento ao assunto vem sendo incorporado em todas as esferas da sociedade, e no setor imobiliário não poderia ser diferente.

Os empreendimentos sustentáveis vêm de encontro a esse movimento, pois garantem o melhor uso dos recursos naturais desde sua construção até o momento da entrega.

Quer saber o que um empreendimento sustentável deve ter em sua estrutura e quais os benefícios de morar em um? Continue a leitura e confira.

O que caracteriza um empreendimento sustentável?

Programa de compartilhamento de bicicletas

Um dos pilares mais importantes da sustentabilidade é o controle da poluição e, ao analisar as principais metrópoles do Brasil e do mundo, percebe-se que a quantidade de veículos em circulação é um fator determinante para o agravamento do problema.

O uso de bicicletas como meio de transporte é uma solução que vem crescendo e sendo cada vez mais incentivada em grandes cidades como São Paulo. Segundo a CET, a capital já conta com mais de 530 km de vias com tratamento cicloviário permanente.

Embora a mobilidade urbana não tenha relação direta com a construção civil, os empreendimentos sustentáveis vêm contribuindo com o assunto ao incluir em sua estrutura estacionamentos para bicicletas e programas internos de compartilhamento de bicicletas. Dessa forma, tanto visitantes quanto moradores são incentivados a usá-las para se locomover na região.

Área verde

Os ambientes arborizados nos empreendimentos estão cada vez mais comuns e são benéficos porque contribuem para o bem estar dos moradores e para o clima da região em geral.

Embora nem todo empreendimento tenha um vasto espaço para esse fim, aqueles que contam com pequenos jardins, canteiros e plantas nos espaços coletivos já trazem benefícios para o local e podem contribuir para que os moradores tenham momentos de contato com a natureza e desacelerem em meio à rotina corrida.

Sistema de drenagem de águas pluviais

O tratamento de águas pluviais já é realidade em grande parte dos empreendimentos sustentáveis, visto que seus benefícios estão diretamente ligados à economia financeira.

Para que isso realizado,o projeto deve estar preparado para drenar a água das chuvas desde o início da construção, já que as estruturas e instalações para tal envolvem um projeto cuidadoso para que a solução suporte oscilações do regime de chuva ao longo dos meses do ano.

Eficiência energética

A economia de energia é um dos fatores chave para a sustentabilidade em empreendimentos, pois garante que medidas sejam tomadas não só durante a obra, mas também após a sua entrega.

A eficiência energética é alcançada em um empreendimento quando ele tem práticas que visam o uso inteligente do recurso, tais como:

  • Criação de ambientes iluminados que dependem menos da eletricidade;
  • Priorização dos espaços coletivos para concentrar o uso de energia em menor quantidade de ambientes;
  • Adoção de energia renovável;
  • Conscientização dos moradores para que pratiquem a economia de energia nos espaços individuais.

Quais os benefícios de morar em um empreendimento sustentável?

Economia

Ao morar em um empreendimento que se preocupa com a sustentabilidade, as iniciativas focadas em preservar o meio ambiente acabam impactando diretamente no bolso dos moradores, que sentem a diferença em relação aos gastos com a conta de água e luz.

Maior valorização do imóvel

Com o constante crescimento da economia sustentável, a tendência é que os empreendimentos sustentáveis tenham maior valorização em relação àqueles que não adotam práticas ecologicamente corretas.

Isso garante mais segurança no momento da compra de um imóvel, facilitando a revenda ou locação no futuro.

Qualidade de vida

Além dos benefícios financeiros e da contribuição com o meio ambiente, morar em um empreendimento sustentável modifica de forma significante o dia a dia de toda a família.

Isso porque um ambiente mais verde, que preserva os recursos naturais e incentiva uma vida equilibrada contribui para maior tranquilidade e bem-estar em meio à rotina agitada de uma grande cidade como São Paulo.

Quer morar em um empreendimento sustentável?

Como vimos até aqui, os empreendimentos sustentáveis são mais do que uma tendência e

devem ganhar cada vez mais espaço e reconhecimento no mercado imobiliário.

A boa notícia é que você pode morar em um empreendimento sustentável localizado em um dos bairros mais tranquilos e charmosos de São Paulo: a Vila Romana.

Conheça o W/L Vila Romana, o mais novo lançamento da Tecnisa que conta com uma planta moderna, instalações sustentáveis e ainda traz para a sua rotina o equilíbrio entre viver bem e morar melhor ainda.

Acesse o site e saiba mais sobre o empreendimento.