8 formas de desacelerar em meio à correria do dia a dia

Em um ano em que nossa casa virou trabalho e a rotina sofreu consideráveis mudanças, desacelerar ficou cada vez mais difícil. Por isso, a Tecnisa — que te ajuda a ter o equilíbrio entre viver bem e morar melhor ainda — está sempre estudando técnicas para que você mantenha seu bem-estar.

13 de novembro de 2020

Embora a forma mais usual para desacelerar seja viajar e sair da rotina, a maioria das pessoas acaba viajando menos do que gostaria e, com isso, a sensação de stress tende a dominar a rotina.

Em um ano como o atual isso fica ainda mais acentuado, já que boa parte das pessoas vem concentrando suas atividades de trabalho e lazer dentro de casa.

Pensando nisso, separamos 8 dicas para você desacelerar em meio à correria do dia a dia e relaxar mesmo sem sair de casa. Confira!

1.   Leia um livro

Separar um cantinho em casa propício para a leitura pode ser uma excelente iniciativa. Afinal, a família toda pode usufruir do espaço, além de incentivar as crianças à essa prática que é tão importante para seu crescimento pessoal e intelectual.

Pode ser na varanda, no quarto ou na sala: o importante é que o local seja iluminado e confortável. Portanto, não abra mão de uma luminária e um sofá aconchegante em seu espaço de leitura.

Perspectiva da sala e varanda do empreendimento W/L Vila Romana

Ao passar um tempo em companhia de um bom livro, você mergulhará em um universo diferente daquele em que vive, saindo brevemente de sua rotina sem precisar de grandes deslocamentos físicos para isso.

2.   Faça uma massagem

Organize sua agenda para cuidar de si mesmo e se dê ao luxo de receber uma massagem.

Além do momento de relaxamento em si, você pode direcioná-la para as necessidades do seu corpo, escolhendo uma massagem relaxante para descansar, uma drenagem linfática para diminuir a retenção de líquidos ou uma massagem local para eliminar tensões específicas.

3.   Passe um dia com acesso limitado à internet

O excesso de estímulo que recebemos diariamente com a internet facilita boa parte da rotina, mas é importante separar um momento para se desconectar propositalmente.

O ideal é diminuir o uso de telas no período noturno para ir se preparando para a hora de dormir.

Com isso, você pode reunir a família e combinar um horário fixo para interagirem entre si sem o uso de celular, tablet e outros dispositivos com conexão à internet.

4.   Faça um passeio cultural

Encontrar opções de lazer cultural aos finais de semana é uma ótima forma de desacelerar mesmo sem sair de uma grande cidade.

Se você mora na Zona Oeste de São Paulo, por exemplo, não faltam opções na região! Você pode visitar o Memorial da América Latina, o Parque da Água Branca, o Museu do Futebol, além de teatros e cinemas próximos.

Fique atento à programação desses locais e aproveite!

5.   Ande de bicicleta pela cidade

A vasta extensão das ciclofaixas na cidade de São Paulo também possibilitou que os ciclistas explorem melhor a cidade.

Com isso, que tal trocar o stress do trânsito automotivo e sair de bicicleta?

Caso não seja possível usá-la para o trajeto ao trabalho, ela pode ser o seu meio de transporte aos finais de semana para os passeios culturais sugeridos acima.

6.   Cozinhe um prato novo

Ainda pensando em como curtir o lar e torná-lo cada vez mais seu porto seguro, que tal passar um tempo na cozinha e preparar uma refeição especial?

Mobilize a família, faça as compras, estude uma nova receita e capriche em cada etapa do preparo, focando no prazer desse momento.

Além da preparação em si que já é uma diversão, ao final você ainda vai poder saboreá-la com a família e garantir boas risadas com todos em torno da mesa.

7.   Faça atividades manuais

Estimular atividades manuais de sua preferência é um tipo de atividade que relaxa a mente e pode ser feita de qualquer lugar, inclusive em casa.

Algumas ideias são:

  • costura;
  • pintura;
  • desenho;
  • escrita;
  • entre outros.

Aproveite para tirar aquele plano de aprender algo novo e invista na atividade que você tiver maior identificação.

8.   Explore a natureza

Para explorar a natureza, basta olhar ao seu redor e contemplar o que há em volta. Uma caminhada no parque, um momento para apreciar o céu através da sua varanda ou até mesmo a área verde do seu condomínio podem contribuir para encontrar a tranquilidade que você precisa para desacelerar.

Como vimos, é possível usar o conforto de sua casa para desacelerar e aproveitar as opções da sua região para espairecer aos finais de semana. Morar em um local privilegiado como a Vila Romana facilita a rotina de quem procura o equilíbrio entre viver bem e morar melhor ainda.

E então, gostou das nossas dicas? Siga a Tecnisa nas redes sociais e obtenha mais dicas sobre estilo de vida, bem estar e lar. Estamos no Facebook e Instagram!