Cinema na garagem
Quer ter uma sala de TV onde possa assistir a filmes, novelas, esportes e até aos jogos olímpicos sem perturbar a família nem vizinhos? Tem uma garagem livre? Então, este post é para você e também para comemorar o dia da TV, celebrado no dia 11 de agosto.
Confira as dicas para criar uma sala de cinema, dentro de onde você só guardava carros, e inspire-se!
ALÔ-ALÔ, ELETRICISTA!
Verifique com um eletricista se a fiação atual da garagem é suficiente para suportar os eletrônicos que irá instalar na sala, tais como TV, telão, alto-falantes,
subwoofers e amplificadores.
Inclua também na lista spots de luz, luminárias e, quem sabe, até um ar-condicionado.
ISOLE & DESFRUTE
Para que possa colocar o volume à altura de uma sala de cinema, não deixe de usar materiais como placas de lãs, painéis de madeira e revestimento de gesso acartonado. Uma outra opção é aplicar tapeçarias na parede, que melhoram bastante o isolamento acústico.
Lembre-se também que telhados, quando não possuem forro ou laje, podem vazar ruídos. Se este é o caso da sua garagem, use uma manta acústica entre a telha e o forro para minimizar a passagem de som.
LUZ, COR, DECORAÇÃO!
Depois de ter os equipamentos comprados, a fiação toda instalada e o isolamento acústico aplicado, chega a hora mais gostosa: a decoração!
Claro, tudo deve seguir o seu gosto e estar alinhado com os demais ambientes da casa, mas vale espiar as dicas abaixo para dar um toque de cinema na garagem:
LUZ - opte pela luz amarela, que leva conforto aos olhos. Um
dimer pode ser uma boa aquisição para conseguir regular a luminosidade ao ligar a TV ou telão.
COR - tons escuros, como cinza industrial, marrom ou vinho são perfeitos para criar um clima de sala de cinema.
DECORAÇÃO - lembre-se de reservar um móvel para guardar controles, filmes, DVDs e outros apetrechos. Quanto aos sofás e poltronas, quanto mais aconchegantes, melhor. E não se esqueça que cortinas aveludadas dão um toque “cinematográfico” na garagem! ;)