MEL CASEIRO
Já imaginou poder adoçar as refeições com o seu próprio mel?
Em homenagem ao dia do Apicultor, vamos dar dicas de como criar abelhas dentro de casa. Confira:
QUAL?
As abelhas mais indicadas para criação doméstica são as melíponas. Elas produzem menos mel que algumas outras espécies, porém a grande vantagem está no fato delas não terem ferrão. Em cada região do país é possível encontrar uma variedade diferente da mesma espécie: jataí, mandassaia, usussu e jandira são todas melíponas.
ONDE?
É possível encontrar colônias à venda em universidades e meliponários. Só fique atento para que a caixa esteja nas seguintes condições: por dentro, dividida em 3 andares; na parte inferior, deve conter um orifício por onde as abelhas possam sair para fazer a polinização; no centro, se encontram os discos, onde elas se reproduzem; e no topo, devem estar posicionadas as melgueiras.
COMO?
As dicas de manutenção da caixa e criação das abelhas são bem simples:
- Mantenha sua caixa sempre em um local alto para evitar que formigas invadam a colônia. Se preferir, prenda-a no teto como se fosse uma samambaia.
- Como as abelhas também se alimentam de mel, é recomendado dar um pouco do alimento quando a colônia é nova. Coloque de 2 a 3 colheres de sopa de nas melgueiras e repita a dose quando perceber que não há mais mel.
- Quando a produção estiver a todo vapor, use uma seringa para retirar o mel, tomando cuidado para não danificar as melgueiras.
- E não se esqueça de que as abelhas também comem o seu próprio mel. Divida a produção e tenha abelhas saudáveis e felizes em casa! ;)
Gostou das dicas?
Saiba como montar uma horta no seu apartamento.