Use incríveis pendentes na decoração do seu quarto

Vários artistas se dedicaram no século XX ao design de luminárias. E algumas peças são pendentes, pensados para decoração de quarto.

04/04/2019

Pode-se dizer que na decoração de interiores iluminação é tudo – ou quase tudo. Nenhum projeto de arquitetura ou de design que se preze seria considerado bom sem que fossem levados em conta questões como luz natural e luz artificial.

Isso mexe completamente com a percepção das pessoas quanto aos espaços. Um quarto de casal, por exemplo, tem que parecer relaxante, confortável. E a iluminação onde entra nisso? Bem, ela contribui!

Très Arquitetura

Então, pensando dessa forma, pode-se afirmar que o tratamento luminotécnico dado às propostas de decoração pode tanto valorizar quanto desvalorizar ambientes.

Correto? Sim, iluminação cria sensações! Ela pode deixar as pessoas mais animadas, mais comunicativas, com mais disposição e até com mais fome. Só que, porém, na mesmo proporção, pode deixá-las mais cansadas, tristes e desanimadas.

Quanto a um quarto, o que seria ideal? Bem, uma coisa de conhecimento de todos os projetistas são as funções que esse cômodo deve ter.

Pessoas fazem uso desse ponto da casa principalmente para descansar o corpo, relaxar a mente e namorar. Mas, tem gente que também usa o local para ler livros, ver televisão e até trabalhar. Então, nesse caso, o sistema de iluminação adotado deve ser e mais variado possível.

Danyela Corrêa

A iluminação ideal indicada para um quarto

O quarto de uma pessoa é um mundo à parte. Para muita gente é quase como um “ninho protetor”. E é nessa ideia que o projetista de interiores precisa ter em mente.

Ele precisa pensar nesse cômodo como sendo algo muito particular de alguém e que sua decoração, portanto, não pode afetar sua rotina e o seu bem estar.

A iluminação ideal indicada para um quarto é a suave e difusa. Porém, pensando nas variações de atividades que podem ser realizadas nesse tipo de cômodo, é normal para o arquiteto e design pensar em pontos de luz complementares além do que tiver disponível no centro do ambiente.

Então, propõem-se o uso de sancas; lustres e abajures; luminárias de piso e de bancada; e, em alguns casos, até de pendentes – para um facho mais focado.

Amis Arquitetura & Design  e Braccini + Lima Arquitetura

A inserção de pendentes em propostas de decoração para quarto

Como dito antes, o quarto de uma residência pode ser usado para vários fins. Consequentemente, sua iluminação precisa ser diversificada. E isso é, talvez, o que deixa mais interessante a decoração deste ambiente – especialmente à noite.

Livia DalmasoLaura Santos

Pontos de luz são, então, espalhados para todos os lados de acordo com a proposta do arquiteto. E em um desses pontos – ou mais de um – pode ser instalado um pendente.

Pendente é diferente de lustre. Ambos ficam pendurados, suspensos no teto, mas não são iguais.

Os pendentes são também luminárias, porém menos volumosas e pesadas. Suas fontes de luz são voltadas para baixo na extremidade de cabos longos. Pois, tanto o seu modelo de cúpula quanto o comprimento de seu fio é determinado pelo local onde é instalada e a finalidade.

Belluzzo Martinhão

Os tipos de pendentes usados em decorações modernas para quarto

Os pendentes desenhados especialmente para quarto seguem o mesmo propósito das luminárias pensadas para outros ambientes – o de iluminar e decorar.

Sim, os pendentes são uma ótima possibilidade para a iluminação da casa toda, porém eles não devem ser os aparelhos principais na decoração. Um sistema luminotécnico bem planejado deve contar com muito mais!

Karen Pisacane

Agora, os pendentes projetados especialmente para a iluminação de quartos podem ser únicos, com design diferenciado, e um dos pontos de destaque no cenário.

Afinal, essa é a justamente a ideia que os artistas têm para a criação destas peças, construir um complemento valioso para a decoração de interiores. E, sendo assim, elas podem ter vários formatos, tamanhos e estilos.

Nas lojas de materiais para casa, podem-se ver vários modelos diferentes de pendentes a venda. Alguns são em vidro e outros em plástico, fibra natural, tecido ou metal.

Dentre todos esses tem os classificados como próprios para uma iluminação indireta ou direta, ambas indicadas, dependendo do caso, para decoração de quarto. E os modelos apresentados nas imagens deste texto são a prova disso!

Guardini Stancati Arquitetura + Designer

Observando esses projetos, podem-se ver tipos de pendentes bem interessantes – mais simples, de visual retrô ou moderno. Certos modelos possuem um fio único e uma lâmpada envolta por uma cúpula cromada, transparente ou aramada.

E também tem aquelas compostas de um número maior de fios, de lâmpadas, imprimindo, com luz, figuras únicas sobre as superfícies ao seu redor.

As formas de uso de pendentes na decoração de quartos

Pendentes podem ser usados de diversas formas na decoração de um quarto. Eles podem ser colocados pendurados sobre criados-mudos, em substituição a abajures de mesa.

Renata Basques

Também ser um detalhe especial em um canto de leitura, sobre uma mesinha auxiliar. Ficar acima de uma bancada de estudos ou de uma penteadeira.

Ou então ao lado de um painel para TV. Em sua casa, essa decisão de onde instalar deverá ser sua e de seu arquiteto!

Jessica Alavaski  e Esther Zanquetta

Olhe outra vez as imagens apresentadas neste texto e Inspire para usar pendentes na decoração do seu quarto!

Estas dicas de pendentes para decoração de quartos foram criadas pela equipe Viva Decora.