Quarto de presente
Já pensou em montar um quarto montessoriano, mas não sabe ao certo por onde e como começar?
Inspirado na proposta da médica e educadora italiana Maria Montessori, que dá o nome a este estilo de decoração, um dormitório montessoriano é criado respeitando integralmente as habilidades, necessidades e limitações da criança, proporcionando o seu desenvolvimento por todo o tempo em que ela está no ambiente.
E para ajudar você a montar um quarto montessoriano, respondemos algumas dúvidas frequentes sobre este estilo de decoração:
PRECISA SER GRANDE?
Em um dormitório montessoriano, a dimensão não é importante, desde que os móveis e brinquedos sejam dispostos de uma maneira em que a criança consiga visualizar tudo que está à sua volta e que se sinta livre.
Por isso, se o ambiente for pequeno, opte por incluir pouca mobília, facilitando a percepção da criança sobre todos os itens que estão no cômodo e potencializando a sua sensação de liberdade ao poder usufruir de espaços livres para engatinhar e caminhar.
É ADEQUADO PARA TODAS AS IDADES?
O estilo montessoriano é apropriado para recém-nascidos e crianças ao longo da primeira infância, período até 6 anos de idade.
É interessante investir nesta decoração desde cedo, pois, ainda que leve alguns meses para o bebê ter a primeira noção de espaço e mobilidade, assim que começar a ter mais autonomia, ele já estará em um espaço propício para seu desenvolvimento.
E isso não descarta a possibilidade de montar um quarto montessoriano a bebês e crianças maiores, pois certamente eles se sentirão acolhidos no novo ambiente.
BERÇO OU CAMA?
Como o ideal é que o local onde a criança irá dormir fique o mais acessível possível a ela, sugere-se montar uma cama em que o colchão seja colocado diretamente no chão ou sobre um estrado de madeira – caso o piso do ambiente seja frio.
Para evitar que o pequeno acorde fora do espaço de dormir, é interessante cercar o colchão com travesseiros e almofadas.
E, se quiser decorar a cama, é possível montar estruturas em madeira que simulam pequenas casas, ocas e tendas e enfeitá-las com tecidos coloridos e luzes amarelas.
QUAIS OUTROS MÓVEIS USAR?
Para que a criança possa ter tudo ao alcance das mãos, podendo tocar e experimentar os itens do quarto, vale optar por móveis baixos, como armários na altura de um criado-mudo, e preferencialmente sem portas.
Este tipo de mobília não só segue o estilo montessoriano, como também permite que os pais eduquem o pequeno a ter responsabilidade em manter o seu quarto organizado, uma vez que ele terá autonomia para guardar os brinquedos e até suas roupas.
E A DECORAÇÃO?
O ideal é que o espaço seja decorado de maneira minimalista, para que a criança brinque com poucos itens de cada vez, desenvolvendo sua concentração.
Opte por paredes claras e inclua objetos em diversos tons diferentes para que o pequeno consiga explorar as cores e espalhe pelo quarto fotos e espelhos de acrílico, ajudando-o a reconhecer sua própria imagem e entender que ele e sua mãe são pessoas distintas.
Prontinho! Se já tiver o espaço, ainda dá tempo de decorar um quarto montessoriano para presentear uma mamãe neste domingo. Se ainda vai construir, o que acha de elaborar um cartão “vale um quartinho de bebê”?
Inspire-se e feliz dia das mães!