A venda de imóveis no estado de São Paulo cresceu 9,76% no primeiro semestre de 2007 em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 14.430 unidades vendidas nos seis primeiros meses deste ano contra 13.147 unidades no primeiro semestre de 2006. Em valores, foram negociados R$ 4,37 bilhões, com crescimento de 6,26% em relação ao primeiro semestre de 2006, quando o total negociado chegou a R$ 4,12 bilhões.
Os números foram apresentados pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP) no lançamento do Salão Imobiliário São Paulo (Sisp), que vai ser realizado até o dia 30 deste mês.
De acordo com o presidente do Secovi, Romeu Chap Chap, o momento para o mercado habitacional é positivo e caminha junto com o bom momento da economia brasileira. ?O mercado habitacional está crescendo substancialmente e, através do marco regulatório do setor, das leis sobre financiamentos imobiliários e a concorrência entre os bancos, o mercado imobiliário alavanca e o crescimento vai ser contínuo.?
Para Chap Chap, a crise imobiliária americana não afeta o mercado brasileiro. "A crise americana não afetará o mercado brasileiro, que é muito forte, está aquecido, e há grande demanda. E a crise imobiliária americana foi por excesso de financiamento desqualificado", destacou o presidente do Secovi.