Sinduscon defende que construção cresceu 7,9% em 2007
O presidente do SindusCon-SP, João Claudio Robusti, defendeu, na abertura do 6º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, que o IBGE corrigirá para 7,9% o crescimento do produto (PIB) da construção brasileira em 2007, quando for recalculá-lo no fim de 2008 ou início de 2009. Os dados oficiais do órgão, divulgados em março, apontaram um crescimento de 5%, contra 4,6% em 2006.
O IBGE deverá incorporar ao desempenho da construção outros dados de pesquisas nacionais que não estão sendo considerados agora, como a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e a pesquisa Economia Informal Urbana (Ecinf), bem como informações da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (DIPJ) da Receita Federal. Além desses novos dados, o cálculo irá incorporar novos indicadores da construção, como os dos chamados serviços não-típicos (projetos, topografia, terraplenagem etc.).
Para 2008, o presidente do SindusCon-SP disse confiar que o desempenho seja ainda melhor. ?Chegou a nossa hora. Após 20 anos de esquecimento, o país acordou para o crescimento do país e para a construção civil como marco desse crescimento?, disse Robusti.