Preço do aluguel se manteve estável em SP em janeiro
Boa notícia para quem procura um imóvel para locação: ao contrário do que se esperava, o preço dos aluguéis novos na cidade de São Paulo se mantiveram estáveis no último mês de janeiro. O aumento foi de apenas 0,2%, contra um crescimento médio de 1,1% no último trimestre de 2009. Normalmente, janeiro é época de aumento de preços, por conta grande procura de moradias por parte dos estudantes e de famílias que aproveitam as férias escolares para se mudarem.
"A aceleração observada no último trimestre de 2009 provavelmente colaborou para a pausa verificada neste início de ano", avalia Francisco Virgílio Crestana, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, responsável pela pesquisa. No acumulado dos últimos 12 meses, porém, a variação nos preços dos aluguéis novos registra alta de 8,83%, percentual superior à inflação oficial – o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) do mesmo período totalizou 4,59%.
Os tipos de imóveis que tiveram maiores acréscimos nos valores de locação foram as casas, os sobrados e os apartamentos de 1 quarto. Eles subiram em média 0,5% em janeiro. O preço do aluguel das moradias de 2 dormitórios permaneceu estável, enquanto o valor das unidades de 3 quartos teve pequena alta de 0,2%.
O fiador continua sendo a modalidade de garantia mais utilizada nos contratos de locação residencial na capital paulista. Mais de metade (50,5%) das residências locadas em janeiro usou a figura do fiador. Outra garantia muito usada foi o depósito (29,5%). O seguro-fiança respondeu por aproximadamente um quinto dos contratos locatícios efetuados pelas imobiliárias na cidade de São Paulo.