Perguntas para arquitetos em entrevistas de emprego

Descubra as 5 principais perguntas que rolam nas entrevistas de emprego para arquitetos

tecnisa_entrevista_arquitetos Quem é arquiteto sabe que é muito difícil conseguir uma entrevista de emprego naquele escritório que você sempre admirou. As vagas geralmente são restritas e a quantidade de profissionais é monstruosa. Portanto, estar preparado para a entrevista é fundamental para que esse momento seja a verdadeira mudança na sua vida com a tão desejada contratação. Pensando nisso, a The Architect’s Guide fez um post com as 5 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego para arquitetos, e deu dicas de como se sair bem em cada uma delas. Vamos a elas:

  1. Fale-me sobre você

Na realidade o que está sendo perguntado é “qual sua experiência profissional?”, “qual é o seu propósito como arquiteto?”, “que problemas e soluções você já apresentou como profissional ou estudante?” e coisas do tipo. Toques da vida pessoal são válidos, mas apenas para dar personalidade ao profissional que você é. Se possível direcione sua conversa para o foco do escritório: construções residenciais, construções de grande escala etc. Mas sempre sendo verdadeiro em tudo o que realizou. O ideal é que você estruture um storytelling para responder essa parte. Dessa forma ficará mais fácil para o entrevistador captar suas qualidades.

  1. Por que você quer mudar de emprego?

Elabore sua resposta sem desmerecer o antigo empregador, afinal o entrevistador pode ser seu futuro ex-chefe também, e não gostaria de ter seu nome difamado no mercado. O ideal é conseguir linkar o seu desejo em trabalhar naquela empresa com algum projeto que a mesma esteja desenvolvendo, mostrando que suas qualidades são interessantes para a conclusão de tal obra.

  1. Quais são seus pontos fracos?

Pense em um momento em que você legitimamente cometeu um erro (mas escolha um erro pequeno) e explique o que você aprendeu com ele. Mostrando que você teve um revés e transformou-o em uma experiência de aprendizagem pode enfatizar o seu nível de responsabilidade e honestidade.

  1. Onde você se vê em 5 anos?

Tudo vai depender da fase que você se encontra na carreira… Quem está começando deve ter humildade em dizer que “deseja expandir seus conhecimento em determinado(s) assunto(s) ou até mesmo especializar-se neles”. Já quem está em um estágio mais avançado da carreira pode arriscar projetos mais ousados, como “quero liderar um projeto x”. Mostre que você busca crescer com a empresa, e não longe dela. Portanto, nada de responder: “Quero abrir meu escritório.”

  1. Você tem outras propostas de emprego?

Simples: não minta! Veja abaixo algumas respostas que o The Architect’s Guide elaborou para cada tipo de situação.   Caso 1: Você não está participando de outro processo seletivo.   Pergunta: Você tem outras propostas de emprego?   Resposta: Não, eu estou fazendo uma busca seletiva. Eu não envio centenas de currículos ou busco uma vaga qualquer. Estou à procura de uma boa empresa e o que eu posso trazer para a mesma.   Caso 2: Você está participando de vários processos seletivos.   Pergunta: Você tem outras propostas de emprego?   Resposta: Atualmente, estou participando de outros processos seletivos. Estou à procura de uma mudança a longo prazo, portanto quero ter certeza que tomarei a decisão certa.