O uso racional da água é responsabilidade de todos
A maioria absoluta dos condomínios no Brasil ainda não oferece a medição individualizada de água (o Blog Tecnisa já tratou anteriormente do tema,
aqui). Por isso, a única maneira de diminuir os gastos com o insumo no condomínio é conscientizando os moradores sobre o uso consciente do insumo – o gasto elevado é prejudicial a todos, pois todos vão acabar pagando mais do que poderiam. Além disso, o consumo desenfreado de água é prejudicial para toda a sociedade, pois é um recurso natural limitado, que deve ser utilizado com o máximo de cuidado possível.
Para tentar contornar o problema, a administradora Pantfort preparou uma lista de recomendações básicas sobre o uso consciente da água. Veja as dicas e aplique-as no seu dia a dia:
- Utilize um copo para escovar os dentes – enxágüe a boca com a água do copo. É possível economizar até 3 litros de água desta forma. A alternativa (menos efetiva) é desligar a torneira enquanto você escova os dentes.
- Uma torneira pingando gasta cerca de 46 litros por dia, ou 1.380 litros por mês. Aberta, de 12 a 20 litros por minuto. Por isso, feche bem as torneiras de casa quando terminar de utilizá-las.
- Verifique periodicamente se as válvulas de descarga nos banheiros não estão com defeito, gastando mais água do que deveria. Aperte a descarga apenas uma vez, e não jogue lixo ou restos de comida no vaso sanitário.
- No banho, se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e apenas depois abra-o novamente para se enxaguar. Dessa forma, o consumo do banho cairá de cerca de 180 litros para algo próximo de 50 litros de água.
- Faça a revisão periódica do encanamento e fique atento a sinais de vazamentos. Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 mil litros de água por mês.
- Lavar louças com a torneira aberta o tempo todo desperdiça até 105 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar, são utilizados 40 litros por vez – utilize-a apenas quando estiver cheia.
- No inverno, a rega dos jardins do condomínio pode ser feita em dias alternados, pela manhã ou à noite.
- O condomínio deve usar vassouras na limpeza das áreas comuns, e não a mangueira todo o tempo.
Nos condomínios abastecidos com gás, a redução da conta d’água também acaba reduzindo o consumo de gás, pois é ele que esquenta a água do banho, por exemplo. Por isso, divulgue as regras para seus vizinhos e pratique-as em sua casa – a responsabilidade é de todos, e o bem maior também.