Quando falamos em ‘efeito manada’, todos entendem ser algo que um grupo faz sem muito pensar, algo feito no entusiasmo, ou no receio de que algo possa acontecer caso não siga todos os outros.
Como podemos explicar o fato de que pessoas e empresas sensatas, que normalmente agem com inteligência, possam ‘seguir uma manada’? E se todos caÃrem em um precipÃcio?
O ser humano gosta de viver em comunidade, e este conceito ficou ainda mais amplo com o uso dos modernos meios de comunicação. Mas daà a seguir todos os outros, achando que estará protegido, me parece ser algo insensato.
Segurança... em tempos de crise todos parecem se ater aos seus instintos mais básicos e buscar algo que lhes conforte. Mas talvez o ideal seja exatamente sair da zona de conforto e procurar ver o que os outros não estão vendo, achando as oportunidades.
Logicamente que estamos passando por um momento que exige cuidados, mas parar com tudo me parece cair no precipÃcio.
Melhor é estudar o momento para garimpar coisas que tragam resultados e ajudem a recuperar o otimismo, fazendo com que todos caminhem ainda mais rápido na busca de seus objetivos.
Mas só conseguirá isto quem construiu suas bases com fundamentos sólidos, e não em especulação.
Marcus Daniel de Souza Machado