Novo casal, nova casa.
O ditado "Quem casa quer casa" é perfeito para aqueles estão a caminho do altar. No entanto, é cada vez mais frequente o número de casais que não pretendem se casar, mas desejam comprar um imóvel para chamar de seu.
Por isso, reunimos algumas dicas para os namorados que pensam em morar juntos no seu próprio imóvel.
A PLANTA
Para a escolha da planta ideal é importante considerar os objetivos, desejos, hábitos e hobbies do casal, tais como: se imaginam trabalhar em casa, é válido prever um ambiente para acomodar o escritório; se desejam formar uma família a curto ou médio prazo, é importante considerar o espaço necessário para o(s) filho(s); se gostam de ficar a sós por alguns momentos, é bom não escolher uma planta tipo loft; se um hobby dos dois é cozinhar com os amigos, vale escolher um imóvel em que a cozinha seja aberta para a sala de estar; etc.
O IMÓVEL
Localização e estrutura do imóvel e infraestrutura do condomínio são alguns dos pontos que devem ser analisados para que o casal faça a escolha certa enquanto viverem por lá e também quando resolverem vender.
> Localização: avalie se a infraestrutura do bairro atende às necessidades, se há o transporte público desejado na região, qual a intensidade de trânsito para chegar e sair de casa, se o bairro é seguro e quais tipos de comércio e serviços que estão nas proximidades. Além do que é necessário e desejado, alguns fatores como fábricas que poluem e bares que fazem barulho podem perturbar e também desvalorizar o imóvel no momento da venda.
> Estrutura: caso haja o desejo de fazer algumas mudanças de estrutura na planta, é válido considerar o valor e tempo para realizar as possíveis reformas. Se for necessário ficar em outro local durante a reforma, o valor deste aluguel também deve ser considerado.
> Condomínio: é importante avaliar se a infraestrutura oferecida possui o que o casal deseja e também se o valor do condomínio cabe nas despesas mensais. Uma dica é conversar com os futuros vizinhos, que podem revelar curiosidades que possivelmente o corretor não saiba informar.
A DOCUMENTAÇÃO
A compra de um imóvel exige alguns documentos básicos, destacados na lista abaixo.
- Documento de Identidade e CPF
- Comprovante de Residência e Comprovante de Renda
- Comprovante de Estado Civil – no caso de namorados, Certidão de Nascimento.
- Matrícula do Imóvel
Algumas compras pedem documentos extras, confira:
> Imóvel Usado
Um imóvel usado exige cuidados na hora da compra para evitar herdar dívidas do local, por isso é importante ter posse de certidões negativas de débito relativo ao IPTU. Existindo financiamento do bem, verifique as condições de liberação ou transferência. Por fim, solicite declaração negativa de débito ao síndico do condomínio (caso haja cobrança do mesmo).
> Imóvel na planta
O mais importante da compra de um imóvel na planta é a verificação da idoneidade da empresa que está prestando o serviço e detalhes do imóvel, tais como documento indicando detalhes de metragem, uso de garagem, etc., prazo para início e entrega da obra e valor da multa por atraso na entrega.
> Imóvel novo
A documentação é igual ao da compra de um imóvel usado, excluindo apenas a solicitação de comprovante de quitação de condomínio.
> Terreno
A compra de um terreno também requer descrição detalhada do local, por isso vale verificar se ele é legalizado para construção - alguns são áreas de preservação ou reservadas a órgãos como a Marinha.
O FINANCIAMENTO
Simulações são um bom começo para avaliar financiamentos. Porém o ponto mais importante é a capacidade de pagamento, pois não se consegue financiar 100% do valor da compra. Desta forma, há necessidade de desembolsar uma entrada de no mínimo 10% do valor do imóvel.
Para a melhor escolha de um financiamento, vale considerar: o menor prazo possível, a menor taxa de juros e a possibilidade de usar o FGTS – veja aqui como utilizar o seu num imóvel Tecnisa.
Ao considerar cada um destes detalhes e documentações, o casal certamente terá uma vida a dois repleta de momentos felizes na sua nova casa!
_Confira mais informações no
Guia de Compra de Imóvel Tecnisa.