Depois do Efeito Manada, quem caiu no precipÃcio se foi. Teve gente que falou sobre todos os assuntos: bolha imobiliária, quebradeira geral, etc.
A questão agora é: Quem ficou, para onde vai? Quem sobreviveu tem méritos, e não acompanhará nenhuma outra manada (o ditado fala que uma vez tudo bem, duas vezes é....).
Por exemplo, o mega-investidor Warren Buffett está comprando na baixa ações de empresas que acha serem sólidas. Mas e quem não é bilionário como Buffett, como fazer?
Acho que, corporativamente, devemos continuar a desenvolver nossos processos para buscarmos resultados sólidos e mostrarmos ao mercado quem possui boa governança e cumpre o prometido, além de nos prepararmos para os reflexos que ainda virão da crise global.
Como profissionais, devemos valorizar as empresas que tiveram o cuidado de valorizar um de seus maiores patrimônios, seus funcionários, e darmos o máximo de comprometimento a quem merece. Além de, obviamente, buscarmos o desenvolvimento contÃnuo que o mercado demandará de todos.
Esta é a hora de buscarmos resultados que nos diferenciarão da manada, corporativa e individualmente. Sempre que alguém chega apavorado para mim com um problema muito grande, faço a pessoa sentar, respirar, tomar um café, e depois peço para explicar tudo com calma para juntos chegarmos na melhor solução.
Logicamente que já segui algumas manadas (eu também investi em ações....), mas a gente aprende. A missão de quem já seguiu manadas e sobreviveu é resgatar o bom senso.
Marcus Daniel de Souza Machado