Localização
· Certifique-se de que se trata de uma zona residencial e de que não existem estabelecimentos barulhentos que possam perturbar a sua tranqüilidade.
· Visite o imóvel pretendido em diferentes horários para conhecer a real situação da localização. É mais fácil de detectar possíveis defeitos se você visitar o imóvel durante o dia e você fica sabendo se ele recebe sol durante a manhã (o que é um ponto positivo).
· Veja se há uma infra-estrutura e serviços adequados no bairro, como escola, transporte, padaria, farmácia, supermercado, etc.
Para todos os Imóveis
· Verifique se a escritura, mediante a qual o vendedor adquiriu a propriedade do imóvel, está registrada no Cartório de Registro de Imóveis correspondente. Ou seja, os dados do registro devem constar na matrícula do imóvel.
· Verifique as taxas de registro da documentação e quem deverá pagá-las.
· Não efetue pagamentos antecipados sem firmar um compromisso de compra e venda que especifique o valor que você está pagando e condicione o resto do pagamento à aprovação da documentação.
· Peça uma cópia da minuta do contrato para que uma pessoa de sua confiança verifique suas cláusulas.
· O documento deve apresentar os dados do incorporador e do vendedor, valor total do imóvel, forma de pagamento ou de financiamento, índice e periodicidade de reajuste, local de pagamento, penalidades no atraso de pagamento de parcelas, valor do sinal antecipado, indicação da unidade privativa e garagem adquiridas - localização, metragem total , área privativa, comum, de garagem e demais condições prometidas pelo vendedor.
· Se o imóvel sofreu ampliações de áreas, verifique se estas estão devidamente regularizadas na Prefeitura Municipal local e no Cartório de registro de Imóveis correspondentes. A área do terreno e a área construída constantes no IPTU devem ser equivalentes às áreas registradas no Cartório de Registro de Imóveis.
Boa compra!