Recebi um e-mail interessante do leitor Clayton de São Paulo perguntando sobre a chamada Regra do 72.
Essa regra permite, ainda usando a matemática de primeiro grau, que você calcule em quanto tempo seu patrimônio dobrará.
Para chegar ao número mágico divida 72 pela taxa de juros (rentabilidade) e Pronto! Bingo! Essa regra também permite o inverso: se você quer dobrar seu patrimônio em 10 anos, precisa saber qual a rentabilidade anual mínima para que isso aconteça. Divida 72 pelo número de anos desejados e você encontra a taxa.
Rentabilidades baixas uma nova realidade
É bom lembrar que atualmente é muito difícil encontrar percentuais de rentabilidade como tínhamos antigamente, o investidor inteligente tem que se preparar muito para conseguir vencer a inflação e ainda conquistar uma rentabilidade interessante.
Para ficar mais fácil o entendimento, vamos a dois exemplos:
Exemplo 1: Imaginemos que alguém possui uma carteira composta de cotas em fundos de ações, renda fixa e algum dinheiro na caderneta de poupança. Sua rentabilidade média anual é de 12% e ele quer saber em quanto tempo poderá dobrar o dinheiro de seu portfólio. Fácil: 72 dividido por 12 é igual a 6. Isso significa que o patrimônio dele dobrará em 6 anos, se tudo permanecer como está agora.
Exemplo 2: Vamos supor que alguém quer dobrar seu dinheiro aplicado em apenas 5 anos, mas não sabe como ajustar sua carteira porque desconhece a rentabilidade mínima para que isso aconteça. Fácil: 72 dividido por 5 é igual a 14,4%. Beltrano, se seu portfólio rende 14,4% ao ano, fique tranquilo.
Simples, não é mesmo?
Um alerta
Apesar de muito simples e pratica a regra do 72 não funciona perfeitamente para todas as situações, explico: taxas maiores que 20% darão resultado diferente do correto, por isso é importante utilizar a matemática financeira quando ficar na dúvida. Combinado?
Até a próxima!!!